Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael   Sorocaba-SP - AC
An3dre   Araras / SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Cidral   Curitiba pr - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

juniorwk   Maringá Pr - PR
ad_ribeiro   Sao Paulo
brunathais   rio de janeiro - RJ

Ajuda na Iluminação URGENTE

Por: cicero andre  

Em: 07/10/2006 07:37

Fala ai minha gente. Bom galera o negocio eo seguinte, estou com um pequeno problema, estou fazendo o interior de uma loja que ela tem + ou - as seguintes dimensões 5m largura por uns 20m de profundidade por 4m de altura e para iluminação so a porta principal. Estou usando uma VRay Light na justa porta mais ela não esta conseguindo iluminar o fundo da loja, p/ dizer a verdade ela so tem força p/ clarear ate a metade, dai vem a duvida, com uma configuração melhor, almentando o nº de photons eu conseguiria o resultado que quero ou e melhor ajudar com outra iluminação, dai a duvida qual seria melhor mais realista, e com me nor tempo de render. VRay, ies, area shadow ou as padrões do max, POR FAVOR TENHO URGÊNCIA. Render VRay 1.45 Um abraço a todos....
Cara, pra falar a verdade, se vc quer simular uma iluminação externa (sol) sem o uso de outros recursos, teria que ter alguns detalhes mais técnicos, como prá onde está voltada a fachada da loja (norte), para simular a posição do sol, etc... mas na realidade, só a luz natural não vai conseguir iluminar essa cena, a profundidade é grande, então os primeiros metros irão ficar iluminados, mas quanto mais para o fundo, maior a penumbra, ainda mais de estiver mobiliado. Agora, se a questão é só mostrar o ambiente, sugiro uma direct, posicionada a uns 30mts de altura, mais ou menos a 90º da fachada, regulando, em Directional Parameters, o hotspot/beam e o falloff/fiels para atingitem toda a área do imóvel. Você pode regular isso mais facilmente, clicando com o botão direito na viewport perspective, selecionando a vista da direct e usando as ferramentas de zomm, no canto inferior direito da área de trabalho, ao selecionar a direct como vista, vai mudar os ícones. Feito isso, espalhe umas 3 omnis com baixa intensidade ao longo da loja. Basicamente é o que eu faria, com alguns ajustes finos, prá chegar ao objetivo... Tenta aí garoto T+
Oi Cícero, tudo bem? Iluminação é uma coisa difícil, só a experiência vai permitir encontrar a melhor solução, porque só testando que vai saber. Como sempre falo aqui, nenhuma foto profissional é tirada apenas com a iluminação ambiente ou a iluminação do próprio estabelecimento. Sempre, em qualquer foto profissional, usam muitos refletores para ajustar a iluminação da melhor forma possível e assim obter uma imagem bonita. Portanto, é o que você precisa fazer nessa situação, trabalhar com mais luzes de acordo com a necessidade para iluminar todas as partes da cena sem deixar sombras muito escuras e sem deixar estourar a iluminação. Livros com técnicas de iluminação real para foto e vídeo podem ajudar muito nestes estudos, porque a técnica é a mesma usada na realidade. Você precisa colocar mais luzes para iluminar o que não está bom, agora, como fazer isso da melhor forma possível, só testando na cena para saber. Abraços
Fala salomão, tudo bem brigado ai pela dica. Ola andre, po meu amigo eo seguinte quanto aos testes tudo bem, mais o q voces poderia me ajudar por exemplo,e qual iluminação fica mais leve, e se adapta melhor no tempo de render, omni, ies, ou vray light, usando o Vray como render e claro. Na verdade o projeto q estava a concluir, e pelo qual necessistava de ajuda eu ja terminei, da seguinte forma uma vray light na entrada da loja q iluminou ate a metade da loja, dai no resto coloquei outra vray light retangular proxima ao teto apontada para baixo, e uma direct light para simular o sol, fora as configurações do varay, que são de prache, tipo usei a combinação de photon com irradiance, dai ficou chou. depois coloco as imagens para vcs analizarem. Um abração :lol:
Oi Cícero, tudo bem? Agora entendi melhor a sua pergunta, era sobre o peso das luzes no render. Certamente a luz mais pesada é a V-Ray Light, mas é a melhor e mais indicada para usar com o V-Ray. Quanto as outras luzes do Max, o V-Ray é um render de terceiros, ele não tem muita compatibilidade com os recursos padrões do Max. Ele tem muitos problemas com as luzes padrões do Max, não aceita gerar determinados efeitos com todas elas, como Caustics por exemplo. O ideal é que use as luzes do V-Ray mesmo com ele, ou então, no máximo as luzes Standard com sobra própria do V-Ray, não deve usar as sombras padrões do Max, ele não aceita muito bem. Quanto a luzes IES (Photometrics), o V-Ray também não é muito compatível com elas, nas primeiras versões nem aceitava, agora parece que aceita, mas as vezes gera problemas, apresenta artefatos e não aceita todos os efeitos. Cada versão que passa a Chaos desenvolve novas luzes próprias para o V-Ray, justamente por ele não aceitar muito bem as luzes padrões do Max, como a VRay Sun e VRay Sky que vem na versão mais nova. Se escolheu o V-Ray, então é melhor usar apenas os recursos próprios dele, para evitar problemas inesperados na cena. Mas fico feliz de saber que resolveu o seu problema e terminou o projeto como desejava, é apanhando que a gente aprende mesmo. Pega uma hora com tempo e faça uns testes com as luzes do Max e do V-Ray, você perceberá os problemas e a diferença de tempo de render em cada uma. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138562

Últimos membros registrados: slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs, Trimble, nagrorn.

Usuário(s) on-line na última hora: 1179, sendo 8 membro(s) e 1171 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, alan.eu, klogg, wilsimar, Jhio Design, Roberto Movanni, mauricio prisco, Geraldo Nunes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.