Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

calile   arapongas paraná - PR
Jeannegreiros   Campinas-SP - SP
Garte   Brasilia - AC
juniorwk   Maringá Pr - PR

Arthur - Telhado no AutoCAD

Por: heuew  

Em: 17/03/2007 23:39

Bem, houve uma falha no topico enviado pelo usuário Arthur. Ele perguntava como poderia fazer um telhado 3D no AutoCAD. Esse tópico foi deletado por engano e agora tou (re)postando ele. Vamos lá: Arthur, não sei seu conhecimento de AutoCAD, mas acredito que esteja tudo claro. Qq dúvida, eh só perguntar. Faça um retângulo de 0,18x0,46, essa será as dimensões da telha canal tradicional: Depois, faça um arco (no olhometro mesmo) mais ou menos como na imagem abaixo, partindo de um vértice do retângulo até o outro vértice: Rotacione no eixo xis esse arco usando o comando ROTATE3D em 90º Faça uma cópia desse arco p outra extremidade do retângulo Diminua a escala desse arco usando o comando SCALE para 0.6 Delete o retângulo q fez inicialmente, ele nao será mais útil... Faça uma polilinha ligando uma extremidade à outra do outro arco e outra polilinha do outro lado... Agora, vamos definir a densidade da malha q vamos criar, para isso existe o SURFTAB1 e o SURFTAB2. Nesse exemplo usaremos apenas o SURFTAB1 e vamos definir ele como 32. Após isso vamos usar o EDGESURF e vamos selecionar os dois arcos e as polilinhas: Pronta, com a telha criada, vamos gira ela (ROTATE3D) no eixo X 15º para que fique na inclinacao da queda d´agua: Veja q ficaram as linhas de construção, apague-as... É importante tb virar o ícone UCS (sistema de coordenada do usuário) para podermos continuar. Digite UCS, escolha X e digite 15º. Pronto, agora o nosso ícone está alinhado às telhas Pronto, precisamos criar uma cópia dela girada 90º no eixo Y e 90º tb no eixo Z. Essa cópia eh a teelha q fica invertida p completar o fechamento e encaixe do telhado. Vamos fazer cópias paralelas agora dessas duas telhas tanto em linhas (rows) qto em colunas (columns) e para isso vamos usar o ARRAY: No botão Select Objects, selecione ambas as telhas; Em Rows, digite 5 e em Columns digite 10; Em Row offset, digite 0.3 e em Columns offset, digite 0.2. Esses valores são das distâncias entre linhas e entre colunas respectivamente. Como a telha mede 0.46 em Y mas uma telha cobre um pouco a outra, 0.3 eh um bom valor. Já em X elas são lado a lado, com uma leve distância, como cada uma tem 0.18, 0.2 tá bom. Clique em OK. Agora digite UCS, escolha W para voltar a posição padrão do ucs. Usando MIRROR, vc deve espelhar essa queda dágua para o outro lado e logo após fazer a cumeeira. Acredito q essa seja a maneira mais simples, prática e q deixa o arquivo mais leve. Caso queira dar uma espessura nas telhas, faça somente nas da extremidades. Mas acredito que do jeito q tá já atende muito bem. É isso, André - heuew
Belo tutorial!
Hum! Muito bom, mas só tem um probleminha: Eu naum sei como criar uma telha nas medidas pedidas. Continuei mesmo assim, fiz um retangulo d quqlqr tamanho, fui indo, aí na hora de fazer as cópias (array), as telhas ficaram tudo juntas, ficando parecendo duas telhas brancas. Mas valeu desde já! VAleu mesmo!
Nunca deixa para depois o que podes fazer agora!
Oi Arthur.. vc não sabe criar??? vc sabe comandos básicos em 2D?
Hum! Muito bom, mas só tem um probleminha: Eu naum sei como criar uma telha nas medidas pedidas :oops: . Continuei mesmo assim, fiz um retangulo d quqlqr tamanho, fui indo, aí na hora de fazer as cópias (array), as telhas ficaram tudo juntas, ficando parecendo duas telhas brancas, aí eu tentei outras medidas, nas tentativas consegui! :o ' Só uma perguntinha: quando tiver q juntar este telhado com outros, criando várias aguas, como eu faço? Mas muito obrigado pelo tutorial ;) , obrigado mesmo, há tempos q eu tentava fazer um telhado no autocad e naum conseguia, valeu mesmo :!: :P Ah, faz pouco tempo q descobri o 3D1 na internet, entaum pod ser q eu d umas mancadas de vez em quando hehe! Obrigado!
