Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Sarandini   Joinville - SC
Rafaelbn   Recife - PE
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Simbjji   Indaial - SC - SC
fefacabrera   São Paulo
Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR

Mensagem de Erro no Mental Ray

Por: Daniel de Moura  

Em: 26/03/2007 13:48

Boa tarde galera!!!!!! Acredito que configurei os campos do Mental Ray corretamente, porém aparece a janela do mental ray messages dizendo que nenhum photon foi armazenado após ter emitido 1000 photons (RGI 0.3 error 361053 no photon stored after emitting 1000 photons). Onde está o erro de configuraçao no mental ray (interrogaçao) Uso o Max 6.0 Valeuw! :?
olá, veja se: * pelo menos um material gera caustics (com refract ou reflect com mapa raytrace) e: * se existe uma luz photometric
ok irei verfcar...valeuw
Oi Daniel, tudo bem? Com certeza absoluta o Mental Ray não está configurado corretamente, só dá esse erro quando a cena está inadequada e certamente é erro de configuração. Se tiver tantando fazer Caustics na cena, é normal acontecer isso quando está começando, mas se está dando este erro com GI, então, realmente você está bem no início dos estudos. Neste caso eu sugiro que leia os tutoriais sobre Mental Ray aqui na 3D1, estão na seção Artigos, clicando no botão Artigos no menu superior do site. Se estiver tentando fazer Caustics, então, ou a luz não está iluminando o objeto, ou o objeto não está definido para gerar Caustics, deve clicar com o botão direito, escolher Properties e marcar a opção Generate Caustics dentro da ficha Mental Ray. Se tiver um objeto opaco entre a luz e o objeto que gera Caustics também vai dar essa mensagem. Se tiver mais de uma luz na cena e essa outra luz não ilumina o objeto, também vai dar essa mensagem, você deve zerar o valor de Caustics Photons no menu do Mental Ray que tem em cada luz. Ainda pode acontecer de o material usado não estar adequado para criar Caustics, neste caso, é melhor estudar os recursos padrões de materiais no Max antes de estudar o Mental Ray, porque as coisas são criadas da mesma forma. Usando o Material RayTrace configurado para vidro ou água, vai gerar Caustics perfeitamente sem problema e sem usar nenhum Shaders exclusivo do Mental Ray. Abraços
Valeu André, no caso adiquiri o cd do curso mental ray, porém ainda estou tendo dificuldades para usá-lo corretamente. talvez, por eu estar usando o max 6.0, e as configurações do cd estão voltadas para o 8.0, mas euu chego lá.....
Oi Daniel, tudo bem? Agora eu entendo melhor os seus problemas, se você tem o vídeo curso, eu tenho certeza que com um pouco de paciência e dedicação, você vai ficar fera no Mental Ray, praticamente todo mundo que comprou conseguiu, só não conseguiu quem não tinha a devida base nos recursos padrões do 3ds max, como a criação de materiais e os recursos padrões das luzes padrões. Mas se for esse o seu caso, pode contar com a minha ajuda para dominar essa parte e poder tirar o devido proveito do curso. Mas com certeza absoluta o problema é porque está usando o Max 6, é bem diferente nele e nem tudo funciona da mesma forma que no Max 7 e 8. O Max 6 foi a primeira versão de integração, não estava tão bem integrado como agora e a configuração é muito mais difícil, além do tempo de render e mesmo do peso do próprio Max 6, que não é uma boa versão do Max. O mesmo projeto aberto no Max 5 ou no Max 7 ficará muito mais leve de trabalhar do que no Max 6, não sei porque as viewports dele ficaram tão pesadas. A melhor forma de acompanhar o vídeo curso é pelo Max 8, usando essa versão eu tenho certeza que você vai pegar o jeito fácil, no Max 6 vai ser muito complicado. Porque as configurações são bem diferentes, o Multipler da luz não influencia na quantidade de Photons como acontece a partir do Max 7, então, para ficar bom tem que configurar os Photons em cada luz individualmente. O Energy e o Decay afetam o Final Gather também, coisa que não acontece após o Max 7, então, os resultados serão bem diferente e ainda você não pode acompanhar usando os arquivos MAX que estão no CD do curso. Seria muito importante mesmo migrar para o Max 8, você não vai se arrepender mesmo que não use o Mental Ray, porque o Max 6 é bravo mesmo em todos os sentidos. As piores versões do Max são a 4, a 6 e a 9. Eu quero muito que você tire um grande proveito do curso como a maioria dos leitores que compraram tiraram, então, me coloco a disposição para o que precisar, migra para o Max 8 e me fala se continua os problemas. Mas por desencargo de conciência, você está usando um material Standard comum nos objetos ou está usando algum material exclusivo do Mental Ray. Se for isso, então, tem que colocar um Shader Photon Basic no Slot Photons, assim, vai parar de dar a mensagem de erro. Abraços
Ok. andré. irei verificar essa parte do material standard, pois provavelmente usei um material standard comum. mas irei verificar. De qualquer maneira estou providenciando a versão 8 do max, e acho que relamente vai ficar mais fácil. Muito Obrigado André

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 348, sendo 3 membro(s) e 345 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Thiago Couto, Moura.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.