Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
Torquato   Florianópolis - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
An3dre   Araras / SP - SP
lord3ddesigner   Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
wallace   Rio de janeiro
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
Heltonciriaco   Natal/RN - RN

É possivel converter um arquivo vRay em mentalRay?

Por: Osires Mathoso  

Em: 26/03/2007 13:33

Oi pessoal, eu queria saber se é possivel converter um arquivo vRay em um arquivo mentalRay e vice-versa. Se for possivel como devo proceder? Abraços e Obrigado
É possível sim, primeiro vc tem que refazer todos os materiais copiando os mapas usados no material do vray para o material do mental ray. Nas luzes quando vc usa o vray tem que habilitar o vray shadows, para o mental vc vai ter que ir lá e trocar para o shadows do mental. As configurações de render não preciso nem dizer né, hehehe, é obvio tem que ser todas refeitas. Bom infelizmente essa é a única maneira de converter uma cena de um renderizador para outro (não existe mágica).
Obrigado tiagodmed, então infelizmente terei que me desfazer dos meus arquivos vRay.Eu "uso" mentalRay. Obrigado e abraços.
Oi Osires, tudo bem? Converter uma cena toda de um render para outro é trabalhoso, como o Tiago disse, o maior problema são os materiais, que não são compatíveis. Você pode converter um arquivo que renderiza no Mental Ray para V-Ray sem muita dificuldade, mas do V-Ray para o Mental Ray é mais difícil. Porque o Mental Ray usa os recursos padrões de materiais do Max, então, se não tiver aplicado nenhum Shader exclusivo do Mental Ray, pode usar o Script que converte materiais do Max em materiais do V-Ray. Mas não tem um Script que converta materiais do V-Ray para materiais Standard do Max, que poderiam ser usados perfeitamente pelo Mental Ray. Então, se tiver uma biblioteca de materiais do Mental Ray já prontos, não fica tão difícil converter, é só trocar os materiais aplicados na cena por materiais do Mental Ray que tem na biblioteca. O resto é mais simples, pois muitas vezes usam luzes padrões do Max com sombra do V-Ray, é só trocar a sombra para RayTraced Shadows, no caso de ter luzes V-Ray, então, tem que criar outra comum, Photometric ou do Mental Ray e alinhar com a luz do V-Ray antes de deleta-la. Já as cnfigurações de Render não tem como passar de um para o outro, mas é bem simples de configurar o Mental Ray depois que tiver um pouco de prática. O grande problema são os materiais mesmo. Abraços
André, tudo bem? Olha, para mim que estou engatinhando no 3dMax e no mentalRay, acho melhor mandar embora os arquivos vRay. Voce não acha? Um dia que sabe, eu saberei fazer estas conversões. Obrigado e abraços
Oi gente, tudo bem! Existe um script que converte materiais do vray em materiais Arch&Design do Mental Ray, logicamente só funciona no Max9. Ele até funciona em outros Max`s para fazer conversôes para meteriais do Maxwell Render . O link é: http://www.scriptspot.com/3ds-max/maxwell-material-converter Obs: Nunca testei.
Oi Bernardo, tudo bem? Agradeço pela dica do Script, parece ser muito legal mesmo, eu não conhecia, vou testar e colocar na 3D1 se funcionar direito. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 425, sendo 5 membro(s) e 420 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, marcelo de moraes, Ronaldo Junior, Thiago Couto, Moura.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.