Dúvidas quanto a iluminação externa

Por: FFinocchiaro  

Em: 02/01/2007 19:57

Olá pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe do site 3d1 e a todos os colaboradores e usuários que à algum tempo vêem contribuindo em muito ao meu aprendizado com o 3ds max. Estou postando aqui a primeira cena que estou construindo com o programa e a minha dificuldade no momento está em aplicar uma iluminação externa à ela. Gostaria de reproduzir um efeito parecido com o modelo que se encontra no canto inferior esquerdo da imagem. Na mesma figura encontram-se a vista top, front e a câmera 1, onde pretendo posicionar a imagem finalizada. Se alguém puder, por favor, me indique a melhor maneira de iluminá-la. Obrigado, FFinocchiaro
8:) primeiro escolhe um renderizador... segundo entra em tutoriais q falem de renderização de cenas externas aqui mesmo no forum... terceiro: - participa de grupos de estudos do seu renderizador e vai estudando..... cada renderizador tem tecnicas e caracteristicas q melhor se comportam diante de cenas externas.
DEUS é maior!
Obrigado pela resposta Zulmar. Já escolhi o Mental Ray, estou fazendo os tutoriais do site para entendê-lo melhor. Ainda estou com muitas dificuldades, pois só conheço as iluminações básicas do programa, não conheço as iluminações próprias do Mental Ray. Vou continuar meus estudos, obrigado.
ah no seu caso eu usaria o sistema de daylight do max!! caso vc use o max 9 no painel create vc vai naquele icone que parece duas engrenagens e escolhe daylight system depois disso com o daylight selecionado vc vai no painel modify e acha o dayligth parameters na sun ligth vc escolhe MR SUN e na skylight vc escolhe MR SKY pra configuração basica vc faz o seguinte MR sun parameters coloque um valor baixinho no mutipler tipo 0,03 e faz o mesmo com faz o mesmo no mr sky parameter pois dependendo do tamanho da cena vai ficar tudo muito claro!!! o resto vc vai testando da pra vc colocar qual parte do planeta quer!! que horas que vc quer que o dia esteje e por ai vai
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Olá Rogério, tudo bem? Muito obrigado pelas dicas que você me deu, mas estou usando o max 8 e não encontrei muito bem os parâmetros que você me passou. Mas não faz mau não. Fazendo mais uma série de tutorias e lendo um pouco mais os artigos e fóruns daqui do site, implementei um esquema de iluminação que posto na imagem à baixo para vocês darem uma verificada pra mim. Ainda está muito artificial a cena, mas melhorou um pouco em relação a imagem postada anteriormente. Segue a imagem renderizada agora do anglo que quero pegar. Ainda está tudo muito iluminado e pouco real, além de haver uma porção de defeitos nas texturas que preciso estudar mais para poder arrumar. Procurei usar o Mental Ray, como Zulmar me sugeriu para escolher um renderizador, e utilizei também GI, através dos tutorias que fiz aqui no site. Dêem uma olhada na cena pra mim e, se possível, me ajudem dizendo onde e como posso fazer para melhorá-la. Um abraço e Obrigado. Obs.: A única luz que está gerando sombras é a MR Omni 1 que é da onde eu pretendo que venha o sol.
Oi FFinocchiaro, tudo bem? No Max 8 não tem as luzes que o Rogério te indicou. Mas tudo bem, você pode fazer igual no Max 8, só que de outra forma, mas isso é mais para frente. O esquema de iluminação que você fez está bom, estudar técnicas de iluminação assim vai te ajudar muito no futuro, vai conseguir tempos de render muito inferior aos de quem não conhece essas técnicas. Da forma que você fez, não precisaria usar o Mental Ray, poderia testar apenas no Scanline, ou mesmo usar o Mental Ray, mas sem nenhum recurso avançado de iluminação. Porque a forma que configurou é justamente para simular isso. Agora, se usar apenas os Photons com raios grandes para gerar a radiosidade, que produz o blend de cores, sem habilitar o Final Gather, você pode conseguir uma cena muito boa num tempo de render absurdamente baixo. Porque a configuração das luzes da cena estão simulando o efeito de iluminação global, ou seja, a luz que vem de todos os lados produzida pela cúpula do céu. Teste isso. As sombras precisam ficar muito mais escuras e densas, veja no seu ambiente, onde está em sombra é escuro mesmo. A intensidade do efeito de radiosidade você controla no Energy dos Photons e no Decay, diminua o Decay um pouco, algo em torno de 1,8 e teste. É por ai. Depois que concluir esse estudo, ai você testa sem Fake, substituindo todas essas luzes por uma SkyLight, menos a luz que simula o sol. Neste caso será necessário usar o Final Gather e não usar os Photons (GI). Abraços
Olá André, tudo bem? Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site. É sem dúvida uma ferramenta incrível para o aprendizado do 3ds Max. A imagem que posto aqui é fruto das informações e tutorias contidas no site e que venho utilizando frequentemente. Muito obrigado mesmo. Trouxe o sol para frente da casa e diminui o decay para 1,8 e aumentei o radius dos photons também, como você me indicou. Continuo utilizando o Mental Ray, porque certos materiais que tenho na cena são próprios para ele. O final gather eu realmente desabilitei, aumentava em muito o tempo de renderização. A renderização dessa imagem levou 4 minutos e meio. Dêem uma olhada. Acho que melhorou um pouco. Um Abraço.
cara!!! essa suas plantinhas são muito boas, vc baixou da net ou é de uma biblioteca??, também tenho umas interessantes, se vc quiser podemos trocar algumas... abraços e parabéns pela imagem, tá ficando ótima.
Que bom se desse pra modelar um mundo mais justo num software 3D né??!!
Oi Lgaspar, tudo bem? A maioria das plantinhas eu peguei aqui no site mesmo, na sessão de modelos, só algumas que eu construi através do plugin tree factory. Aqui no site tem um tutorial explicando como utilizá-lo. É muito bom. Muito obrigado pelo elogio e um abraço.
Oi FFinocchiaro, tudo bem? Eu fico muito feliz de saber que os tutoriais estão te ajudando, espero que continue acompanhando a gente e participando aqui no fórum por muito tempo. Quanto a sua cena, eu acho que é por ai, você está indo bem. Agora, faça testes com a energia e o decay, também será necessário aumentar para pelo menos o dobro no Trace Depth dos Photons, não no Reflection, só no Refraction e no Max Depth. Mas eu sinto alguma coisa de errado, estava pensando aqui, o que é que tem envolvendo a sua cena? Não tem nada? Neste caso é um problema grave quando usa Photons na cena, você vai ver a mudança que dá na iluminação se você colocar uma esfera envolvendo a cena e aplicar uma imagem de céu panorâmico nele, ou mesmo deixar só com material azul claro. Mas para usar Photons precisa usar a esfera envolvendo a cena, para os photons não se perderem no espaço e ajudarem a iluminar a cena. Se não tiver a esfera, faça ela e use o Scale em Z para baixar a altura do céu. As luzes devem ficar contidas dentro da esfera. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 995

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.