Textura-bambu

Por: Solrrac  

Em: 15/12/2006 15:19

Fala galera...sou novo aqui no site mas tenho aprendido muito e acessado sempre este site...estou trabalhando com arquitetura como estagiário e estou louco pra comprar o cd de iluminação ..mas vamos ao que interessa:Gostaria de saber se alguem conhece um bom tutorial ou pode me dar um help para criar um material convincente de bambu..a textura até q está legal mas o material não...e no final não fica nada legal..se alguem puder dar uma ajuda agradeço desde já..abraços
concordo com o Eduardo
Bom, primeiro de tudo, que renderizador vc vai usar? E segundo não exite tutorial pra tudo, vc tem que entender pra que serve cada parametro do programa, depois vc pega algumas imagens de referências reais e tenta reproduzir. Mas pra isso vc tem que saber para que serve para assim saber como fazer.
Oi Solrrac, tudo bem? Depende um pouco de que tipo de bambu deseja criar. Se for um bambu de vegetação, no meio de um jardim, por exemplo, então, deve usar valores baixos de Specular Level e Glossiness. Algo em torno de 5 no Specular Level e algo em torno de 15 no Glossiness. Mas se for um bambu envernizado, então, precisa colocar valores maiores nos dois parâmetros. Tem que testar para ver quando fica bom, porque depende da iluminação da cena. Mas deve ser algo por volta de 30 no Specular Level e algo em torno de 50 no Glossiness. A textura de bambu você aplica no Diffuse do material e faz uma cópia dela no Bump, para criar um pouco de relevo nas saliências. Basicamente é isso, mas se postar uma imagem de onde pretende aplicar esse bambu e da textura que tem, a gente pode tentar ajudar melhor. Abraços
[/img] Deixa eu me esplicar melhor(obrigado pela velocidade na resposta)eu estou estagiando numa firma de design de interiores que utiliza muito o bambu,por isso perguntei sobre algum tutorial,afinal não existe uma cena especifica mas varias em situações diferentes que tenho que usar bambu...estou aprendendo a usar o mental ray e não tem ninguem alem d mim que siaba usar o 3ds. Ganhei um livro de texturas(Texturing: Concepts and Techniques (Graphics Series)) Mas ainda falta para terminar de estuda-lo o q eu fiz foi apenas colocar um mapa no diffuse e outro no bump com o material blinn.(espero que a imagem consiga ser visualizada)vou tentar fazer o que o andré vieira disse.
Oi Solrrac, tudo bem? Entendo a sua necessidade, mas realmente cada caso é um caso. Porque tem muitas formas de simular o que deseja, cada uma é mais indicada em determinada situação. Por exemplo, se for fazer uma parede revestida com bambú, pode apenas aplicar com texturas, até usar mapa de Displacement para criar saliências realistas. Mas se for aplicar num móvel feito de bambú, é bem mais complicado, depende de fazer com mapas procedurais ou então caprichar muito no mapeamento e na pintura da textura no PhotoShop. Nessa cerca que você mostrou, para ficar realista mesmo tem que modelar os bambús de verdade na cena e aplicar texturas variadas, para os bambús não ficarem todos iguais. Você pode até deixar uma fileira dessa de bambú pronto para usar sempre que precisar, pode usar o Path Deform ou o Spacing Tool para distribuir por uma linha. Mas tudo vai depender da situação que está precisando reproduzir. Abraços
Valeu...vou ver se melhoro pra proxima com seus conselhos..pena que quase sempre não temos tempo de nos ater a um detalhe devido aos prazos apertados...vou juntar uma grana e comprar esse cd daqui do site ai amis pra frente quando tiver algo um pouco melhor ponho pra galera comentar..obrigado...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138583

Últimos membros registrados: pedro453612, uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom.

Usuário(s) on-line na última hora: 657, sendo 7 membro(s) e 650 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hoolyychildr, Vladis, mario_3d_design, Sergio1987, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.