reflexo

Por: Eduardo  

Em: 06/01/2007 01:21

tava dando uma olhada no tutorial sobre reflexo.. qdo eu coloco o mapa reflect/refract ele n reflete nada... :( o q pode estar dando de errado? :?: :?: :?:
Olá unchuck! Explique melhor em que circunstâncias occorre o seu problema para que possamos ajudá-lo. Você carregou corretamente o mapa Reflect/Refract no canal Reflection do material? Se você está fazendo testes, note também que você não pode criar um único objeto na cena e fazê-lo refletir com o mapa Reflect/Refract, pois, diferentemente do mapa de reflexo com textura, ele precisa de algo que possa refletir. Nesse caso, crie um outro objeto próximo ao que você colocou reflexo.
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Oi Unchuck, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui no fórum com a gente. Sobre a sua dúvida, é como o marckmso disse, se não tem nada em volta, vai refletir o fundo preto do Max. Então, tem que ter algo em volta. Agora, o mapa reflect/refract não gera reflexos precisos, ele usa uma técnica que deixa mais rápido o cálculo, só que é menos preciso. Por exemplo, ele não vai refletir o reflexo do reflexo num outro objeto reflexivo próximo, entende? O melhor mapa para gerar reflexo é o RayTrace, pois ele gera o reflexo em todas as situações, menos uma, que ai só o Mental Ray vai permitir gerar, que é reflexo borrado com RayTrace. Faça um teste simples. Crie um Teapot na cena, aplique um material Standard com o mapa Reflect/Refract no canal Reflection, crie uma esfera próxima na cor amarela e renderize, o reflexo da esfera é para aparecer no Teapot. Agora, troque o mapa por um RayTrace, colocando no mesmo canal Reflection, veja como a distorção do reflexo da esfera é diferente. Volte o mapa Reflect/Refract no Teapot e aplique um mapa RayTrace no Reflection do material da esfera. Renderize e veja, o Reflect/Refract não vai gerar o reflexo do reflexo do Teapot na superfície da esfera. Porque o Reflect/Refract são 6 renders feitos a partir do ponto central do objeto em todas as direções para formar um cubo, assim, tem uma imagem que mostra o que envolve o objeto e aplica isso como reflexo. Então, ele não consegue gerar o reflexo dele, nele mesmo. Se usar sempre RayTrace, isso não acontece, e será melhor para quando começar a usar o Mental Ray, nele tudo é RayTrace. Abraços
então, se eu aplico um material standard e um mapa reflect/refract , ele deveria refletir.. mas n reflete :seila:
que render você ta usando? se você estiver com o vray e o material for standard ele mesmo com os mapas de relection e raytrace nao reflete. (pelo menos não aqui em casa :-P )
então é por isso :-P to usando o vray :-P
Cada renderizador tem suas entranhas hihihi, v-ray deixa as imagens boas mas tem suas certas configurações, tem coisa que vc faz com o render normal mas não é ja a mesma coisa do v-ray. Era então por isso que os seus reflexos davam ´´errados``
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Olá Unchuck! Mesmo no render padrão, você deve observar alguns detalhes. Olhe abaixo o render de teste que fiz. Nesta imagem, como no seu caso, não aparece a reflexão. Aqui usei o render padrão e não usei luz alguma. Há apenas a "luz de serviço", que é a iluminação criada pelo MAX e fica ativa enquanto não for criada nenhuma luz na cena. Sem ela, você não enxergaria nada nem na viewport, nem no render. Porém, ela é otimizada para dar velocidade ao render. Se quiser obter efeitos decentes, tem que colocar a iluminação você mesmo. neste caso, o efeito reflect fica prejudicado em função da pequena área do Box que deve ser refletida no Teapot com a iluminação deficiente da "luz de serviço". Experimente mudar o Box de posição, colocando-o mais próximo ou mais acima do teapot, talvez você veja uma pequena reflexão, quase imperceptível. Neste outro teste, substituí o Box por um Torus e o coloquei exatamente no eixo central do Teapot. Aqui também não criei nenhuma luz, é apenas a "Luz de serviço" que está iluminando a cena. Como pode perceber, aqui você já consegue ver o reflexo, pois o Torus permite uma área maior de refexão no Teapot, tornando o efeito mais perceptível. Neste último teste, coloquei 3 Lights do tipo Omni ao redor da cena e reduzi a intensidade delas para distribuir melhor a luz que incide nos objetos. A cena é a mesma do Box, só coloquei as luzes. Agora você vê claramente o reflexo. Estes testes foram todos feitos no Render padrão do Max. Será que agora consegui elucidar sua dúvida? Qualquer coisa, estamos aí! Um grande abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
fiz um teste com o render padrão e refletiu, ja com a msm cena mas usando o vray nada se reflete. obrigado a todos :lol:
Olá Unchuck! Não uso o V-Ray mas como não me dou por vencido, fiz testes até descobrir como fazer a reflexão. Sabe-se que cada renderizador tem suas características e macetes e nem sempre o que funciona em um vai funcionar no outro. No caso do V-ray, consegui o efeito de reflexo usando o material VRayMtl e não o Reflect/Refraction como no Render padrão. Alterando a cor do canal Reflect consegue-se o efeito desejado. Se colocar Preto o material não refletirá nada. Branco fará com que se comporte como um espelho. Tons intermediários darão o nível de reflexão desejado, dependendo do material a ser obtido. Para ver o nível de reflexão no Slot, ative o botão Background do Material Editor. Note que agora, finalmente, você consegue fazer o Teapot refletir usando o V-Ray! Como disse, não uso o V-Ray mas resolvi fazer esses testes para ajudar o amigo. Por tanto, se alguém tiver mais detalhes sobre a reflexão, favor dar sua contribuição, já que posso ter conseguido o efeito, mas pode haver uma forma de obter melhor resultado. Um abraço a todos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 576

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.