Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
An3dre   Araras / SP - SP
Ali   Caxias do Sul - RS - RS
bender   Lajeado-RS - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Paulo Ortega   São Paulo - AC
igdesign   Feira de Santana - BA - BA
castro   são paulo

Maquete Realista - como?

Por: Ivan  

Em: 31/01/2007 17:41

Fiz esse sobrado (que já usei em outros tópicos) Mas ainda não está legal. Eu queria conseguir deixá-lo com aspecto real. Eu vejo várias maquetes bem realistas e queria saber dos feras daki, qual o segredo. Eu sei que envolve muita configuração e iluminação. Mas cada um deve ter um segredinho... sei lá, algo como usar texturas de alta resolução... A questão é, este projeto que fiz tá mais pra "desenho animado" do que pra foto. E eu já vi alguns do pessoal daki do fórum (que até vou postar as fotos) que são bem reais. Agora, olha a dos caras: Essa é do biohard: Essa é do archpunk: Essa é do antonio: Desde já, obrigado a toda galera do forum e principalmente ao André, Amom-ra e todo mundo que contribui pra este ótimo site.
Um Abraço.
Num existe segredo não cara , e sim rotinas que se acaba ganhando com o tempo. Tipo, procure usar luzes mais intensas, aparentemente esse é o problema de sua cena, e a configuração de GI parece não estar boa também, usando os presets do Vray já fica massa (Irradiance), tá usando light cache no secondary bounce? E environment, tah ativado?
www.greenlamp3d.com
Ae cara blz??? A princípio obrigado por ter me citado e posto minha imagem como bom exemplo, isso massageia o ego cara é muito bom! Vou te ajudar, aqui no site há um tutorial do V-Ray sobre externas, com configurações básicas que ajudará muito no realismo. Mas não é só isso, há outras coisas que influenciam também no resultado final, como textura, modelagem, a cena em si, ângulo da câmera, dai por diante. Se vc usa o V-Ray taí um grande tutorial pra vc seguir, aqui está o link cara. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16156 O realismo é engraçado cara, é meio que mágico, se rala, estuda 1, 2 anos e gradativamente vc vai pegando experiência, nem percebe muito que está melhorando, de repente vc compara uma cena antiga com a sua mais recente e vê que o realismo está bem maior na recente, mas daí vem a pergunta: "O que fiz pra ficar tão real?" a resposta é não sei, mas está, conclusão o segredo é a experiência adquirida com o passar do tempo, este é o verdadeiro segredo!, igual ao de um cozinheiro de nome, pegue a receita do cara e vê se fica igual, não vai ficar! sacou?? a parada!! Faz o tuto e estuda cara!! só o tempo poderá te ajudar e nós também! :-P
Aê Galera, muito obrigado mais uma vez! tem hora q eu até encho as paciências com minhas dúvidas. :oops: Mas vcs sempre respondem, e isso já é muito bom. Malucow, tô usando light cache no secondary bounce sim, e no enviroment, só tá ativado o override MAX's em "Reflection/refraction etc enviroment", Eu tinha ativado "GI Enviroment (Skylight)", mas tinha ficado com um aspecto estranho. Deve ser a configuração que eu não estou acertando. Biohard, obrigado. Vou ver esse tuto agora!
Um Abraço.
Bem que eu também gostaria de ouvir dicas do Archpunk, e do Antonio. Ou de qualquer um que quiser. :D Vlw galera.
Um Abraço.
É... eu tô tentando, mas com certeza ainda tenho muito treino pela frente... Se alguém quiser me dar mais alguma dica, eu fico imensamente agradecido. Vlw! Ah, Biohard, eu estou usando a textura daquela rua que vc passou por daquele mini tutorial.
Um Abraço.
Oi gente, tudo bem? O depoimento do Biohard descreve perfeitamente o que é a experiência e a prática. Resumindo bem, só se consegue cenas realistas depois de muita prática e muito treino. Não é em poucos meses trabalhando num render que vai obter cenas realistas, seja qual render for. Tem que escolher um e ficar por mais de um ano trabalhando com ele para começar a se sentir a vontade e saber o que está fazendo com propriedade. Se tem menos de um ano no render, então, não pode esperar conseguir cenas realistas, se conseguir uma, será por sorte. Quando tiver prática no render que escolheu, quando estiver sabendo criar materiais reais com os recursos que o render oferece e quando estiver estudado muito bem técnicas de iluminação, tanto para 3D quanto para aplicações reais, como iluminação para foto e vídeo, certamente vai começar a conseguir imagens realistas sem esforço e sem depender da sorte. Quem tem menos de um ano estudando um render, tem que esquecer realismo, tem que continuar estudando o render. Abraços
