Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao   Itapetininga-SP - SP
Joao   Itapetininga-SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

Jonatan   São josé do rio preto, São Paulo - SP
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
Crysstek CG   Campinas - SP
DigO   São Paulo

Visualização no MAX???

Por: Dejota  

Em: 13/12/2006 01:31

Olá pessoal! Gostaria que me ajudassem no MAX... Preciso saber como se faz para manter o observador a uma certa altura arrastando a imagem a ser renderizada para que, por exemplo, eu possa ver o topo de um edifício alto sem que o observador mude de 1 metro de altura do chão e que não haja ponto de fuga celeste (vértices verticais continuam na vertical na imagem renderizada). O pan não funciona pq ele arrasta o modelo na tela variando a posição do observador. O que preciso é algo parecido com o SCROLL do LightScape que arrasta a visualização sem modificar a posição da câmera. Resumindo: quero ver o edifício inteiro na viewport com um observador baixo sem inclinação da câmera e claro, utilizando a viewport inteira e não metade. Obrigado desde já!
Tudo vale a pena se o 3d não é capenga!!!
Caraca veio não entendi direito o q tu falou :00: se vc tiver uma foto ou imagem como referência do que vc tá tentando fazer, posta aí, que vai ajudar a gente, pra gente poder te ajudar... flw?
talvez o camera correction ajude.... sei lá.
Cara acho que entendi o que vc quer dizer, se for isso se resolve assim. Voce utiliza uma camera target, e coloca a camera na altura que quiser, tipo 1,80 altura do observador. depois para mudar somente a altura da vista ou posição, vc seleciona somente o target da camera e posiciona onde bem desejar. Bem, espero ter ajudado, abraços dejota
Não estou conseguindo postar imagens... Tá dando pau... Sei que mexer no target não é o caso pois a imagem começa a ter ponto de fuga celeste (as linhas verticais do modelo começam a se inclinar para se ajustar à perspectiva). O que tá acontecendo com um prédio alto é que quando um observador está baixo, para eu ver todo o edifício, devo afastar a camera mas com isso eu vou perdendo a perspectiva e a imagem tende a ficar isométrica; ainda assim, para manter esta altura de observador somente metada a viewport é utilizada. Então para renderizar o prédio, tenho que colocar um tamanho muito maior na dimensão vertical para que o render atinja todo o modelo e não somente o que está sendo visto... Eu quero que o target fique na horizontal para que isso não ocorra! Para quem conhece o Autocad 3d o comando que faz o que preciso é o PAN 2D e no LightScape é o SCROLL. Existe alguma coisa parecida no MAX? Obrigado.
Oi Dejota, tudo bem? Tem várias questões ai, primeiro que o que você vê na Viewport não é o mesmo que verá na renderização final. Porque a Viewport tem um tamanho específico e o render tem outro, você pode definir o tamanho do render a vontade, pode inverter o 800 x 600 para 600 x 800 e a imagem vai ficar na vertical em vez de ficar na horizontal como sugere a Viewport. Para ter a vista certa do render na Viewport, você tem que habilitar o Show Safe Frame teclando Shift + F. Sendo assim, se afastar a câmera agora o prédio vai aparecer todo e não será cortado pelo formato da Viewport. Quanto a distorção da perspectiva que é gerada pela câmera, fisicamente é real isso e é assim que acontece na realidade, mas sei que em arquitetura gostam de distorcer a perspectiva para não afinar muito o prédito na altura. Para fazer isso basta aplicar o Camera Corretion na sua câmera, é só clicar com o botão direito sobre ela e escolher a opção Apply Camera Correction Modifier. Selecionando a câmera você pode ajustar essa distorção da perspectiva conforme desejar. Deve tomar muito cuidado com a lente que está usando na câmera, 50 mm é igual ao olho humano, mas tem um campo de visão menor. Normalmente usa-se 35 mm, que distorce um pouco a perspectiva, mas oferece um campo maior de visão. Sugiro que leia os tutoriais básicos de 3ds max aqui na Três D1, vão de ajudar muito com esses detalhes. Abraços
Ok Andre! Entendi tudo o que vc disse pq já vinha batendo cabeça há tempos nisso só que não conseguia juntar tudo numa idéia só... Agora que consegui o que queria, surgiu um novo probleminha: está sobrando safe frame... Para fugir disso, só renderizando com o CROP cortando a parte desnecessária ou existe outra maneira de colocar o safe frame exatamente do jeito que eu quero que renderize o modelo? (Repare que agora o edifício ganhou uma perspectiva mais aguda e a altura do observador continou baixa e sem inclinação da camera porém está sobrando uma área renderizável na parte inferior do safe frame que só consegui eliminar renderizando com o corte "crop".) OBS.: esta imagem da minha área de trabalho tem este formato esticado por causa do monitor 23" widescreen que cresce muito a área na horizontal... Valeu kra!!
Oi Dejota, tudo bem? Agora está fácil, é só uma questão de ajustar a posição da câmera corretamente. Se pegar o Pan, do lado inferior direito da tela do Max, você poderá ajustar melhor "puxando" a cena mais para baixo de forma a enquadrar corretamente na Viewport. Ou pode mover a câmera direto mesmo, ajustando a posição da câmera, do Target e o valor da lente, certamente vai encaixar certinho como deseja. Para ficar certo neste seu exemplo, você precisa aproximar mais a câmera, ela está muito distante. Não se preocupe se precisar inclinar a câmera um pouco, porque pode corrigir a distroção da perspectiva com o Camera Corretion. Abraços
Dejota, Faz o que o André falou... Mas se não encaixar bem nesse tamanho, vc pode mudar a proporção da cena, que automaticamente o Safe Frame ajusta... Tipo se não der com 800x600, muda pra 900x600, etc... Flw!!!
Ok Gill, mas se eu mudar esta proporção que está demonstrada, o edifício volta a ficar cortado... Não tem jeito de mudar esta proporção e arrastar o safe frame para ajustar ao modelo?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138583

Últimos membros registrados: pedro453612, uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom.

Usuário(s) on-line na última hora: 615, sendo 6 membro(s) e 609 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, pedro453612, Ricardo Paranhos, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.