Oi Daniel, tudo bem?
Agora eu entendo melhor os seus problemas, se você tem o vídeo curso, eu tenho certeza que com um pouco de paciência e dedicação, você vai ficar fera no Mental Ray, praticamente todo mundo que comprou conseguiu, só não conseguiu quem não tinha a devida base nos recursos padrões do 3ds max, como a criação de materiais e os recursos padrões das luzes padrões.
Mas se for esse o seu caso, pode contar com a minha ajuda para dominar essa parte e poder tirar o devido proveito do curso.
Mas com certeza absoluta o problema é porque está usando o Max 6, é bem diferente nele e nem tudo funciona da mesma forma que no Max 7 e 8.
O Max 6 foi a primeira versão de integração, não estava tão bem integrado como agora e a configuração é muito mais difícil, além do tempo de render e mesmo do peso do próprio Max 6, que não é uma boa versão do Max.
O mesmo projeto aberto no Max 5 ou no Max 7 ficará muito mais leve de trabalhar do que no Max 6, não sei porque as viewports dele ficaram tão pesadas.
A melhor forma de acompanhar o vídeo curso é pelo Max 8, usando essa versão eu tenho certeza que você vai pegar o jeito fácil, no Max 6 vai ser muito complicado.
Porque as configurações são bem diferentes, o Multipler da luz não influencia na quantidade de Photons como acontece a partir do Max 7, então, para ficar bom tem que configurar os Photons em cada luz individualmente.
O Energy e o Decay afetam o Final Gather também, coisa que não acontece após o Max 7, então, os resultados serão bem diferente e ainda você não pode acompanhar usando os arquivos MAX que estão no CD do curso.
Seria muito importante mesmo migrar para o Max 8, você não vai se arrepender mesmo que não use o Mental Ray, porque o Max 6 é bravo mesmo em todos os sentidos.
As piores versões do Max são a 4, a 6 e a 9.
Eu quero muito que você tire um grande proveito do curso como a maioria dos leitores que compraram tiraram, então, me coloco a disposição para o que precisar, migra para o Max 8 e me fala se continua os problemas.
Mas por desencargo de conciência, você está usando um material Standard comum nos objetos ou está usando algum material exclusivo do Mental Ray.
Se for isso, então, tem que colocar um Shader Photon Basic no Slot Photons, assim, vai parar de dar a mensagem de erro.
Abraços