Oi Arthur, Vc tem de ser mais específico, existem inúmeras configurações de águas... entao... mas sabendo essa base q eu indiquei so muda pouca coisa. o q deve mudar eh a inclinacao, talvez tenha q cortar telhas em cortes inclinados... mas nada de outro mundo. Qq coisa, manda ae q a gente ve como resolve...
Valeu + uma vez! Valeu mesmo! ;) Mais uma perguntinha: Como se corta as telhas? :oops: Mas seu tutorial já me ajudou muito! Valeu!
Oi pessoal !! Eu tive uma certa experiência ja com modelagem de telhado no autocad e vou te dizer.....é uma dor de cabeça !! Vou explicar porque: No começo, tudo é lindo as telhas estão ficando lindas etc...mas depois quando você começa a montars as águas, vc vê q normalmente uma casa tem telha pra caramba !! pior ainda quando tiver mais de 8 águas diferentes em níveis diferentes....eu não gosto nem de lembrar das minhas experiências.....é erro fatal pra ca, erro fatal pra la, o arquivo do cad ficando com mais de 100mb e vc não consegue nem dar um pan com a layer das telhas ligadas q demora meia hora pro comp responder, pior ainda é quando vc da um subtract para cortar um pedaço da água q será retirado.... Bom...hoje em dia pra obter um telhado bem feito, realmente só modelando as telhas. Mas eu descobri q é 1000 vezes melhor modelar elas no 3ds max, pois ele calcula de maneira simplificada os solidos e poligonos, fica bem mais leve. pra cortar as águas basta dar um slice e pronto. bem mais leve e rápido. Bom, essa foi minha experiência. Se precisar de ajuda com a telha no max é só falar. abraço !!
bom, sem querer ressuscitar tópico, mas já ressuscitando, já que o andré usou deu o link dele pra um usu´srio q estava com essa dúvida... bom, eu vi o tópico do andré aqui, e achei muito carregado essa forma, prefiro trabalhar com sólidos em telhados, pra quando for fazer as junções, poder dar um slice e tudo ficar certim. Vi q o marcus falou aqui de o telhado dar erro e tal,mas pra mim nunca deu erro, e sempre foi facinho, se tiver a planta e as águas forem da mesma inclinação entaum, faço e cinco minutos um com 30 águas... mas colocando nome aos bois. eu faço assim, crio uma seção meio inclinada e dou um revolve nela de 180, ae copio pra cima, e depois dou o mirror 3d, pra fazer a debaixo e o array como o andré ensinou. o lance é q uso sólidos, muito menos carregados, e que podem receber slice. e tb o lance do andré acaba ficando com mais faces, apesar de ser sem volume. e se quiser economizar em faces, basta deletar as faces de dentro da telha. segue imagens ilustrando a primeira imagem tá invertida e quero desde já pedir desculpa pro andré por me intrometer no tuto dele. só pensei em acrescentar uma idéia. abraço
Que isso batman, Depois daquela casa de praia sua q babei, quem sou eu p duvidar de vc? :) Assino embaixo do que vc disse. Prefiram fazer com sólidos mesmo! Como diz o Direito, "a lei so retroage para favorecer nunca para prejudicar" Se foi para favorecer, ressucitemos sempre! Vlw a correção kkkkk O que aconteceu eh que até pouco eu achava que no max, seria melhor ele trab nessa importação. Depois fiquei sabendo q p ele eh uma coisa só e que só o AutoCAD faz a distinção entre objetos de casca e objetos maciços. Mas até no AutoCAD essa forma fica bem pesada. :) Vlw pela contribuição ae Murcegão, Abraços, André - heuew

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 729, sendo 13 membro(s) e 716 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., Fabio Catelleno, valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.