Olá Kael! Seja bem vindo aqui no forum!
Cara, fica bem complicado te indicar uma metodologia à ser seguida. Isso porque existem diversas maneiras de se chegar à resultados muito parecidos usando os mesmos softwares ou vários. O max sozinho faz muita coisa sem precisar de nenhum plugin, como o supermax sugeriu.Além disso, vou citar algumas maneiras para se trabalhar com arquitetura. Provavelmente as mais usadas.
Modelagem no cad ____________ texturas, luzes e render no 3dmax
Desenho 2d no cad____________ modelagem, luzes e render no 3dmax
Modelagem no revit building____________ texturas, luzes e render no 3dmax
A renderização é um outro ponto. São vários disponíveis no mercado. Os mais usados são o vray, o brazil, o maxswell e o finalrender No max, temos o scanline e o mentalray. Ainda tem recursos como radiosity e light tracer. Qual o melhor? Aquele que você se adaptar melhor. Nem vale à pena ficar discutindo sobre esse assunto tão explorado. É possível simular a realidade em materiais e iluminação com todos eles.
Dá uma explorada no conteúdo do site. Se tiver alguma dúvida, andes de postar, veja se o assunto já foi abordado nas FAQS. Você pode fazer uma busca também (ajuda bastante). Na seção de imagens e animações, muita gente mostra além da imagem, as técnica de iluminação, render e textura utilizadas. Acho legal que você esteja fazendo esse planejamento antes de escolher o conteúdo para ser estudado. Imagino que você sabe que para conseguir resultados realísticos leva tempo. A Autodesk sugere 4 anos de estudo como uma linha evolutiva para o max. É certo que quem trabalha com maquete não vai usar nem a metade dos recursos desse programa gigante e com 1 ano já é possível, com muito estudo, ter uma bagagem razoável. Espero ter ajudado! bons estudos!