Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arq.andreis   caxias - AC
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
dpi3d   Recife - PE
goecking   Belo Horizonte
isac vitor   curitiba - PR

Portfólios Ver Mais

Erick   Rio de Janeiro
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT

Problema de coordenadas no ACAD

Por: rabellogp  

Em: 19/02/2007 11:58

Galera, vejam essa imagem: Recebi essa planta de um cliente, e não é primeira vez que acontece isso, algumas linhas estão desorganizadas na dimensão Z. Eu não manjo nada de CAD e não tenho a menor ideia do que pode causar isso. Normalmente eu importaria assim no 3DMAX e corrigiria as splines lá mesmo, mas dá muito trabalho. Alguém sabe uma forma rápida de corrigir esse problema? para deixar a planta num plano só?? Se alguem puder ajudar, eu agradeço. Abraço
Olá gigahz! Esse problema acontece sempre que recebo arquivos de topografia. De certa forma, no caso da topografia é bom, pois é só selecionar as curvas no max e transformar em terreno pelo terrain. Mas no seu caso parece que essas linhas não farão tanta falta se deletadas. Tenta tbm verificar em que nível está a planta e essas linhas que descem. O ideal numa importação para o max é que o arquivo de cad esteja na coordenada 0,0,0. Para isso, selecione e copie todo o arquivo, crie um arquivo novo e cole nas coordenadas 0,0,0. Talvez resolva. Se não resolver vamos aguardar pelos amigos que são feras no cad ok? abrs!
Opa gigahz, cola uma imagem ae mais de perto, perto da planta baixa... de antemão digite CHANGE, selecione tudo q for desenho, depois escolha P de properties, e depois E de elevation, altere o valor para 0. veja se resolve, se não, aproxima mais a imagem.
Muda o thickness dessas linhas... O elevation não vai resolver porque as linhas estão com uma extremidade numa coordenada Z e outra em outra coordenada Z. Se o tchickness não resolver, delete elas...pelo que parece, não farão muita falta...e se seletar alguma coisa, por exemplo, uma linha de parede, etc. ainda dá pra ajeitar...
Muda o thickness dessas linhas... O elevation não vai resolver porque as linhas estão com uma extremidade numa coordenada Z e outra em outra coordenada Z. Se o tchickness não resolver, delete elas...pelo que parece, não farão muita falta...e se seletar alguma coisa, por exemplo, uma linha de parede, etc. ainda dá pra ajeitar...
Ops, erro meu, Isso mesmo eduardoqf e imhotep!!! So observa bem se for apagar, p nao apagar coisa importante.
Mas é que não saiu na imagem que eu mandei, parte de planta está em um nível z, outra em outro e outra em outro... deve ter uns 3 ou 4 niveis diferentes ae, e é coisa importante. Essas linhas esticadas da foto são as proprias paredes, mas vistas de cima parecem normais pois não se vê o deslocamento do nivel z na top. Mas se eu importar assim para o MAX, na hora de passar uma spline por cima das paredes para extrudar depois, ela vai acompanhar esse desnivel e eu precisarei corrigir cada ponto da planta que estiver desnivelado, gostaria de descobrir uma forma mais rápida de resolver esse problema. Algum comando que alinhasse todos os pontos do arquivo em um nivel só em z..
Oi gigahz, tdo bem? Manda essa planta p eu da uma olhada por email.. [email protected] queria olhar melhor, tem uma saida mas pode dar trabalho, mas gostaria de olhar ela antes.
Boas caro amigo gigahz. Este tipo de problema é normal acontecer quando se começa a desenhar a partir de um levantamento topográfico em que as cotas do Z são diferentes. Para resolveres esse problema é fácil, como algumas pessoas já disseram a planta é importante que esteja no Z a 0, para isso tens que ver se é o desenho que está no 0 se são as extremidades das linhas que estão no 0. (também pode não estar nem uma nem outra.) para resolver: selecciona uma linha que esteja na horizontal vai ás propriedades da linha e vê qual é o Z em seguida coloca a vista num left ou right selecciona só as linhas horizontais em seguida escolhe o comando move, pica fora do desenho liga o F8 posiciona o rato por baixo do ponto que picaste e dá o valor certo do z que viste inicialmente, e pronto tens o desenho na cota 0. Para as linhas que não estão na horizontal medes a distancia da extremidade da linha ate ao 0 seleccionas a linha carregas no quadradinho azul da extremidade ligas o F8 e das a distancia que mediste inicialmente.
GigaHz Crie um exemplo rápido para exemplificar uma forma de deixar todas as coordenadas de Lines, Polylines, 3D PolyLines. Mas para SPlines isto não funciona. Primeiro de uma olhada na imagem abaixo para entender o desenho das duas linhas. A vermelha é na verdade 4 Lines (todas com uns dos vértices em coordenadas “Z” diferente de ZERO). A verde é uma 3D PolyLine, também com coordenadas dos vértices em “Z” diferentes de ZERO. Para deixar essas linhas todas no plano XYZ, com as coordenadas em Z iguais a ZERO, isso pode ser feito através do PROPERTIES do objeto (Ctrl+1 ou dois cliques sobre o objeto). Só para ilustrar, na imagem abaixo mostro separadamente o PROPERTIES de uma LINE, de todas as LINES, da 3D POLYLINE, e depois de ambas (Line+3DPoly) selecionadas ao mesmo tempo, para mostrar a diferença entre as entidades (objetos). Note que nos casos de apenas uma LINE, todas as LINES, somente a 3DPOLYLINE selecionadas, nós temos a opção de alterar as coordenadas (Star Z e End Z) no PROPERTIES. Entretanto no caso de ambas (Line+3D PolyLine) selecionadas ou se tivéssemos também neste arquivo uma POLYLINE (em AZUL), e selecionarmos tudo (LINE +3D Poly+POLYLINE), estas possibilidades de alterar de uma única vez as coordenadas se tornaria inválida, pois as propriedades de uma LINE são diferentes de uma POLYLINE. Então a forma de alterar a coordenada em Z de uma única vez, é transformar tudo o que não for LINE, em LINE simplesmente explodindo as entidades/objetos (command line: EXPLODE). Após isto, selecione tudo, vá em PROPERTIES, GEOMETRY e altere para ZERO todas as coordenadas Z (Start e End). Depois para converter tudo em Polylines novamente, utilize o command line: PEDIT ( ou somente PE); então a opção MULTIPLE (M), selecione tudo, então YES (Y) e JOIN (J). Pronto, está tudo convertido em Polylines. Caso não queira explodir os objetos utilize o QUIQ SELECT. Está em PROPERTIES, o último ícone à direita (um funil com um raio ao lado), e selecione os tipos de linhas separadamente e siga os passos acima citados do PROPERTIES. Acho que ficou claro, mas qualquer dúvida posta aí que damos um jeito. Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711131.

Total de membros registrados: 138624

Últimos membros registrados: MhagoChris, nbteles, Glover, gluconix, brainwaveprogramwave, nowslimkapselnerlebnisse, bezchillwell23, GlycoBalanceAustraliaPriceAU.

Usuário(s) on-line na última hora: 779, sendo 5 membro(s) e 774 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, valdez, renaz, Jorge Henrique, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.