forro escuro em vista interna.

Por: marcelo prado  

Em: 09/03/2007 14:17

Ola amigos. Gostaria de consulta-los sobre um problema que sempre ocorre quando componho uma cena de interiores que, por mais iluminada que seja, o forro sempre sai escuro, como se não houvesse luz alguma. A cena toda fica iluminada, mas o forro fica essa caca que se vê nessa imagem aqui. Ponho sombra, tiro sombra, aumento e diminuo o valor da(s) omini(s), altero o valor da luz ambiente e nada ou muito pouco acontece. Alguem aí arrisca um palpite?
Bom o fato é que vc não esta usando GI, portanto vc não tem rebatimento de luz. Caso vc não use um renderizador (vray, mental, maxwell...) e use apenas o scaline, da uma olhada no grupo de estudos sobre render fake> http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327
Oi tiagodmed, o pior é que estou usando GI sim. Veja aí nesse esquemático que tem um spotlight (sol) e varias ominis, varias reproduzidas na forma de instances para ter melhor distribuição da luz na cena. Escolhi uma cena simples, c/ poucos elementos e uma quantidade menor de luzes. Mas tenho cenas mais complexas, c/ mais pontos e diferentes tipos de luz e que apresentam problema semelhante.
Oi Marcelo, tudo bem? Não parece ter GI na imagem, porque não tem o blend de cores dos objetos próximos, não tem reflexão da luz pelas superfícies. Usar várias Omnis em anel como está fazendo é para simular GI, conhecido por Fakeosity, usando GI não seria necessário todas essas luzes. Se está usando Fakeosity, então, deve colocar uma luz Omni abaixo do piso com todos os objetos excluidos da iluminação dela e incluir apenas o teto, assim, poderá controlar a iluminação apenas nele. No caso de usar GI, colocaria apenas as luzes nos pontos reais de iluminação e luzes nas janelas, configuraria o sistema de GI que estiver usando e testaria até obter um bom resultado. Abraços
tem razão Andre, que burrice a minha em insistir que haja GI na cena qdo evidentemente não há. Na minha santa ignorância confundi Global Ilumination com Fakeosity. Em uma rápida consulta aqui no site já deu para ver a grande diferença entre uma coisa e outra. E me dei conta do desperdício de esforço feito pelo Tiagomed em tentar orientar solução a um iniciante tão teimoso. Agradeço muito Andre, que não só esclareceu sobre um detalhe importante no uso da Fakeosity como despertou a minha curiosidade sobre a GI, técnica em que pretendo aplicar boa parte do meu tempo livre. Obrigado amigos.
Que isso marcelo, é um prazer a gente ajudar o pessoal que é interessado, pq vc pleo menos se interessou e foi atraz pesquisar sobre o assunto. Qualquer dúvida é só perguntar aqui que dentro do possível a gente ajuda. ;)
Oi gente, tudo bem? Concordo plenamente com o Tiago, é gostoso ajudar gente interessada e esforçada. É chato quando a pessoa pergunta sobre todos os detalhes do negócio sem ir atrás de pesquisar sobre o assunto, ler os tutoriais que tem aqui, pois tem muita informação neles, ler também as mensagens dos outros com a mesma dúvida, que pode ser encontrada pelo busca e aqui abaixo das postagens mesmo. Então, o site está aqui para ajudar da melhor forma possível e oferece um monte de recursos para isso. Quando a gente vê alguém que usa tudo e vai atrás das coisas que tem aqui, realmente é gratificante. Abraços
Esteja certo André que o site ajuda mesmo. Ajuda e muito. Eu constumo pesquisar na rede e não encontrei site mais claro e revelador do que o 3d1. É amaior reunião de Bambas que eu já conheci. Nada fica sem resposta. Sempre tem uma opinião, uma dica que resolve o assunto. Quando não vem logo uma aula inteira sua André, sobre a matéria. obrigado e um abraço
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Oi Marcelo, tudo bem? Eu que agradeço pela sua participação aqui com a gente, fico muito feliz de saber que gosta e acompanha o site, espero poder contar sempre com sua visita. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 390, sendo 6 membro(s) e 384 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Lucasloureiro, Negreiroscg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.