Sombras

Por: heuew  

Em: 14/02/2007 18:52

Ola irmãos.. seguinte: Meu chefe me pediu p fazer em 3D um modelo de placa de obras aqui p universidade. Ai resolvi fazer a montagem numa foto. Tirando a falta de realismo dos materias e tal, eu fiz um piso tipo tapete p simular a grama qdo a sombra fosse projetada, pus ele no matte shadow. Aperriei mto O Caroco 3D e o Juliano hje com essa placa que me deram dicas valiosas ai nao quis atrapalhar o trampo deles mais do q ja tinha e to postando isso aqui pois qdo terminei percebi uma falha. O que gostaria era de, como o sol eh uma fonte de luz unica, fazer a sombra da placa "diluir" com as sombras das arvores q existem na foto. Deu mto trabalho mas nao consegui. Pq um objeto na sombra nao fará mais sombra ne?! O que ta parecendo eh que existem mais de uma fonte luminosa. Abraços.
Olá amigo Heuew! Deixa ver se entendi: Você quer que a sombra da placa fique com a mesma intensidade nas áreas onde está sobreposta com a sombra da foto? Se for isso, vou fazer uns testes aqui pra ver se ajudo. Um abraço.
Opa marckmso, blz? sim sim veja q tem parte da placa q esta emsombreada... entao essa parte nao pode gerar sombra, ne? logo nao pode aparecer essa sobra laaa no chao, no gramado, ela fica diluida com a das árvores.
Olá heuew! Achei bem legal este simples e difícil trabalho. Simples porque é só uma placa. Difícil, porque você poderia apenas renderizá-la separadamente montar no PS, gerando sombra etc, bem rápido e realista. Mesmo assim ainda fica com cara de que foi feita no computador :lol:. Fazer tudo no max é o ideal, pois fica bem melhor que a maneira citada acima. A placa está perfeita. Só não consegui ver direito o suporte dela, parece madeira. Então...vi que você sombreou a face da placa como seria na real (como vc fez isso?) :?: e que a sombra da placa sobre a grama ficou perfeita . A única coisa estranha está na sobreposição de sombras. A a "soma" das sombras acontece na real com as folhas das árvores, por causa da luz que é filtrada e não bloqueada como nos galhos. Posso estar enganado, mas a sombra gerada parece estar um pouco desalinhada com a da foto. Pereba a linha que inicia no canto inferior esquerdo e que segue, passando pela placa até a calçada. Sobre a sombra da placa, tá quase perfeito. Acho que falta só "ajuste-fino" 8:) Nos renders externos usando vray, controlo a intensidade da sombra através dos valores de enviroment. Não sei se o mesmo princípio vale para o MR. Mas deve ser por aí (intensidade de enviroment ou configurações avançadas da sombra) Cara, espero ter ajudado. abrs!
Opa eduardoqf, blza rapaz? Bem com relacao a sombra na grama, eu fiz um plane, deixei ele bem rugoso com o Noise e apliquei o material matte shadow p ele so aceitar a sombra e não aparecer na cena, pq o piso q existe eh a grama da foto. Já a sombra na placa, eu fiz umas formas a mão livre, com line mesmo, posicionei eles na frente da luz p q simulasse a sombra das arvores q existem na foto e nao aparecem. Qto ao render, eu nao tou podendo estudar a fundo o Max, ai to usando o scanline mesmo. Na verdade eu so tou usando o Max pq meu chefe sabe q to iniciando nele ai fica pedindo p tentar algo nele. Isso eh bom pq me estimula, mas como tou no fim de curso na graduacao, tou meio sem tempo p estudar na horas q nao sao vagas. O Juliano me deu um toque tb com relacao ao alinhamento, ta meio fora, tem a sombra de um poste aqui do lado esquerdo q o suporte da placa deveria ta com sua sombra paralela e não ta... mas eu chego la. Anotei teus toques cumpadi, brigado mesmo. Ajudou um bocado. Abaixo, ela editada no no PS pelo amigo Adriano (Gaucho):
Oi Heuew, tudo bem? O problema é que na foto original já havia essa sombra projetada pelas árvores, certo? E para simular a sombra dessa árvore sobre a placa, você aplicou um mapa de projeção na luz, correto? O procedimento está perfeito, inclusive na criação do piso de tapete com Matte Shadow para simular a grama perfeitamente. Então, para ficar correto, a foto teria que ser editada previamente no PhotoShop para retirar a sombra da árvore, a sombra da árvore teria que ser gerada totalmente pelo mapa de projeção na luz 3D. Porque se a sombra já está na foto, a sombra do objeto 3D será projetada em cima e vai ficar duplicado assim, deixando estranho como se a placa fosse transparente. Porque não tem como o programa identificar a sombra que está na foto e não deixar essa área mais escura com a sombra que está sendo projetada. Retirando a sombra original nessa área da foto e projetando tudo em 3D, ficaria certinho. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 754

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.