Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Rolnei   São Paulo - AC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC

Portfólios Ver Mais

pauloreis2000   Goiânia - GO
Paolo   São Paulo - SP
leoliver   Sao Paulo
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Tamanho do projeto X Zoom da Vielport

Por: Thiago9864  

Em: 09/10/2006 23:10

estou tentando fazer uma maquete de uma quadra de um bairro, bom...a cena tem 500 x 300 de comprimento ( escala 1x1 ) e eu não consigo dar zoom pra ver os detalhes da cena...o zoom parece não ser suficiente...onde eu mexo pra resolver isso ? Esse é o Zoom maximo q eu to conseguindo:
Oi Thiago, tudo bem? Se você der uma pesquisada aqui nas mensagens do fórum de maquete eletrônica, vai encontrar diversos que tratam sobre este problema de escala. Como falo em todos estes tópico, não é adequado trabalhar no Max em escala real, o Max não é um programa de CAD, não é para projetos técnicos, é um programa artístico para visualização, animação, essas coisas. Trabalhando em escala real você terá muitos problemas por muito tempo, até ficar bem experiente no programa, o que leva cerca de 4 anos. Tudo no Max vem configurado de acordo com o tamanho padrão do "mundo 3D" que ele gera, quando você muda para escala real, todos estes parâmetros continuam com o valor padrão, que é muito maior do que a escala real e vai encontrar problemas em todos os cantos do progama. Desde aplicação de mapas procedurais, até configuração de luzes, de render, tudo fica diferente e tem que mexer em parâmetros que nunca seriam modificados trabalhando na escala padrão do programa. Portanto, todo iniciante deve trabalhar no Max na escala padrão (Generic Units), depois de uns 3 ou 4 anos vai estar bem experiente no programa e poderá mudar as unidades para trabalhar em escala real, pois conhecerá todos os recursos do programa que precisam ser modificados. Mesmo assim, com muita experiência no Max, você vai preferir trabalhar no tamanho do mundo padrão do programa, para evitar o trabalho e a dor de cabeça de ter que ficar configurando estes parâmetros, que não seriam necessários trabalhando na escala padrão do Max. Portanto, agrupe o seu projeto e aumente ele com o Zoom até ficar adequado, isso vai evitar o problema do Zoom e milhares de outros. Abraços
valeu, mas ainda restaram duas duvidas: 1 onde eu restauro as unidades do max pra Generic Units ? ( abri um novo projeto e ainda ta em escala real, com o zoom doido ) 2 como converto uma medida real para unidade 3d do max ?
Oi Thiago, tudo bem? Você precisa entrar no menu Customize > Units Setup, assim abre a janela com a opção onde você deve colocar Generic Units, é a última. Mas veja só, na parte de cima tem o botão System Units Setup, você precisa entrar nele e ver se está com a opção Inches na lista que tem nessa janela. Assim tudo volta ao normal. Sobre converter medida real para unidade do Max, não precisa disso. O Max é um programa artístico, você vai precisar se acostumar com isso, se trabalha com CAD há muito tempo, certamente terá dificuldades com isso, precisa esquecer de medidas no Max, tem que fazer na arte, na proporção, no olho, medidas complica. Só programas de CAD oferecem facilidades com medidas, no CAD você digita @x,y,z e coloca o cursor onde quiser, no Max não, é tudo "na mão", ou seja, de forma artística. Se você modelou no AutoCAD, ADT, Rhino ou qualquer outro programa de CAD, já está perfeito, está na proporção exata e precisa, não importa a escala que vai estar no Max. No Max você vai colocar móveis, objetos de decoração, paisagismo, texturas, essas coisas não precisam de medidas precisas, se um sofá tiver 10 cm a mais, não importa, ele apenas deve ficar visualmente correto e realista na cena, entende? Então, aumente a maquete o quanto quiser, só até ficar num tamanho bom na Viewport do Max, e trabalha nela como se fosse uma maquete de verdade feita com madeira balsa na sua mão, você não iria ficar medindo tudo, só mediria parte de alvenaria para dar certo, isso você já fez no CAD. :) Abraços
:D Olá Thiago e Mestre Andre tudo bem... Curiosidade minha só. Não daria para ter a opção de trabalhar com outra camera... para obter mais aproximação, já que o trampo está quase pronto...
"Eduardo s." disse: :D Olá Thiago e Mestre Andre tudo bem... Curiosidade minha só. Não daria para ter a opção de trabalhar com outra camera... para obter mais aproximação, já que o trampo está quase pronto...
8:) tem um tópico aqui no forum q foi bastande discutido isso... dá uma lida... foi até eu q postei me parece... no seu caso especifco tenta trabalhar agora com a visão USER na viewport ou coloca uma câmera na cena e vai se virando....blz? abraço e boa sorte! ;)
DEUS é maior!
Valeu André: Duvidas resolvidas...como a maquete q eu mostrei no inicio desse topico estava na fase inicial...estou fazendo denovo na escala do max, quando estiver pronta posto aqui... Obrigado
Oi Thiago, tudo bem? Eu pensei que você modelava no AutoCAD. Se você modela no Max, faz assim, usa a unidade genérica como metros ou centrimetros, como você preferir. Então, se falar que 1 é igual a 1 metro, bastar seguir isso em tudo que vai sair em escala, não escala real de acordo com unidades reais, mas sairá perfeitamente na escala do max e terá a mesma precisão. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1110, sendo 9 membro(s) e 1101 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, mauricio prisco, SERPA, Luana Chen, Pedro, Antonio Jorge, JMDesign, Fernando Cunha, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.