Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Evandro   Joinville - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
dpi3d   Recife - PE
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Eddy   Toledo - Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

HEITOR   Pernambuco - PE
RHD3sign   Rio de Janeiro
Leofranco   Garopaba - SC

Como Fazer Um Corte Em Uma Planta 2d AA, BB etc...

Por: alexsantos  

Em: 30/01/2007 18:18

Oi Pessoal, Olha Eu Aqui de Novo, Estou Estudando Um Projeto e Gostaria de Saber , Como Posso Fazer O Corte DE UMA PLANTA BAIXA Em 2d, Corte Aa e Bb Etc... , Como FaÇo Para Fazer A ElevaÇÃo Em 2d? Preciso Levantar As Paredes Em 3d Para Depois Fazer Os Cortes? Conto Com Vcs... DEEM UMA OLHADA NESSE PROJETO, ASSIM QUE ESTOU TENTANDO FAZER, O EXEMPLO ESTA COM 10 PRANCHAS, PRA MIM JÁ BASTA DA 1 A 3, DEEM UMA OLHADA E ME DIGA O QUE FAÇO. DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/9759733/a1f69e4a/projeto_habitacional_casa_36_35m2_pranchas1a10.html
ACREDITO QUE AJUDANDO SEREI AJUDADO!
É Preciso Aplicar Extrude Na Casa Para Poder Fazer O Corte? Na Planta de Exemplo, Naum Tem Nada Em 3d, EntÃo Como FaÇo?
Olá Alex! Você não precisa modelar nada para fazer os cortes e vistas. É exatamente essa a função do desenho técnico: proporcionar em um plano 2D todas as informações necessárias a execução da obra. É por isso que as plantas são divididas em vistas e cortes, pois assim, pode-se representar todos os detalhes do projeto sem precisar construir nenhuma maquete. Seria muito bom se existisse algum tipo de holograma portátil do projeto para que o construtor pudesse executar a construção se baseando nele. Faço os cortes prolongando as linhas necessárias para representação, como no desenho. Já se deve ter em mãos, dados como altura de vãos, janelas, portas e etc. Imagine como se fosse você que estivesse vendo o corte. Pense quais paredes e vãos poderiam ser vistos daquela posição e represente-os no papel. O desenho que você disponibilizou, trata-se de um projeto completo, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e etc. Por isso tem tantas pranchas. Abraço.
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Opa! Blz. Muito Boa A ExplicaÇÃo. Valeu Mesmo.
Olá alexsantos...tudo bem com vc? Olha...sobre a sua pergunta feita aqui no fórum da 3d1 é preciso entender alguns conceitos quando se fala de Desenho técnico mais especificamente sobre Desenho Projetivo ok?Acredito que a sua dúvida seja melhor respondida por um arquiteto ou um outro profissional especializado na área de representação gráfica tanto no papel como via digital(no computador). Como eu estou me formando em Arquiteturta estiou um pouquinhocom os assuntos fresquinhos na minha cabeça e que posso acrescentar a boa explanação do amigo marckmso" responder a sua pergunta com um pouquinho a mais de riqueza de detlahes.Quando se fala de Planta baixa é uma coisa,cortes ou seções é outra coisa e fachadas ou elevações é outra coisa. Atualmente a ABNT(Associação Brasileira de Normas e Técnicas)e a Asbea(Associação Brasoleira de Escritórios de Arquitetura e Urbanismo)definem em ementas o que é Planta baixa,cortes e fachadas ok? Planta baixa é um corte ou um plano secante paralelo a posição de uma construção que passa há um 1,50m do piso pra cima.Há algumas divergências na altura do corte da Planta baixa pois alguns dizem que é 1,50m outros dizem que é 1,20m mas o correto mesmo é 1,50m.Agora....por que de 1,50m e não 1,20m? Imagine vc de frente pra uma casa que tenha uma janela média(com altura de 1,20m do piso pra cima)e imagine um corte passando a uma altura de 1,20m do chão pra cima!esse corte ia passar exatamente pelo parapeito da janela e ia cortá-la.O que ia acontecer?vc ia ver de cima pra baixo em corte exatamente a seção do parapeito cortada.Agora se o corte passar a 1,50m do piso vc veria as paredes em corte(que é representado por .15m)e veria o parapeito da janela em vista(que é representado com um traço mais fraco.) Corte é uma seção vertical ou um plano secante que corta a casa em uma posição perpendicular a mesma.O corte passa em lugares aonde o arquiteto queira mostrar um detalhe que seja relevante pra um pedreiro poder executar na elaboração de uma obra.O Corte representa as distâncias verticais como o pé direito(altura de piso a piso),altura de parapeito ou peitoril de uma janela),detalhe de uma laje,telha,viga que queira mostrar alguma distância vertical importante pra um pedreiro saber como executá-la nessa ditância. Fachada ou Elevação é um tipo de vista que se olha a construção imaginando o observador rente ou exatamente de frente a casa.Como geralmente se tem 04 lados de um Projeto há necessariamente 04 fachadas admitindo-se que o Projeto tenha simetria(o lado esquerdo igual ao direito).Na fachada vc vê com um traço mais forte ou uma pena mais forte tudo o que estiver mais próximo a vc e com um