Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luisrosenstock   Joinville-SC
Bada   Osasco, SP - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

RafaGama   São Paulo
juliano.lins   Recife-PE - AC
Alison   fortaleza-ceara - CE

Dificuldades com a iluminação interna.

Por: FFinocchiaro  

Em: 19/01/2007 04:54

Estou com dúvidas quanto a melhor forma de iluminar essa cena, gostaria de dar um aspecto parecido com o da imagem abaixo. Essa é a segunda cena que modelo no 3ds max e é fruto das leituras de tutoriais e de fóruns do site tresd1. A primeira cena que modelei foi uma cena externa que graças a um tópico "duvidas quanto a iluminação externa" e a ajuda que recebi dos membros do site, acho que consegui um resultado satisfatório. Seguindo meus estudos com o programa, resolvi montar uma cena interna para aprender mais sobre iluminação. Confesso que estou tendo muito dificuldade também, está bem difícil de se conseguir algo não tão artificial sem diminuir bastante a iluminação. Está é imagem que modelei, a iluminação é composta de duas lâmpadas spot, na parte da frente, abaixo das luminárias pretas e 5 omnis, na parte do fundo. Aguardo a ajuda da comunidade tresd1 para conseguir um resultado melhorzinho :D Muito obrigado a todos. Ps. Estou usando o Mental Ray com GI, apesar da pouca experiência possuo materiais na cena que são próprios para ele.
cara acho que vc pode melhora as cena colocando reflexos nas texturas e configuarando os shadown parameter das lampadas e intencidade espero que tenho ajudado um abraço
A paciencia é uma virtude
Como vai FFinocchiaro, Blz! Não entendo de Mental Ray + se voce utilizar IES Lights nas lampadas penduradas acho q vc consegue uma iluminação bem convincente. Tá faltando texturas na mesa e no + tá ficando bem legal a cena! Sorte ai, té +
Olá... já mudei de seção!! bem para seu caso eu tenho este tutorial que explica o q vc deseja!! Tutorial mutio bom de iluminação interna com o uso do Mental Ray. Tutorial obs.: Primeiro vc precisa esta cadastrado no site: Treddi.com
Oi FFinocchiaro, tudo bem? Uma cena realista depende de dois fatores principais, materiais e iluminação. Não é apenas a iluminação que vai deixar a cena realista, porque se os materiais estiverem artificiais demais, é isso que vai aparecer no render final. Ai envolve observação do mundo real, repare bem na imagem de referência, quase tudo no mundo reflete, claro que bem pouco e borrado, raramente reflete bem nítido e brilhante, porque isso só acontece em mateiais muito polidos, mas praticamente todo material reflete. Agora, o ajuste dos Photons e do FG na cena, isso depende de testes, depende de saber o tamanho dos objetos na cena, entre outros fatores. O que parece a princípio é que não tem GI e FG na cena. Abraços
Olá pessoal, muito obrigado pelas dicas e ajudas, como sempre. "DDFA, obrigado por colocar esse tópico na sessão correta." Adorei o tutorial de iluminação em Mental Ray que você me passou. É realmente excelente! Trabalharei nessa imagem essa semana e postarei o resultado já com as dicas que me deram. Obrigado, Ps. Realmente André, como já havia lido você comentar em algum lugar aqui do site, quando vc começa a trabalhar com 3d, passa a imaginar todo o mundo ao redor dessa forma, como os materias refletem, como as sombras e as luzes se propagam, etc.. Novamente, muito obrigado pela atenção. FFinocchiaro.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711106.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 767, sendo 10 membro(s) e 757 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, MoaMartins, Le_Andro, JMDesign, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Luis Antonio, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Nicole_felix15.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.