Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
mdpontes   Macapá - AP
Primo   Araçatuba-SP - SP
RSFX   São Paulo
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Nego7   Teresópolis,rj - RJ
Henry Rietra   Brasil - Ceará
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP

vegetação 3d

Por: eduardoqf  

Em: 19/10/2006 22:37

Oi gente! Queria deixar de inserir a vegetação no PS depois de renderizado e não pretendo aprender a usar RPC. Qual a maneira mais indicada para fazer vegetação no max? Ouvi falar no Tree Factory, da Digimation. Será que estou no caminho certo?
:) Ae chará beleza... Tree Factory... Ele é assim, ele mostra gráficos como aquele que você clica sobre ele e edita direto no gráfico para criar as propriedades dos galhos, é bem legal. Tambem é preciso ter um pouco de pratica na modelagem para ter qualidade e organização para não ter problemas no futuro Obs. Ele é um plugin pago ... Existe inumeras opções de inserir vegetações. trabalhando com Tree Factory acho que é um bom cominho . Muitos usam ele sempre independente da situação. Eu ainda custumo interpretar primeiramente o projeto e ver o grau de dificudade para sim escolher a ferramenta mais adequada... Abração descup. se falei algo insignificativo...
E aê brother! Me ajudou sim! Estou me preocupando mais agora com esses elementos de composição (plantas, pessoas....) pois esse é o diferencial entre um desenho amador e um profissional. Sem contar a possibilidade de animar a cena. Imagino que deve ser bem pesado inserir esses elementos (plantas) em 3d, com textura etc... Aqui no fórum tem um artigo interessante sobre uma função chamada vray proxy, mas parece que ela só se aplica para objetos idênticos. Tbm estou estudando bastante o dreamscape que faz paisagens muito perfeitas (outro plugin bastante pesado). Se alguém tiver mais idéias sobre como inserir plantas em 3d favor comentar. obrigado!
Oi Eduardo, tudo bem? Em maquete eletrônica não vale a pena usar o TreeFactory. Se fosse fazer uma animação para TV, tudo bem, mas para uma maquete, você vai precisar de super computadores para renderizar, vai ficar pesadíssimo. Uma árvore bem feita fica mais pesado do que a alvenaria toda da maquete. Então, o mais comum é usar imagens aplicadas em planes, uma técnica que é antiga e conhecida como Billboard. Você cria um Plane, as vezes em "X", e aplica uma imagem no difusse com a cor da árvore, planta ou pessoa, depois aplica uma imagem em preto e branco no Opactity, definindo o recorte. Assim fica perfeito em muitos aspectos, mas não serve para animação, obviamente. É como quando você passa numa banca de jornal e confunde por um segundo aquele recorte imenso de um ator com uma pessoa real. Em 3D essa ilusão é muito maior e numa imagem Still fica perfeito. Você terá sombras perfeitas destes objetos, reflexos e até geração de efeitos modernos de iluminação, como GI por exemplo. Aqui na Três D1 tem dois tutoriais falando só sobre isso, dá uma olhada nos tutoriais que tem muitos que podem te ajudar. O link para este tutorial que te falei é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989 Abraços
:D Olá a todos membros do forum 3D1... ..Estou começando agora com maquetes externas e sofro bastante com vegetação.. Achei uma ótima opção para trabalhar com esta técnica que o Andre falou. Como o adm. Andre comentou depende muito do proj. que está sendo realizado se vai ser animada ou estática. ;)
Olá André! Como sempre obrigado pelas dicas :D . Eu já tentei usar essa técnica antes, só que achei um pouco trabalhoso. Vou dar uma olhada nos tutoriais pra ver se eu tava fazendo algo diferente. Essa prética eu já tenho no PS, mas a sombra nunca fica exata e tbm a figura não sobre as alterações da GLOBAL ILUMINATION. Vlw as dicas.
8:) ja inseri tb veg em planes com mapa de opacidade, no entanto é chatinho tentar simular uma sombra legal de um objeto 3d com "planes", se utilizar so um plane, para um arvore é complicado... pq a sombra de um objeto volumétrico é bem diferete da sombra de um plane... sem falar no encontro da sombra com o PÉ da planta... outra, o GI pode até ser gerado e recebido pelo plane mas é complicado para este efeito ficar parecido com o efeito gerado por um objeto em 3d. Bem mas cada caso é um caso... risos, :-P ,claro! sendo assim nod ultimos meus projetos mesclei entre: 1)_planes dentro do 3d; 2)_arvores 3d - geralmente do plugin "Onix Tree" - sempre modifico o material e otimizo a setagem da planta na própria aba de modificadores da arvore do Onixtree e sempre mudo o material que vem ablicado nos OnixTree, uso mental ray, sempre fica muito escuro se deixar com o material q vem nos Onixtree; 3)_e plantas dentro do próprio PS depois da img esta renderizada... risos, claro mais uma vez! kakak ;) boa sorte!
DEUS é maior!
E aê Zulmar! Acho que é isso mesmo :D . Usar plantas em 3d ao máximo e terminar no PS. Eu vi o resultado do onix no projeto da Riva Digital (COA), onde o nosso amigo das arábias (HALF) barbarizou com essa animação perfeita. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=13725&highlight= vlw pelas dicas!
eu acho melhor colocar a vegetação no ps da mais realismo se vc tratar direito, mesma coisa com pessoas e o canal opaco não funciona no vray mas funciona no mray ele e mais facil pq a sombra e gerada na posição certa vegetação 3d é boa no sentido de profundidade mas é muito pesado, mas se vc tratar direito no ps vc consegue a profundidade e harmonia
Aê galera! Mais uma vez obrigado pelas dicas!! Acho que essa é uma questã ainda um pouco polêmica e que no fim sempre vai prevalecer a maneira que mais a pessoa se adapta a trabalhar. Apesar da minha prática no PS em fazer essas colagens, vamos considerar que nunca fica como na real. Outra coisa é que vc tem que renderizar e o trabalho ainda não está pronto :? . Acho que vou investir em hardware e continuar tentando usar o ONIX que tem várias opções bem satisfatórias. Vamo ver se roda... abrs a todos!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138568

Últimos membros registrados: PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction.

Usuário(s) on-line na última hora: 990, sendo 1 membro(s) e 989 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.