Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Kornlu   Novo Hamburgo-RS, Brazil
mdpontes   Macapá - AP
Ozzykratos   Brasília - AC
mdpontes   Macapá - AP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

rcp   São Paulo - AC
le0jarjar   Curitiba - AC
javier porcel   Rio de Janeiro - AC
Tiago   Portugal

vegetação 3d

Por: eduardoqf  

Em: 19/10/2006 22:37

Oi gente, tudo bem? Não é trabalhoso não, porque basta você fazer um Plane, clonar ele rotacionando 90 graus e agrupar. Depois, é só copiar como Reference pela cena toda, pode usar o Scatter se quiser distribuir uma floresta por exemplo. Depois, é só criar um material com a imagem colorida no diffuse, a imagem em preto e branco no opacity e a mesma imagem colorida no bump, para dar umas saliências na árvore. Pronto. É só renderizar. Vai ficar boa com as sombras, independente da posição da luz, fica bom para câmera também, mas se animar vai perceber que são Planes em forma de X. Sobre a sombra no pé da árvore, é só mover o Plane para entrar um pouco no solo. Agora, é claro que não chega perto de um objeto 3D em relação aos efeitos, mas é bem mais real do que uma árvore 3D. Porque para ter uma árvore 3D real, ela será mais pesada que toda a maquete e no render vai pesar pacas. Se tiver uma boa máquina, vale a pena usar árvores em 3D no primeiro plano e árvores com planes mais distantes. O Onix Tree realmente é muito bom, não é o mais realista, mas as árvores são de boa qualidade e não muito pesadas. Mas não são muito pesadas usando poucas folhagens, porque com muita folha qualquer árvore 3D fica pesada. Colocar pessoas e vegetação no PhotoShop é a opção mais trabalhosa para ficar bom e mesmo assim é a que oferece menos qualidade, deve ser usado em último caso, porque é uma colagem, é uma montagem, o cara tem que ser muito bom no PhotoShop para ficar legal mesmo, normalmente fica tosco, com sombras estranhas, sem reflexos ou reflexos estranhos, sem GI nas pessoas e das pessoas no ambiente, usando reflexo borrado então, quero ver simular isso adequadamente no PhotoShop. Em 3D é facinho de colocar e não tem trabalho nenhum para sair com todos os efeitos direto na imagem, basta renderizar. O canal de opacidade funciona no V-Ray sim, basta usar o material dele, o VRayMtl, dentro do Maps dele tem um parâmetro de opacidade. Se colocar na transparência dele logo abaixo da reflexão não dá certo mesmo, porque ele vai refratar, tratando como vidro. Abraços
Ok André! Agora pude esclarecer melhor porque mesmo no PS ainda tava ficando tosco. Sei que um dia eu chego mais perto do que eu imagino como satisfatório. Mas até lá terei que dar uma boa estudada. Obrigado pelas dicas sempre úteis.
Eu estou tendo o mesmo problema, estou fazendo uma maquete grande com vários prédios e uma imensa vegetação , por mais que otimizasse no onyxtree sempre fica com pouca folhagem...fica tosco...e pesado mesmo assim... até agora eu naum achei uma solução pq meu projeto ta parado...mas eu coloquei como "gambiarra" um mesh de uma esfera meio modificada para dar a simulação de densidade das folhas, dando assim volume na arvore...depois joguei um scatter com planes igual uma folha por toda superficie da arvore... diminui bastante a quantidade de poligonos com relação ao onyx, mas mesmo assim pesadissimo pra renderizar... sempre da error de memoria no max...e olha que meu pc naum eh ruim (athlon 64 3800+ 2gbram) AGORA A PERGUNTA É? Como nos games eles conseguem uma vegetação muito boa sendo que eles necessitam de muitos menos poligonos que uma animação do max? exemplo FAR-CRY ..olhem os traileres http://www.farcry-thegame.com/uk/movies.php será que dah pra usar o polybump na vegetação?
Mini-Farm Athlon 64 3800+ 2048 160GB 7300GT Athlon 2600+ 512 80GB Fx5200 Vaio Pentium M 1.73 512 100GB 128 Video
