Oi gente, tudo bem?
es Design>
É isso mesmo, você faz uma esfera no Max mesmo, tem lá como primitiva, é um clique de Mouse, está no menu Creat > Geometry.
Faça envolvendo toda a cena, para formar uma cúpula, alinhe no centro da cena para o hemisfério da esfera ficar bem no horizonte.
Depois você aplica o Modify Normal, só isso, assim, a esfera só pode ser vista pelo lado de dentro.
Aplica o material com HDRI nela e pronto, poderá ver a imagem e ajustar certinho.
O lance de achatar o céu, é só usar o Scale, do lado do Rotate e do Move, para diminuir o tamanho dela em Z, deixando o céu mais baixo.
Dá uma olhada neste tutorial sobre céu procedural, eu uso essa técnica, mas sem imagem HDR, só com mapas procedurais, http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15142
Durval>
O Mental Ray não é o render do Max, o render do Max é o Scanline e o Radiosity.
O Mental Ray é um renderizador muito famoso usado em cinema, com o passar dos anos, pois ele é muito mais antigo que estes renderizadores mais novos, o Mental Ray foi integrado nos principais softs de 3D, primeiro foi o SoftImage XSI, depois foi o Maya e agora foi o Max.
Todos estes programas usam o Mental Ray como segundo renderizador.
Como ele foi integrado no Max pela própria empresa que criou o programa, ele tem total compatibilidade com os recursos padrões do Max e você pode usar os materiais padrões sem problema.
Mas ele também tem seus materiais exclusivos que permitem compor qualquer tipo de efeito imaginado e não imaginado, é nessa questão de materiais que está o poder do Mental Ray, ele usa um recurso conhecido como Shader que permite fazer de tudo.
No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico detalhadamente tudo isso, são 10 horas e meia de vídeo, e tem os arquivos para a pessoa testar junto.
Abraços