Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

MarcosSchnaider   Joinville - SC
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN
GLEISSON DE ANDRADE   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Kleib   Belo Horizonte

Como salvar configrações do MentalRay?

Por: Osires Mathoso  

Em: 11/03/2007 12:38

Oi pessoal, Como eu havia dito a voces, eu ia fazer um curso de maquete eletronica e voltaria ao forum. Aqui estou novamente. O curso foi bem basicão. Estou exercitando o MentalRay no tutorial do André: MentalRay parte 1, o que eu faço fica parecidissimo com o do André, aí eu tento salvar para continuar mais tarde e o Max 8 não salva com as configuações que eu fiz na ficha do MentaRay. Já tentei com o Save as, e tambem só com Save, e nada dele salvar com as minhas configurações, ele salva com as cnfigurações " default' do MentalRay. Onde estou errando? Pessoal, acho que agora eu vou perguntar muito, aí para voces! Obrigado
Osires Estranho não estar salvando a setagem do Mental Ray. Como faz tempo que não uso o Mental, não posso lhe ajudar muito em relação a deixar já salva a setagem dentro do arquivo. Entretanto existe uma forma de você Exportar esta setagem e depois importá-la para dentro deste arquivo, caso volte para a setagem Default. Abra o Render Scene Dialog (F10). Na parte inferior da janela de Dialog, abaixo de Assing Renders, existe a opção Preset. Clique nele, então SAVE PRESET, escolha o local onde quer salvar e pronto, a sua setagem está salva. Agora toda vez que precisar utilizá-la, basta ir novamente em PRESET e dar um Load Preset desta setagem. Espero que tenha sido de alguma ajuda esta explicação. Mas ainda acho estranho o arquivo não estar sendo salvo com a setagem que você configurou. Quem sabe mais alguém lhe de uma "LUZ" sobre isso... hehe! Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Obrigado Juliano Azeredo, Mas e´seguinte; quando eu dou dois cliques no arquivo ele abre beleza, mas se eu quiser abrir pelo "merge" ele vem com as configurações "default", então eu vou sempre abrir com os dois cliques no arquivo. Está certo assim?
Ah... então está explicado! Com o Merge você não esta ABRINDO o arquivo, e sim Importando os objetos de um arquivo "*.max", contidos na cena. Isto não traz a setagem junto.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Oi Juliano, Eu acho que comecei a entender um pouco do Max. Depois do curso que fiz já começo a me aventurar pelo MentalRay, ainda que exercitando em cima dos tutoriais do 3d1, mas logo se Deus quiser e com muito estudo e exercicios estarei postando as minhas cenas de maquete que é o meu objetivo. obrigado.
Oi Osires, tudo bem? Realmente não tem como usando o Merge, ele é como um Import para arquivos MAX. Mesmo no render padrão não iria vir com as configurações que tinha feito no outro arquivo, só vai vir os objetos que importar, as demais configurações do arquivo serão perdidas. Mas se você quiser salvar uma configuração de render, pode usar o Save Presets que fica na parte inferior da janela de Render, é um recurso padrão do 3ds max, aparece próximo ao botão onde clica para renderizar dentro da janela Render Scene. Abraços
Alguém sabe onde posso conseguir alguns presets de Mentalray pra baixar e testar nas minhas animações? Um site ou algo assim... valeu!
Link do meu progresso no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=aR0YfMJRymo http://br.youtube.com/watch?v=sWNr1bxCM0c
Eu não entendi nada, vc quer preset de materiais para usar na sua animação? Porque preset de render não existe e se existisse não serviria para nada, cada cena é uma cena e tem que configurar o render para ela, só ai que dá para conseguir bom resultado e baixo tempo. ainda mais em animação, se não for bem configurado vai dar batimento no GI
Não entendeu mesmo - rs Eu sei que existem arquivos na internet (extensão .rps) que são presets de mentalray, que vêm em tutoriais, junto com a cena que o cara fez. Assim posso analisar a cena, as opções que o cara escolheu pra configurar o mentalray e ter uma melhor noção de como posso configurar o mental nas minhas animações.
Link do meu progresso no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=aR0YfMJRymo http://br.youtube.com/watch?v=sWNr1bxCM0c
Realmente os pressets são tudo de bom e agilizam muito mesmo, principalmente quando estamos fazendo previews. Mas mesmo assim não tem como deixar do jeito que está para todas as cenas. Dificilmente as setagens serão as mesmas. Ainda mais em cenas internas, quando precisamos setar o GI e o FG. Eu só costumo salvar os pressets em cenas que demandam mudanças de materiais simples ou mais de uma vista. Sobre essa extenção rps...é um arquivo que serve somente para a ficha do render ou tbm para luzes e câmeras?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 535, sendo nenhum membro e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.