Fala André, Blz? Eu realmente sei que tenho um longo caminho pela frente e muito estudo :oops: . Mas vou tentando. Acho legal pegar uma casa e fazer vários testes, acho que dá pra aprender bastante assim tbém. Último up do sobradinho:
Um Abraço.
Heuehue, o biohard realmente tem razão.. é muito interessante quando já se tem um certo tempo de trabalho, comparar os novos com os antigos.. a diferença é esmagadora... e o mais interessante é que quando você terminou aquele trabalho antigo, não sabia o que mais poderia fazer para deixa-lo mais real. Após certo tempo de trabalho, acaba pegando muitos ''macetes'' que te levam a pensar: "Como não pensei nisso antes!"... mas se refletir direito, não é bem assim pois é uma reação em cadeia. Não se descobre macetes ao acaso, é um processo em cadeia, conhecimento gradativo que vai permitindo uma evolução progressiva. A questão é que ultimamente, o ramo de maquetes virtuais vem crescendo muito, está cada vez mais acessível de se conseguir um PC para trabalhar com isso. E a galera que manja muito hoje, não começou a tanto tempo assim, porém a poucos anos, não havia muita divulgação disso. Tome meu exemplo, eu comecei a trabalhar com maquete há apenas 4 anos e no início nem sabia o que era direito, ficava feliz da vida com meus projetos porque não tinha nada melhor rolando fácil por ae pra eu comparar.. e com o tempo fui adiquirindo experiência sozinho. Agora quando alguem resolve trabalhar com isso, geralmente ja conheceu o trabalho em fóruns como este, e ja começaram vendo os projetos mais monstruosos, ficando desesperados por não conseguir fazer igual. Bom, essa é minha opinião... eu acho essencial que se baseie nos trabalhos digamos, ''superiores'', mas não pensando : "Meu Deus! Eu não sei nada, nunca vou conseguir fazer isso, qual é o segredo" e sim: "Bom, como posso fazer para conseguir chegar nisso"............ não pense no tempo, esqueça isso... todos falam que é necessário experiencia e você acaba desanimando pensando que vai ter de esperar tantos anos de trabalho para chegar em um render fotorealístico. Tá certo, precisa de experiência sim, mas não se preocupe com o tempo, e sim com a dedicação e vontade! Você pode conseguir em um mês se você quiser, mas o importante é força de vontade.. deve sentir prazer em aprender... cada passo a frente é um estímulo para continuar... não fique preocupado com ''macetes'', programas milagrosos, tutoriais mágicos.. (é claro, todo tipo de material ajuda, quanto mais conhecer, melhor!) Mas dedique também um tempo para fazer suas próprias experiências, viu um tutorial, legal! consegui chegar onde o autor chegou, mas e se eu mudar tal detalhe?, e se fuçar aqui, ali.... revire seu MAX, descubra, experimente... Assim eu te garanto que vai conseguir atingir e ultrapassar facilmente seu objetivo, e em menos tempo que você imagina...... Eu aprendi MAX por diversão, arrumei o trampo por um acaso, me procuram para isso, comecei sem saber nada e aprendi trampando, quase que por diversão.. meus treinos foram os proprios projetos, não tive medo de arriscar uma versão um render que nunca ví na vida em um projeto novo (claro que bom senso é necessário, não iria simplesmente instalar o render e apertar "RENDER", fechar os olhos e entregar o resultado pro cliente), mas estava determinado a perder o cliente se preciso, só para aprimorar minhas técnicas e ter material para treinar (ainda bem que nunca aconteceu =P). Após certo domínio, comecei a procurar outros arquitetos e engenheiros que se interessassem pelo meu trabalho e com o tempo tudo se tornou mais sério e profissional. Claro, compreendo que nem todos tem a sorte de iniciarem esse trampo tão à vontade assim.. Abraços.. obs: mais um pouco tava minha vida inteira nesse post. =P
E aí, gigahz, tudo bem? Obrigado por sua contribuição. Com certeza isso me servirá de experiência, e me dá ânimo para continuar estudando. Sei que vai tempo e dedicação pra conseguir chegar a fazer renders como os do pessoal aqui do site. Mas eu tbém gosto muito de 3d e até faço por diversão. (Lógico que se rolar um trampinho e eu puder tirar um dinheirinho com isso também não é nada mal.) Mas eu continuo fazendo testes, pegando tutoriais, estudando o Max, e a cada dia aprendo algo novo, e quando meus renders vão melhorando gradativamente, eu sinto que está valendo a pena. Realmente acho que não existe uma "receita de bolo", e sim muito trabalho e dedicação.
Um Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 724, sendo 1 membro(s) e 723 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.