Cad + Max: Quem sabe, sabe, mas para quem não sabe ...

Por: Osires Mathoso  

Em: 01/04/2007 01:01

Então... fiz esse mini tuto onde aplico apenas 3 materiais diferentes num box. Crie um box, clique com o botão direito sobre ele e converta em editable poly. Depois vá no menu modify e selecione polygon e clique em uma das faces. Percaba que ele ficará vermelha. Volte para o menu modify e desça a barra de rolagem até você encontrar os "polygon properties". Onde tem set ID, clique em 1 (poderia ser qualquer número). Ao fazer isso, você estabeleceu o ID 1 para a face selecionada. Agora clique numa outra face, vá em set ID e use o número 2 e assim por diante. Feito isso, suba a barra de rolagem e clique novamente em polygon. Perceba que o aspecto do seu box voltou ao normal. O mesmo procedimento você usa nas paredes da sua casa, para superfícies que receberão materiais diferentes. Agora vem os materiais: abra o editor de materiais e crie os materiais que você deseja usar. Feito isso, clique novamente no box e em modifiers clique em polygon. Desca a barra de rolagem e digite o número que corresponde à face que você determinou previamente em "select id". Perceba que a face muda de côr. Agora é só aplicar o material desejado e usar o modificador uvwmap em box para ajustar o mapeamento. O resto é só repetição. Você pode também usar o texture correction no menu "pop up" para visualizar melhor as texturas na viewport. Só lembrando que essa técnica se torna mais viável quando temos em um mesmo objeto vários materiais diferentes ou iguais, mas em faces diferentes (como uma bola de futebol). Assim, selecionando o ID desejado, ele seleciona automaticamente todas as faces. No caso de aplicar uma textura diferente em apenas uma ou duas faces, você pode apenas selecionar a face desejada e aplicar o material como descrito acima sem usar os IDs. É isso colega! Espero ter ajudado! abraço!
Osires, se o que vc quer é aplicar texturas diferentes em faces diferentes da parede, siga a explicação do Eduardo aí em cima. Se quiser aplicar várias texturas numa mesma face, edite a textura no PS e aplique numa mesma face ou divida sua face em várias. Se ainda não for nada disso, por favor, envie uma imagem explicando exatamente o que vc deseja, ok? Um abração.
Eduardo, muito obrigado mesmo, por voce se dar ao trabalho de fazer este tutorial para mim. Vou anexar estas informações junto com as que eu fiz do tutorial sobre Multi/ Sub-object que voce sugeriu que eu lesse, eu até executei aquele tutorial. Mas o que eu estou tentando fazer é colocar mais de uma textura na parede importada do cad, para isso eu acho que teria que ser criados mais segmentos naquela parede, ( porque ela vem com um segmento só), para em cada segmento colocar uma textura, como se fosse colocar duas texturas em uma face do box que voce fez. Nesse box é possivel colocar mais de um segmento por face, mas na parede eu não consigo.
"Leandro Oliveira" disse: Osires, se o que vc quer é aplicar texturas diferentes em faces diferentes da parede, siga a explicação do Eduardo aí em cima. Se quiser aplicar várias texturas numa mesma face, edite a textura no PS e aplique numa mesma face ou divida sua face em várias. Se ainda não for nada disso, por favor, envie uma imagem explicando exatamente o que vc deseja, ok? Um abração.
Leandro, a parede vem com uma face só do cad e no max eu não consigo subdividi-la,acho que é mesmo no Photoshop Obrigadão.
Ou faz o seguinte: converte a parede em Poly, selecione as edges paralelas ao piso e clica em Connect, nos parâmetros do Poly. Escolha quantos segmentos vc quer e então terá mais subdivisões na sua parede. Entendeu?
"Leandro Oliveira" disse: Ou faz o seguinte: converte a parede em Poly, selecione as edges paralelas ao piso e clica em Connect, nos parâmetros do Poly. Escolha quantos segmentos vc quer e então terá mais subdivisões na sua parede. Entendeu?
Entendi, Leandro.` É isso aí. Era isso que eu queria, agora eu posso colocar quantas texturas eu quiser nesta bendita parede usando as explicações fornecidas por voces. Muito obrigado mesmo. Eu sou meio devagar, mas todas as vezes que eu peço alguma explicaçao para voces e voces me explicam, eu demoro mas acabo aprendendo. Obrigado e abraços.
Manda ver Osires! Você é esforçado!
Ola, pessoal que participou deste tópico, muito obrigado mesmo, agora já estou me sentindo encorajado a partir para a modelagem da minha planta. Depois eu vejo com voces moveis, plantas e afins( grama eu já sei fazer aquela do Juliano). Muito obrigado mesmo, voces só fazem enriquecer os meus conhecimentos. Abraços.
Blz, cara. Estamos aí. Depois mostra pra gente como está ficando. Um abração
aproveitando o topico... como faço pra criar um link entre o cad e o max, para as alterações q eu faça posteriormente no cad atualizarem direto no max... obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 369, sendo 3 membro(s) e 366 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Thiago Couto, Moura.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.