Problemas iluminacao no Mental Ray

Por: Saone  

Em: 18/11/2006 20:28

Ola Gill... Essa luz embaixo do asfalto era para ajudar a iluminar outras partes da cena que estao em hidden, porem larguei mao de iluminar essas partes e a luz esta apagada. O curso da 3d1 eu comprei tentei fazer seguindo a aula, mas nao sei onde estou errando, como pode ver, estourou em alguns materiais e outros nao ficaram tao bem iluminados, nao teve o balanceamento que eu gostaria. Qto a usar GI, tentei fazer tb, com a esfera envolvendo, é calculado certinho, mas na hora que vai renderizar trava e sai do programa. To errando, mas nao sei onde, ou os materiais, ou as luzes ou a setagem, fiz varios teste e melhou, mas ainda nao esta o ideal. Esse é uma das imagens que melhorei um pouco, mas como pode ser visto, nao esta muito boa. Obrigado
Oi Saone, tudo bem? Saber configurar as luzes é uma questão importante, no curso eu mostro isso, mas conhecer técnicas de iluminação é o mais importante. Técnicas conhecidas como Fakeosity e também técnicas de iluminação real para foto e vídeo, eu mostro um pouco no vídeo, mas foge do escopo do curso e isso é um pré-requisito para estudar um render profissional. Nenhuma foto profissional é tirada apenas com a luz ambiente, sempre usam diversos refletores para ajustar a luz e a sombra da melhor forma possível. Em vídeo (cinema), as vezes cobrem uma rua com pano branco para difundir a luz e ficar como desejam. Então, conhecer o Render é um passo importante, mas sem os outros requisitos básicos necessários para conseguir um bom resultado, fica mais difícil. O ideal é estudar estes outros quesitos no render padrão, porque é muito mais rápido, assim, aprende mais rapidamente. E o ideal é conhecer essas coisas antes de partir para um render profissional. Por exemplo, é muito importante conhecer muito bem a criação de materiais, isso é uma coisa que depende de experiência, depende de observar o mundo ao redor. Precisa começar a reparar como as coisas refletem, como são os brilhos dos materiais, a rugosidade, como a luz se comporta sobre aquele material. Sem reparar nisso tudo que acontece nos materiais reais, não tem como reproduzir materiais realistas com os recursos do programa, porque não sabe exatamente como eles se comportam, mesmo que conheça bem os recursos de materiais do programa. Todos estes recursos são básicos e padrões do Max, não tem nada haver com o Mental Ray. Como a dica que te dei no email, de nunca usar branco puro nas paredes, isso é uma coisa super básica usada desde o Max 1, é uma lei na criação de materiais. Esse tipo de coisa precisa ser conhecida antes de partir para um render profissional, são pré-requisitos para estudar um render profissional. Uma iluminação externa não é difícil, é mais fácil do que interna. Basta colocar uma luz como Sol, seria bom essa luz ser Area, para dar uma leve borrada na sombra conforme a distância, igual acontece no sol real, que tem uma pequena área no céu. Depois deve colocar uma luz para simular a cúpula do céu, que vai difundir a iluminação e emitir luz por todos os lados, normalmente é usada a Sky Light. O balanço entre estas duas luzes é muito importante, caso contrário, vai "estourar" mesmo. A Sky Light deve ser forte o suficiente para iluminar bem as áreas em sombra e o Sol não deve ser tão forte a ponto de estourar o brilho nas áreas onde ele incide diretamente. Assim a iluminação estará adequada. O realismo da cena depende puramente dos materiais agora, sem materiais realistas, não vai ficar real. Porque render é o cálculo de como a luz é tratada pela superfície dos materiais onde ela incide. Se a iluminação está certa agora, precisa estudar muito mais a crição de materiais, neste caso, é melhor estudar no render padrão. Abraços
Andre... Muito obrigado pela explicacao. Ja estou evoluindo. Abracos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143191

Últimos membros registrados: Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy.

Usuário(s) on-line na última hora: 556

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.