Dúvidas quanto a iluminação externa

Por: FFinocchiaro  

Em: 02/01/2007 19:57

Olá André, tudo bem? Eu que lhe agradeço por proporcionar esse incrível canal de discussão e aprendizado de 3d na internet. Segui seu conselho. Realmente não havia nada envolvendo a cena, não havia entendido como funcionava os photons até colocar a esfera como me indicou. Acho que estou começando a compreender um pouco melhor. Os photons rebatem sobre a cena auxiliando na iluminação. Segue abaixo a minha última renderização e também as configurações que utilizei para vocês verificarem se estou acertando ou não. O tempo de render aumentou muito, demorou 1 hora e meia esse render, mas eu também aumentei a quantidade de samples per pixels. GI Max. n. photons per sample: 2000 Max. samp. radius: 25 Volume. Max. n. photons per sample: 500 Max. samp. radius: 12 Max trace depht: 10 reflection: 5 refractions: 2 Muito obrigado pelas dicas e continuarei de olho nos foruns e tutorias para me aprimorar cada vez mais. Ps. Assim que concluido esse estudo tentarei fazer uma iluminação externa noturna nessa cena, para ampliarmos ainda mais as informações desse tópico do fórum. Um abraços a todos.
Parabéns FFinocchiaro.... Fiquei impressionado meu amigo com a sua evolução em sua maquete.Vc é realmente um cara fantástico rapaz e não deixe de participar de jeito nenhum de nossos fóruns e discussões de renders aqui na 3d1;tenho a absoluta certeza que será insequecível pra vc e muito primoroso ok?? E sem contar que vc tem ajuda de um expert em 3d que é o André Vieira que é fantástco como muita gente aqui na 3d1.Pode ter certeza que o seu caminho é aqui ok?? Continue sempre com a gente ok?Um abraço pra vc e meus Parabéns pela evolução do seu trabalho ok??xau...:) "O 3d max é um big bang pessoal,ou seja,cada artista pode fazer seu próprio universo".
:D Abraços a todos membros presentes no The Best forum 3D1... ... Danilo_icf tudo certo parabens pela evolução no CG ... Para sua cena achei na net um Making of bem interessante para um realismo. Se vc já viu sem problemas site: http://cg-india.com/Tutorials/Making_of_Province1.html
Muito obrigado pessoal pelas dicas e pelas críticas a cena, posso confessar que passei dias ansiosos esperando a resposta de vocês. Valeu mesmo. Um abraço a todos. Ps. es Design, dei uma olhada no site que vc me passou e realmente é muito interessante. Vou guardá-lo para novos estudos...
Oi FFinocchiaro, tudo bem? Realmente você está melhorando, o lance da esfera envolvendo a cena em cenas externas é muito importante, a não ser que não use Photons, use apenas Final Gather, que na verdade é o mais comum em cenas externas. Falando sobre as suas configuações. 2000 Maximum Samples no GI é demais, a não ser que esteja suavizando apenas com Photons, sem Final Gather, neste caso está certo. Se estiver com Final Gather junto, não vai chegar a 500 esse valor. O Radius depende muito do tamanho dos objetos na cena, não dá para falar se está certo. O Maximum Samples e o Radius do Volume não precisa modificar nada e nem ligar ele, porque não terá a menor influência na cena, isso só é usado quando tem efeitos volumétricos na cena. O Max Depth controla o número máximo de reflexões e refrações que os Photons podem efetuar, aumentar apenas o valor de Max Depth não muda nada se o Max Reflections continuar com 5. Normalmente aumenta tanto o Max Depth como o Max Reflections quando deseja que os Photons efetuem mais reflexões para chegar em lugares mais difíceis. Se colocou 10 no Max Depth, coloque 10 também no Max Reflections. Também acho que ficaria bem melhor se as luzes fossem tipo Area. Você pode converter as luzes para MR Area, mas tem que pegar o comando no Customize User Interface e colocar no Quad menu ou em algum menu no topo do programa, porque ele não fica acessível diretamente. Com as luzes Area as sombras ficariam suaves e deixaria a imagem melhor. Para sentir mais o efeito de GI, diminua o valor do Decay. Abraços
André, muito obrigado novamente pela atenção. Testarei todas as configurações e postarei o resultado. Acho que este tópico está sendo útil de muitas maneiras, tanto para quem está iniciando os estudos do programa, quanto do renderizador Mental Ray. Obrigado pelas explicações ffinocchiaro
Oi FFinocchiaro, tudo bem? Faz o outro teste que te falei antes de desistir dessa iluminação. Faz o teste sem Fake, só com uma Sky Light e uma luz MR Area Spot para simular o Sol. Habilite apenas o FInal Gather do Mental Ray, não use Photons e não use a esfera envolvendo a cena. Essa é a forma mais comum de fazer cenas externas, é fácil e fica bom, testa para você ver. OBS: Coloque 1 ou 2 no Bounce do Final Gather para aumentar a intensidade do GI. Abraços
Olá André e a todos os membros da comunidade 3d1. André, fiz o render com o skylight e uma lâmpada spot área como sugeriu. Habilitei o final gather como me indicou e coloquei 250 no samples e 1 no Bounce. Gostei bastante do resultado, acho que melhorou em relação ao anterior e ainda diminui em 20 minutos o tempo de render. Muito obrigado pelas dicas e críticas de todos, e confesso, que fiquei bastante satisfeito por ser minha primeira imagem. É claro que está a anos luz dos trabalhos que venho observando aqui no site, mas um dia espero chegar lá. Um grande abraço, FFinocchiaro tempo de render 1h e 12 min.
Oi FFinocchiaro, tudo bem? Eu fico feliz de ver que está evoluindo, não é um aprendizado fácil, mas você está indo bem e rápido. Acho que agora você pode testar um pouco as configurações para sentir a diferença e tentar diminuir um pouco o escuro das áreas em sombra. Precisa deixar as áreas em sombra um pouco mais claras. Use 2 no Bounce, isso vai ajudar, diminua um pouco a Spot e aumente a Sky Light. A Spot é uma luz MR Area, certo? Aumente a Area dela no menu Area Light Parameters, para deixar as bordas das sombras mais suaves e não tão duras. Isso aumenta o tempo de render, mas veja que tem o controle da qualidade dessa sombra no mesmo menu, fica nos parâmetros U e V, vem com 5, tente colocar 4, já ganha um tempinho. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 398

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.