Oi Vinny, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que goste e que participe bastante aqui no fórum com a gente.
Sobre as suas perguntas, eu concordo com o Roger, esqueça plug-ins, você não precisa de nenhum pelos próximos dois anos.
Estude o Max, esqueça maquete também, estude o programa, os recursos do programa, para depois você poder aplicar com conciência no que precisa.
Se você der uma pesquisada nas postagens aqui do fórum de maquete e do fórum de CG, verá que aparece muita gente sem saber modelar, texturizar, iluminar e querendo fazer maquete logo de cara.
Se essas pessoas fossem estudar o programa para conhecer os recursos, quase todas as perguntas delas não seriam necessárias.
Então, leia os tutoriais aqui do site, mesmo que pareça que não tem nada haver com maquete, porque você aprenderá recursos que certamente vão ser úteis no seu trabalho com o Max, seja em maquete ou em qualquer outra área.
Uma coisa muito imporante que você precisa saber logo de cara é que o Max não é um programa técnico, não é adequado para fazer projetos com medidas precisas, dá para fazer só nele, mas é muito mais trabalhoso e demorado do que se fizesse em qualquer programa de CAD, como o AutoCAD, o Rhinoceros 3D, o Architectural Desktop ou qualquer outro.
O Max é um programa artístico para visualização, então, o ideal é que você modele a alvenaria do projeto num programa de CAD, depois vai importar no Max com medidas precisas, ou seja, será um modelo fiel ao projeto do arquiteto.
No Max você vai aplicar texturas, iluminação e renderizar.
Nele você vai também colocar os móveis, objetos de decoração, paisagismo e tudo mais que não depende de medidas precisas.
O AutoCAD é super simples de modelar, é bem mais fácil do que modelar no Max, porque ele tem uns poucos comandos para 3D, além de fácil é muito rápido.
Não modele as janelas e as portar no CAD, pois o Max tem pronto, é só você colocar no Max depois.
Então, o que você precisa aprender mesmo no Max é texturização e iluminação, que não são partes fáceis, mas não será necessário aprender a modelar bem no Max.
Móveis e objetos de decoração você usa de bibliotecas, como as que tem aqui na Três D1, porque não é produtivo modelar todos os móveis dos seus projetos, demoraria demais.
Neste tutorial eu explico como você modela uma maquete no AutoCAD já deixando preparada para texturizar no Max.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14527
E nesta FAQ eu explico como você importa o arquivo DWG do AutoCAD com perfeição para dentro do Max.
http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688
Abraços