Olá alexsantos...tudo bem com vc?
Olha...sobre a sua pergunta feita aqui no fórum da 3d1 é preciso entender alguns conceitos quando se fala de Desenho técnico mais especificamente sobre Desenho Projetivo ok?Acredito que a sua dúvida seja melhor respondida por um arquiteto ou um outro profissional especializado na área de representação gráfica tanto no papel como via digital(no computador).
Como eu estou me formando em Arquiteturta estiou um pouquinhocom os assuntos fresquinhos na minha cabeça e que posso acrescentar a boa explanação do amigo marckmso"
responder a sua pergunta com um pouquinho a mais de riqueza de detlahes.Quando se fala de Planta baixa é uma coisa,cortes ou seções é outra coisa e fachadas ou elevações é outra coisa.
Atualmente a ABNT(Associação Brasileira de Normas e Técnicas)e a Asbea(Associação Brasoleira de Escritórios de Arquitetura e Urbanismo)definem em ementas o que é Planta baixa,cortes e fachadas ok?
Planta baixa é um corte ou um plano secante paralelo a posição de uma construção que passa há um 1,50m do piso pra cima.Há algumas divergências na altura do corte da Planta baixa pois alguns dizem que é 1,50m outros dizem que é 1,20m mas o correto mesmo é 1,50m.Agora....por que de 1,50m e não 1,20m?
Imagine vc de frente pra uma casa que tenha uma janela média(com altura de 1,20m do piso pra cima)e imagine um corte passando a uma altura de 1,20m do chão pra cima!esse corte ia passar exatamente pelo parapeito da janela e ia cortá-la.O que ia acontecer?vc ia ver de cima pra baixo em corte exatamente a seção do parapeito cortada.Agora se o corte passar a 1,50m do piso vc veria as paredes em corte(que é representado por .15m)e veria o parapeito da janela em vista(que é representado com um traço mais fraco.)
Corte é uma seção vertical ou um plano secante que corta a casa em uma posição perpendicular a mesma.O corte passa em lugares aonde o arquiteto queira mostrar um detalhe que seja relevante pra um pedreiro poder executar na elaboração de uma obra.O Corte representa as distâncias verticais como o pé direito(altura de piso a piso),altura de parapeito ou peitoril de uma janela),detalhe de uma laje,telha,viga que queira mostrar alguma distância vertical importante pra um pedreiro saber como executá-la nessa ditância.
Fachada ou Elevação é um tipo de vista que se olha a construção imaginando o observador rente ou exatamente de frente a casa.Como geralmente se tem 04 lados de um Projeto há necessariamente 04 fachadas admitindo-se que o Projeto tenha simetria(o lado esquerdo igual ao direito).Na fachada vc vê com um traço mais forte ou uma pena mais forte tudo o que estiver mais próximo a vc e com um traço mais fino tudo o que estiver mais distante a vc.
3d ou tres dimensões é como vc vê o mundo real.Os obejtos são vistos com 03 dimensões: comprimento.largura e altura.Nos cortes vc só vê altura e largura não vê comprimento.Idem pra fachada.
Portanto é importantísimo esses conceitos técnicos e é importante que antes de tudo se tenha um domínio sobre eles pra que se possa executar um desenho técnico correto e de qualidade.
A escala é outro conceito importantíssimo em Arquitetura.Escala é a representação gráfica de uma medida virtual em relação a uma medida real.Por exemplo:um projeto de uma casa se for pequena por exemplo 100,00 ou 130,00 m² usa-se dependendo do Projeto é claro a escala 1:50.O que quer dizer isso?significa que o desenho do seu projeto está 50 vezes MENOR que o tamanh real da sua construção real.Como não se pode representar um metro em escaça real no papel é conveniente ou foi-se conveniente que usasse o conceito de escala,ou seja,1:50, 1m nessa escala significa 0,02m ou 20 cm.Ou seja, 1 m na escala real corresponde a 20,00 cm na escala 1:50 e assim vai.É o mesmo conceito matemático de fração seja decimal ou não.
No mais é isso.Se tiver mais dúvidas pode entrar em contato comigo ou com quem mexe direto com Arquitetura e Urbanismo
Tem outros integrantes aqui no fórum que são arquitetos como o Juliano Azeredo ok??que também poderia lhe explicar esses conceitos ok?
No mais é isso.Espero que o tenha ajudado a tirar um pouco a sua dúvida e lhe sugiro pra melhor compreensão comprar materiais dessa área de desenho técnico ou fazer um curso como Desenho Industrial,Edificações,Arquitetura,Engenharia ou até mesmo Agronomia ok?
Um abraço pra vc e tenha uma ótima quinta-feira.xau...:)