Oi Juliana, tudo bem?
A melhor forma de aplicar pessoas e vegetação nas cenas é usando Planes e mapas de opacidade.
Igual você vê em banca de Jornais, as vezes você está passando de carro e tem o Tony Ramos na porta da banca, mas é um recorte de papelão.
Em 3D essa ilusão fica perfeita se for bem feita, só não funciona bem em animação, mas para imagens estáticas de arquitetura, fica perfeito.
Se for em animação, com árvores dá para fazer usando o Look At Contraint, assim, as árvores ficam sempre viradas para a câmera, é melhor usar nas árvores de fundo.
Para ficar perfeito mesmo em animação tem que usar vegetação 3D de verdade, pelo menos em primeiro plano.
RPC só fica bom se você estiver renderizando com o render padrão do Max ou com o Mental Ray, isso se tiver o Shader dele para ler RPCs, porque nos outros renderizadores os RPCs ficam desbotados e geram muitos problemas com sombra, além de não participarem dos efeitos de iluminação da cena.
O melhor é usar Planes mesmo.
Dá uma lida neste tutorial, nele eu eplico detalhadamente como fazer e funciona perfeitamente no Mental Ray também.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14989
Agora, se for um manequin de loja, por exemplo, você pode colocar um modelo 3D de verdade na cena, nem precisa saber modelar, baixa o Make Human, gera o modelo nele e abre no 3ds max.
O link para baixar o Make Human é http://www.dedalo-3d.com/
Abraços