traço mais fino tudo o que estiver mais distante a vc. 3d ou tres dimensões é como vc vê o mundo real.Os obejtos são vistos com 03 dimensões: comprimento.largura e altura.Nos cortes vc só vê altura e largura não vê comprimento.Idem pra fachada. Portanto é importantísimo esses conceitos técnicos e é importante que antes de tudo se tenha um domínio sobre eles pra que se possa executar um desenho técnico correto e de qualidade. A escala é outro conceito importantíssimo em Arquitetura.Escala é a representação gráfica de uma medida virtual em relação a uma medida real.Por exemplo:um projeto de uma casa se for pequena por exemplo 100,00 ou 130,00 m² usa-se dependendo do Projeto é claro a escala 1:50.O que quer dizer isso?significa que o desenho do seu projeto está 50 vezes MENOR que o tamanh real da sua construção real.Como não se pode representar um metro em escaça real no papel é conveniente ou foi-se conveniente que usasse o conceito de escala,ou seja,1:50, 1m nessa escala significa 0,02m ou 20 cm.Ou seja, 1 m na escala real corresponde a 20,00 cm na escala 1:50 e assim vai.É o mesmo conceito matemático de fração seja decimal ou não. No mais é isso.Se tiver mais dúvidas pode entrar em contato comigo ou com quem mexe direto com Arquitetura e Urbanismo Tem outros integrantes aqui no fórum que são arquitetos como o Juliano Azeredo ok??que também poderia lhe explicar esses conceitos ok? No mais é isso.Espero que o tenha ajudado a tirar um pouco a sua dúvida e lhe sugiro pra melhor compreensão comprar materiais dessa área de desenho técnico ou fazer um curso como Desenho Industrial,Edificações,Arquitetura,Engenharia ou até mesmo Agronomia ok? Um abraço pra vc e tenha uma ótima quinta-feira.xau...:)
Hj em dia lendo melhor a sua pergunta tem-se em algumas construtoras pelo menos aonde eu moro um programa chamado Active-3d que quando vc desenha a planta-baixa ele automaticamente faz os cortes,fachadas e perspecytiva volumétrica.Agora a tecnologia pode fazer quase tudo mas sem nenhum discurso de má fé(longe de mim isso),eu prefiro mesmo fazer os meus Cortes,fachadas e perspectivas nos programas da linha cad que pra mim n tem nenhum melhor que eles pra fazer Projetos de arquitetura da ordem do 2d.Até porque nós trabalhamos em mm em projetos de arquitetura por causa da precisão de sistemas da linha Cad e também pra execução da obra ser a mais próxima fiel da exatidão ok? Se quiser obter mais informações sobre esse programa entre em contato comigo que eu tenho um amigo arquiteto que trabalha com um programa desse em uma construtora valeu? No mais é isso cara.Um abraço pra vc...:)
alguem poderia pegar essa imagem de marckmso colocar uma janela e fazer uma representação de corte, quero dizer, o corte na altura de 1.50 na janela, pra eu saber como se faz.? um abraço
Olá, sou iniciante aqui no fórum e como você já tive essa dúvida. Concordo com tudo que o pessoal já falou antes e se você precisa fazer apenas um corte rápido e pequeno não tem porque modelar o projeto, mas caso você tenha modelado tudo no autocad 2007 é superfácil. basta você ir no menu tools/palettes/dashboard e escolher o botão sectionplane ou simplesmente digitar sectionplane, dai você traça a linha de corte no seu modelo; feito isso verifique se a direção do corte está como você quer e então clique com o botão direito sobre a linha de corte escolha generate 2d/3d section e pronto - corte instantâneo! Chato depois é por tudo nos layers corretos. hehehe
Opa alexsantos, blz? Veja nesse site a representação de janelas tanto alta como baixas. Abraço http://www.sitengenharia.com.br/arquiteturaconvencoes.htm
Fala Alex! Tudo certo? Produzir cortes a partir de uma planta baixa em 2d no cad deve ser encarada da mesma maneira que na prancheta, ou seja, do jeito que o mark sugeriu. Isto significa um trabalho penoso e demorado. Ainda mais quando se precisa fazer modificações. O "programa" citado pelo amigo Danilo (active 3d) é um plugin desenvolvido pela empresa brasileira graphos e serve para automatizar e parametrizar as funções do cad. Atualmente, o programa mais recomendado para projeto arquitetônico é o revit building da autodesk. Ele é um programa totalmente voltado para o desenho tridimensional. O desenho 2d é uma consequência dele. A diferença na produtividade é absurda :00: . Dá uma olhada no site do alex justi (ou faz uma busca aqui no site sobre revit) ele faz uma apresentação bem legal desse software. Então... se tu não sabe como fazer um corte no cad, vale à pena utilizar o método que eu ainda uso (ainda) e que o mark indicou como exercício para a percepção espacial. Porém a tendência é que o revit tome conta de tudo. Espero ter ajudado. abrs!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 721, sendo 6 membro(s) e 715 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, gu.mesquita, klogg, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.