Oi gente, tudo bem?
Não é trabalhoso não, porque basta você fazer um Plane, clonar ele rotacionando 90 graus e agrupar.
Depois, é só copiar como Reference pela cena toda, pode usar o Scatter se quiser distribuir uma floresta por exemplo.
Depois, é só criar um material com a imagem colorida no diffuse, a imagem em preto e branco no opacity e a mesma imagem colorida no bump, para dar umas saliências na árvore.
Pronto.
É só renderizar.
Vai ficar boa com as sombras, independente da posição da luz, fica bom para câmera também, mas se animar vai perceber que são Planes em forma de X.
Sobre a sombra no pé da árvore, é só mover o Plane para entrar um pouco no solo.
Agora, é claro que não chega perto de um objeto 3D em relação aos efeitos, mas é bem mais real do que uma árvore 3D.
Porque para ter uma árvore 3D real, ela será mais pesada que toda a maquete e no render vai pesar pacas.
Se tiver uma boa máquina, vale a pena usar árvores em 3D no primeiro plano e árvores com planes mais distantes.
O Onix Tree realmente é muito bom, não é o mais realista, mas as árvores são de boa qualidade e não muito pesadas.
Mas não são muito pesadas usando poucas folhagens, porque com muita folha qualquer árvore 3D fica pesada.
Colocar pessoas e vegetação no PhotoShop é a opção mais trabalhosa para ficar bom e mesmo assim é a que oferece menos qualidade, deve ser usado em último caso, porque é uma colagem, é uma montagem, o cara tem que ser muito bom no PhotoShop para ficar legal mesmo, normalmente fica tosco, com sombras estranhas, sem reflexos ou reflexos estranhos, sem GI nas pessoas e das pessoas no ambiente, usando reflexo borrado então, quero ver simular isso adequadamente no PhotoShop.
Em 3D é facinho de colocar e não tem trabalho nenhum para sair com todos os efeitos direto na imagem, basta renderizar.
O canal de opacidade funciona no V-Ray sim, basta usar o material dele, o VRayMtl, dentro do Maps dele tem um parâmetro de opacidade.
Se colocar na transparência dele logo abaixo da reflexão não dá certo mesmo, porque ele vai refratar, tratando como vidro.
Abraços