Tenta usar OnyxTree com vray proxy.... olha a imagem q tô fazendo usando onyx e vray proxy.... ...ainda tem muuuuuuita coisa pra acertar nessa imagem...mas eh soh pra dar uma idéia d como fica com o onyxtree falow
http://www.bonastudio.com
Bona Studio - Arquitetura Digital e Design
Olha só!!! :D :D Tem como dar um zoom? Queria ver isso de perto. Tá bem próximo do que eu imagino como o ideal. Parabéns!
Ae eduardo como eu te falei antes eu tava com o mesmo problema...mas ae velho tem um soft chamado NATFX da Bionatics que parece que eh o que agente quer...a parada eh muito perfeita...tu pode criar a mesma planta em 2d , 3d com folhas em 2D e em 3d...ainda tem um tal de 2d de volume ...da uma olhada no site da bionatics... vai o link ae... http://www.bionatics.com/Site/product/index.php3?langue=&UrlSuite=%2FSite%2Fproduct%2Findexc2.php3%3FCommunity%3D2%26ProductLineId%3D10 Abraços
Mini-Farm Athlon 64 3800+ 2048 160GB 7300GT Athlon 2600+ 512 80GB Fx5200 Vaio Pentium M 1.73 512 100GB 128 Video
Alejandro, em Games é muito mais facil fazer uma arvore harmonizar com o ambiente, porque não existem efeitos de iluminação complexos, sombra e não é necessário que as coisas sejam como são na vida real, apenas precisam aparentar ser. Arvores nos jogos atuais são basicamente um tronco em 3d mesmo e os galhos menores e as folhas são planes distribuidos para criar uma forma crivel. Seria facil fazer isso no max certo? errado, porque esses galhos e folhas com mapas de opacidade iam pesar muito o calculo da cena, ainda mais se você desejar sombras bem feitas, pois terá de usar ray trace, é bem provavel que se torne inviável de utilizar. Nos games é muito utilizado tb o LOD, Level of Detail, que faz com que arvores mais distantes sejam mais simples que as proximas de forma automática, se você jogar "Brothers in arms" vai perceber isso com facilidade, recursos semelhantes são utilizados p/ criar grama nos games atuais e as engines estão se especializando nisso, mais é um processo que p/ render seria absurdo e não traria vantagens, talvez nem a qualidade necessária.
Se você pesquizar vai descobrir que a maioria das "sombras" ate mesmo nos jogos atuais são texturas "bakeadas" ( termo inventado agora, péssimo ), texturas que eles fazem utilizando as vezes modelos do cenário mais complexos p/ fz uma simulação da luz e depois aplicadas no cenário. Existem alguns engines de sombra ray trace em tempo real, mais ainda são simples e pouco serviriam p/ geometrias coplexas como arvores.
Pessoal, essa dúvida sobre aplicação do paisagismo me acompanha há bastante tempo. Legal esse fórum que vocês criaram. Estou bastante interessado em adquirir o OnyxTree ou o Bionatics. Utilizo o Max 8.0. Vocês conhecem algum representante desses programas aqui no Brasil ou alguém que venda no "comércio paralelo"... hehehe. Na verdade, independente de quem vender, gostaria muito de adquirir e conhecer esses programas para melhorar a representação dos meus trabalhos. Abraços...
Oi gente, tudo bem? Se realmente pretendem usar plug-ins, vale a pena olhar também o Speed Tree e o X-Frog, que são muito bons, o X-Frog é super realista e permite animar o crecimento, exportando tudo para o Max. O Speed Tree é muito bom para paisagens grandes com muitas árvores, ele permite diversos níveis de qualidade, vai desde Planes até a planta bem detalhada, ele tem um editor a parte só para criação das plantas, é bem completo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138582

Últimos membros registrados: uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom, NowSlimCapsulesBeoordelingNL.

Usuário(s) on-line na última hora: 876, sendo 10 membro(s) e 866 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Thiago Couto, mauricio prisco, JesusEnzo , Duda, JMDesign, Roberto Movanni, emarin, Adalberto Rocha, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.