Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
bender   Lajeado-RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
brudweiser   curitiba - AC
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Moraes   São Paulo
izabellima   Vitorino-PR - ES
Kamus   Petrolina PE - PE
wagnersenior   São Paulo - SP

Cad + Max: Quem sabe, sabe, mas para quem não sabe ...

Por: Osires Mathoso  

Em: 01/04/2007 01:01

...apanha. Oi, pessoal, olha eu perturbando outra vez. Eu tenho uma planta desenhada inteiramente na layer zero do cad 2007. Aí eu importo esta planta no max8. Como é que eu faço para aplicar materiais nas paredes separadamente , enfim, trabalhar nos cômodos separadamente, aplicar cor ou textura nas paredes ou pisos, já que ela vem toda agrupada. Se é possivel como faço? Se não é possivel o que devo fazer? Obrigado, abraços. Obs.: Eu estou redesenhando ela, mas a pergunta é para aprender fazer, por exemplo colocar texturas diferentes em paredes diferentes em um cômodo de uma layer só. Mais uma vez obrigado.
Olá Osires! Imagino que você deve ter conseguido importar a modelagem para o max né? Não vejo problema nas paredes chegarem agrupadas. Sobre os materiais, se você ainda não sabe como criá-los, sugiro que estude os tutoriais básicos de criação de materiais antes de pensar em usar os IDs para fazer aplicação de vários materiais em paredes diferentes da mesma casa. Aqui tem um tutorial que explica sobre o uso de ID: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988 Bons estudos!
Olá eduardoqf, tudo bem? Eu importo no max a planta em 2d, aí eu extrudo, pondo a medida de extrusão. Feito isso a planta transfoma=se em um objeto só, e eu quero selecionar uma parede só, para digamos, colocar azulejo só nesta parede. Note o que tentei fazer: criei um plane e coloquei na parede, é o correto? Existe maneira de desagrupar a planta que está como um objeto só? Eu estou redesenhando a planta toda separada, parede do quarto é uma layer, do banheiro outra, e assim para todas as paredes. Eu já estou ficando desanimado por não conseguir fazer coisas, que para voces parece serem tão faceis e para mim, tão dificeis Obrigado, abraços. ah! eu li quase todos os tutoriais basicos. Até exercitei aquele avançado sobre GI, ficou parecido com o modelo do André.
Usar um plane para representar um material diferente serve também. Se você quiser fazer azuleijos ainda mais realistas, você pode até mesmo modelar um e copiar com o array para distribuir pela superfície. Porém, isso dá muito trabalho e a diferença não é assim tão grande em relação à um mapa com textura. Usando o ID do tutorial que eu indiquei acima, você pode fácilmente aplicar várias texturas num mesmo objeto. Sobre a modelagem:agora entendi o que você fez: você está trazendo o desenho 2d como referência para modelar tudo no max. Ótima escolha. Eu apenas utilizaria o comando wall ao invés do comando extrude. Lembre-se: o max trabalha diferente do cad. Apesar de você ter aparentemente o mesmo resultado com o extrude, o wall é mais adequado para tal finalidade. Conheço muita gente que modela no max com o wall e com a prática eles conseguem fazer muuuito rápido mesmo. Pode ser que funcione também com o extrude, mas sei que com o wall, a criação de janelas e portas pelo max fica mais fácil porque as aberturas são feitas automaticamente e se precisar mudar de lugar, as aberturas acompanham junto sem ter que ajustar novamente. Se você domina bem inglês, tem um excelente tutorial sobre o uso do comando wall no help do max. É isso! Bons estudos e se precisar pode pertubar hehe! abrs!
Obrigado eduardo. Já estou com a pagina do tutorial do Multi/Sub Object aberto e vou começar a faze-lo. Mas eu estou encucado em não conseguir colocar uma textura, somente numa parede daquela planta, ou seja selecionar somente aquela parede da planta agrupada para texturizar somente aquela parede. Vou fazer o tutorial para ver se entendi o que voce quer dizer. Me perdoe se eu não estou sendo claro. Obrigado, abraços. Eduardo, executei o tutorial Multi/Sub-object, Eu devo usar a mesma tecnica para texturizar a minha parede que veio agrupada juntamente na planta, como um objeto só? Tem como dividir esta parede em varios segmentos, para ela ter varios poligonos?
Fala cara , transforma pra Poly ! e depois no subobject seleciona faces ! dai é so clicar na parede que tu quiser ( ela ira ficar vermelha) e aplicar uma material ali ! bom eu faço assim ! :D abraços !
Osires, muito possivelmente vc vai precisar usar diferentes coordenadas de mapeamento para, se não cada uma, várias paredes. Para cada parede que tenha uma imagem aplicada, vc terá que usar um canal diferente, para controlá-las individualmente. Dentro dos parâmetros da coordenada de mapeamento escolhida, existe o parâmetro Map Channel. Ele deve ter o mesmo número do MapChannel da textura que está sendo aplicada. Assim, para cada ID diferente, vc terá na pilha de modificadores uma coordenada de mapeamento aplicada. Se ficou complicado de entender me avisa que eu tento explicar com imagens. Um abraço.
Leandro, muito obrigado.Voce é bem ativo no 3D1.É legal isso. Eu ainda não fui testar o Map Channel, mas irei. Mas deixa eu te explicar o que está acontecendo: eu tenho uma planta no cad e nesta planta tem uma parede bem comprida. Quando eu importo para o Max, aplico o extrude para determinar a altura desta parede. A planta vem como uma imagem só, aí eu aplico o modificador edith mesh, até aí tudo bem, eu seleciono os poligonos e trabalho neles. Esta parede é um poligono só, e eu quero aplicar varias texturas nela, é aí que complica, eu não consigo. Obrigado, abraços.
É simples como o Allanbass te explicou. O lance do ID serve para te ajudar no caso de várias texturas numa mesma parede. Com o ID, fica fácil para selecionar a textura que você quiser depois, sem ter que fazer o processo de seleção por face novamente. Vou ver se faço um tuto bem simples ok? abrs!
Obrigado eduardo. Tudo bem? Por enquanto eu vou batendo a minha cabeça por aqui. Como é dificil ver o belo trabalho do pessoal do site, querer fazer ao menos parecido e não conseguir,mas eu sou teimoso, um dia eu faço. Obrigado pela paciencia que voces tem comigo. Leandro, Já mexi em tudo nas IDs e não consegui nada. Mas eu vou tentando. Mas que está complicado está. Allansbass, me perdoe eu não te dar um retorno, é que eu estou meio confuso, dando tiro para todos os lados. Obrigado a todos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 331, sendo 8 membro(s) e 323 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Negreiroscg, Sergio1987, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.