Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Rafael   Parana - PR
onjackstallback   Mauá-SP - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Carlos Emanoel   goiania - GO
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ
Rolnei   São Paulo - AC
kblopsa   Novo Hamburgo RS
Marcelo   São paulo - capital - SP

Imagens Externas com Mental Ray 3.5 (Max 9)

Por: Marcus Lutz  

Em: 22/03/2007 09:36

Oi André !!! Cara, muito obrigado !! Fico muito feliz de ouvir elogios de alguém com toda experiência que você tem. Na verdade ainda não tive condições de investir no video curso, mas em alguma hora com certeza irei adquiri-lo. Eu comecei a aprender o Mental Ray pelas matérias que você escreveu na Digital Designer, depois daí foi só garimpando aqui pelo site da 3d1. Infelizmente não terei tempo de renderizar denovo o vídeo da primeira casa, pois estou começando outro vídeo de outra casa. Mas ja nessa próxima farei uns teste com o displacement ou quem sabe o Hair and Fur a depender do tempo de render. Também usarei o Mitchell, pra ver a diferença na "qualidade x tempo", como não tenho muitos recursos de hardware e os prazos são quase impossíveis tenho que cortar tudo o que for possível. Quanto aos Presets, ja estou futucando e alterando os valores pra ver as diferenças no "qualidade x tempo". Na segunda feira vou pegar os ultimos frames que deixei renderizando no escritório e postarei o vídeo aqui da maneira que vc explicou la no outro tópico. Grande abraço !!
Oi Marcus, tudo bem? Eu que fico muito feliz de saber que você começou com o Mental Ray a partir das minhas matérias na Digital Designer. Pode ter certeza que você tem muita facilidade com o render, pois se conseguiu resultados assim só com aquelas matérias básicas, o vídeo curso de Mental Ray iria te abrir um horizonte imenso neste renderizador. Porque seria necessário escrever matérias por 5 anos para abordar tudo que eu explico no curso, onde realmente descrevo cada recurso do render e mostro detalhadamente o funcionamento de cada um. Você está indo muito bem, é só uma questão de tempo até conseguir configurar a cena mesmo que esteja vendado. Sobre as dicas que te dei, eu explico elas no curso e provo o funcionamento, o Mitchell não vai aumentar em praticamente nada o tempo de render, é frações de segundos, mas a qualidade do anti-aliasing será bem melhor e evitará qualquer tipo de serrilhado. O Displacement na grama é legal para Still, mas não fica muito bom em animação, já que vai exigir muitos Samples de FG para não gerar Flickers. Com uma boa experiência no Mental Ray, poderia usar Shaders de terceiros para controlar o FG só do gramado, o Ray Type e o Ctrl Rays são os mais indicados para isso, mas também poderia usar o Is MI Object. Só que ai a coisa começa a complicar um pouco para quem está iniciando. Então, eu acho que o Hair And Fur é a melhor opção, fica bem realista e permite um render rápido pelo buffer, apesar de poder apresentar problemas na animação também. O ideal é transformar o Hair And Fur em MR Primitive, neste caso não vai ter nenhum problema em animação, mas o render fica um pouco mais pesado e exige um pouco mais de Samples de Anti-Aliasing. Sobre os presets, tente não usar para aprender a configurar o Mental Ray, muita gente consegue cenas boas no V-Ray usando presets, mas quando precisam configurar o render de verdade, ficam na mão. Mas o mais importante de tudo é não usar o método do Interpolation no Final Gather, porque ele é uma porcaria, colocaram o recurso para facilitar para iniciantes, mas ele não funciona perfeitamente como o método do Radius, que sempre foi usado no Mental Ray desde a versão 1, há mais de 10 anos atrás. Por exemplo, ele gera artefatos quando estiver usando um Shader de SSS, as vezes ele não consegue suavizar a cena direito, precisa mudar para o Radius, assim consegue suavizar, e o Interpolation gera Flicker em animação. Saber configurar os Radius é o segredo de tudo no Mental Ray. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 245, sendo 10 membro(s) e 235 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Moura, jessicafaria, Rodrigosouza3D, Felipe Duarte, Renatto, tsmodelagem3d, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.