Oi Eduardo, tudo bem?
Em maquete eletrônica não vale a pena usar o TreeFactory.
Se fosse fazer uma animação para TV, tudo bem, mas para uma maquete, você vai precisar de super computadores para renderizar, vai ficar pesadíssimo.
Uma árvore bem feita fica mais pesado do que a alvenaria toda da maquete.
Então, o mais comum é usar imagens aplicadas em planes, uma técnica que é antiga e conhecida como Billboard.
Você cria um Plane, as vezes em "X", e aplica uma imagem no difusse com a cor da árvore, planta ou pessoa, depois aplica uma imagem em preto e branco no Opactity, definindo o recorte.
Assim fica perfeito em muitos aspectos, mas não serve para animação, obviamente.
É como quando você passa numa banca de jornal e confunde por um segundo aquele recorte imenso de um ator com uma pessoa real.
Em 3D essa ilusão é muito maior e numa imagem Still fica perfeito.
Você terá sombras perfeitas destes objetos, reflexos e até geração de efeitos modernos de iluminação, como GI por exemplo.
Aqui na Três D1 tem dois tutoriais falando só sobre isso, dá uma olhada nos tutoriais que tem muitos que podem te ajudar.
O link para este tutorial que te falei é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989
Abraços