Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

andersonflat   Bauru/SP - SP
new   Belo Horizonte - MG
RSFX   São Paulo
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

duni   São Paulo - SP
Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP

Maquete Loteamento

Por: alezinha_f  

Em: 22/12/2006 18:08

:oops: MAQUETE DE UM LOTEAMENTO. oi pessoal...sou nova por aqui e gostaria muito de umas dicas...sou desenhista de cad e trabalho com loteamentos, tenho as curvas de nivel em 3d, mas a planta com divisão de lotes e ruas em 2d, quero transformar tudo em uma MAQUETE... que programas me sugerem, pelo que andei lendo o max tem o terrain, nurbs (acho que é isso) que transformarão meu terreno em uma superficie 3d, mas como passar as ruas e todo o resto em 3d???? max, ps, ...o que usar??? desde já muito obrigada
Alezinha Martins
A terefa não vai ser fácil não vc terá que modelar no cad e renderizar no max ou fazer tudo no max o que pode ser um problema pra quem já trabalha com o cad: ENTÃO sugiro que vc use o cad pra modelar o autocad 2007 está muito bom pra fzer isso use os sólidos E bom trabalho . ..
Olá Pessoal! Oi Alezinha, trabalho com desenhos arquitetônicos em 2D no AutoCAD mas não tenho grande experiência no MAX. No entanto, tenho evoluído bastante com a ajuda do pessoal do forum. Acho que seria interessante antes de mais nada, você olhar os tutoriais gratuitos que tem neste site pra ver as maravilhas que o MAX pode fazer. Pelo que pude observar, há bons recursos para se trabalhar na criação geográfica. Um grande abraço!
Olá Alezinha! Ja fiz inúmeros trabalhos desse tipo e os mais difíceis são os que têm terreno com relevo. Algumas dicas: Se vc quiser fazer um trabalho mais rápido (para não dizer tosco), vc pode fazer um layout dele no PS, gerar o terreno no max pelo terrain (funciona muito bem) e aplicar a textura da planta do loteamento que ela se moldará ao terrreno. Isso só funciona em área bem grandes e que serão vistas de longe. Porém não fica 100%. O certo mesmo é modelar tudo, pois tem sombras nos meio-fios, etc... Como o lucianoelias disse, o Cad 2007 vem com algumas facilidades para modelagem. Não custa tbm dar uma olhada nos plugins de criação de terreno como o terragen, dreamscape etc. Bom, é isso. Espero ter ajudado. abrs!
Oi Alezinha! Tenho feito algumas experiências no MAX modelando terrenos usando o modificador displace e estou conseguindo ótimos resultados. O displace funciona criando relevos à partir de uma imagem pintada em tons de cinza, sendo que as áreas brancas correspondem a altura máxima e o preto representa os pontos mais baixos. Depois de criar o relevo, texturizo com um bitmap contendo a demarcação dos imóveis, ruas, árvores e etc. Ele serve de referência para posicionar os objetos na cena. Logicamente que depois de criado o relevo, é necessário modelar o calçamento, meio-fio e etc. Isso eu faço manualmente, editando o relevo ou modelando em objetos separados e integrando-os ao relevo. Aí vão umas imagens do início do processo.
Oi Alezinha, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, é simples de responder mas é trabalhoso para fazer. O terreno é facinho, basta importar as curvas de nível no mesmo Layer para o 3ds max, acessar o menu Creat>Compound Object>Terrain. O terreno será gerado de acordo com as curvas de nível e vai ficar perfeito se as curvas estiverem corretas. Agora, para colocar ruas e calçadas em 3D complica bastante. A hipótese mais fácil é criar a textura com as ruas e aplicar no terreno, como o pessoal te indicou. Para fazer em 3D depende de algumas coisas, a principal é ter sido feita a medição das curvas de nível depois da terraplanagem. Porque se o terreno for todo irregular e não estiver preparado para receber a pavimentação, como acontece na realidade, não vai ficar bom. Seria o mesmo que asfaltar as ruas do seu loteamento sem fazer a terraplanagem antes. Se o terreno tem toda a terraplanagem adequada para as ruas, fica bem mais fácil. Você pode modelar as ruas de forma plana e depois usar o Conform para projetar esse modelo sobre o terreno, repeitando as suas irregularidades. A opção que vem com o Max é aceitável, está dentro do Compound Object também, mas o plug-in que transforma o Conform num Modify é muito melhor, você pode baixar essa versão gratuitamente aqui na 3D1, está na seção de Plug-ins Gratuitos. Isso só vai funcionar bem em coisas com pouca altura, como calçadas e ruas, não serve para outros objeto. Se quiser distribuir vegetação ou coisa parecida, é melhor usar o Scatter, que também está dentro do Compound Objects. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711091.

Total de membros registrados: 138583

Últimos membros registrados: pedro453612, uemersonhenrique, leogsalvador, luiza002, fastactiveindia, luisfelipealves21, nowslimkapselnkaufen, cardizoom.

Usuário(s) on-line na última hora: 616, sendo 8 membro(s) e 608 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lisandro, JMDesign, Celso Borttoloto, Adalberto Rocha, Osvaldo Arquiteto, pedro453612, Ricardo Paranhos, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.