Merge ou import ? (Cena com muita coisa"

Por: lucianoelias  

Em: 22/02/2007 13:22

Aeee pessoal estou com uma cena aqui e queria saber de vcs . . . estou fazendo uma cena bem grande que envolve colocar vários Blocos acessórios peças que tenho de alguns pacotes como os archmodels da evermotion, qual é a maneira mais fácil de gerenciar isso tudo uso o import ou o merge ? são muitos materiais e como que eu vou movimentar eles lá dentro da cena tipo colocar mais alto mais baixo etc ?
Luciano, Neste tipo de situação eu vou no arquivo de origem, selecione e agrupo os objetos que vão trabalhar juntos, ou ainda coloco nomes nos mesmos para facilitar o trabalho depois e utilizo o merge (quando se trata de arquivos max). Posso estar equivocado mas acredito que o import é para trazer arquivos em formatos diferentes de *.max. Ok?, espero ter te ajudado. Abraço.
Olá luciano! Concordo com o que amoliv falou. O resto do processo para posicionar os objetos é manual mesmo, tipo aquela cozinha que vc fez, sabe? Para gerenciar, vale utilizar os recursos de hide, unhide na aba display e também isso pode ser feito pelos layers. Agora se a movimentação da viewport ficar emperrando, lenta. Aí vc tem duas opções: uma é turbinar o seu micro com mais memória e mais recursos de vídeo. A outra é usar referência externas, também chamadas de proxy. Aí seu max fica ilimitado. Dá uma pesquisada dobre vrayproxy que ja foi bastante discutido aqui no forum. abrs!
Você pode entrar nas propriedades de objetos mais complexos e que não vai mudar mais nada e habilitar a opção "Display as box" se estiver pesando muito. Sobre Merge ou Import, a diferença entre eles é que Merge é p/ arquivos .MAX, sendo que vai importar com todos os recursos do programa. Import é p/ outras extensões, de outros programas ou do proprio max (do antigo max p/ dos), sendo que nem todos os recursos são importados junto com o modelo. abraço.
Ok pessoal ! Obrigado pela ajud mas uma coisa acontece sempre o max fica pergundado quando dou merge se quero ou não substituir um material ou renomear tem que selecionar um bocado de layer isso é normal assim mesmo ? no caso de alguns pacotes tipo os archmodels ?
Olha na verdade a melhor opção não é nem o merge e nem o import. Em uma situação assim vc deve usar o xref, pois assim ele vai apenas criar uma referência na tua cena do objeto que esta dentro de um outro arquivo, é quase como o proxy do vray (quase).
"lucianoelias" disse: Ok pessoal ! Obrigado pela ajud mas uma coisa acontece sempre o max fica pergundado quando dou merge se quero ou não substituir um material ou renomear tem que selecionar um bocado de layer isso é normal assim mesmo ? no caso de alguns pacotes tipo os archmodels ?
É normal pq luzes, texturas e algumas formas com nomes genéricos, como box, sphere, etc. compartilham o mesmo nome em vários modelos do Archmodels, por exemplo. Aí o jeito é renomear na mão... Eu não importo as luzes dos modelos do Archmodels. E no caso das peças, ou texturas, aí é caso a caso mesmo...tb não achei um meio termo no caso de usar modelos prontos. Quando eu modelo o objeto, aí sim, eu nomeio cada parte ao meu gosto... Enfim, tudo uma questão de organização mesmo enquando vc estiver modelando/desenhando...
"tiagodmed" disse: Olha na verdade a melhor opção não é nem o merge e nem o import. Em uma situação assim vc deve usar o xref, pois assim ele vai apenas criar uma referência na tua cena do objeto que esta dentro de um outro arquivo, é quase como o proxy do vray (quase).
Legal saber disso tiago! Vou dar uma fuçada :D . vlws!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 707, sendo 1 membro(s) e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.