Sofrendo com modelagem no cad 2007 - Parte 2

Por: Osires Mathoso  

Em: 04/04/2007 22:00

Heuew, Juliana, tudo bem? Depois de muita luta consegui extrudar a planta como o Heuew ensinou e tambem no metodo que a Juliana ensinou. Agora outro problema: Quando eu importo no Max a planta vem toda "wire", aramada, mesmo eu salvando ela no Cad no modo conceitual. O que devo fazer no Cad para que a planta chegue no Max em condições de ser trabalhada com texturas? Ou o que devo fazer no Max para trabalhar nela com texturas? Obrigado e abraços. Obs.: Eu estou me referindo ao Heuew e a Juliana porque foram os dois que participaram comigo no post anterior, mas tambem quem puder e quiser me ensinar, tudo bem, porque novos conhecimentos nunca é demais Obrigado a todos.
Olá Osires! Os modos de visualização do cad independem dos do max. Eles servem apenas para auxiliar na visualização do objeto. Dá uma olhada no menu pop up do max. Ele aparece quando clicamos com o botão direito sobre os nomes "top", "perspective", "front"... vá em "other" e escolha o modo que vc deseja, ou simplesmente aperte F3 até obter o modo de visualização na viewport que vc precisa. abrs!
Oi Eduardo, tudo bem?. No Cad eu extrudei a planta toda. Ela ficou bonita, bem fechadinha, bem alinhada. Só que quando eu importo no Max ela vem como se fosse o modo wire do Max, já tentei aplicar o material padrão cinza do Max, mas não adiantou. Tambem já selecionei os diversos modos de visualização da viewport, tambem não mudou a visualizaçao dela. Mas eu vou tentando daqui e voces daí, daqui um pouco dá certo! Obs.: Ela vem como se fosse um objeto só, porque eu extrudei o layer zero, não separei por layers. Obrigado, abraços.
então osires, como o eduardo falou, vc clica com o botão direito onde ta escrito o tipo de ciewport (indicada pela seta) e marca smooth, ou vai em others e escolhe o tipo de visão q vc quer... ou melhor ainda aperta F3 q vai mudando. acho q n adicionei muita coisa, apenas repeti o q o eduardo falou, então vou adicionar uma img aki pra ficar mais facil abraços ;)
Oi Unchuck, Eu entendi o que voces explicaram e fiz o teste, mas o problema acho que não está na visualização. Porque mesmo que eu mude o modo de visualização no Max, ela continua como se fosse no modo 3d wireframe do Cad. Obrigado pela ajuda. Valeu! Abraços.
Opa Osires Mathoso, tdo bem? Vamos lá, o que vc quer fazer? Vc quer objetos independentes uns dos outros? vc quer aplicar materiais? vc quer ver ao inves de wire ver o teu objeto preenchido na viewport? Pq essas coisas vc pode fazer independente umas das outras. Vc nao precisa separar as paredes para aplicar materiais, p exemplo. Mas se quisesse q ela ja chegasse pronta com tudo separado, era p vc ter separado por layeres no AutoCAD ainda. Mas tb podem ser separadas agora no Max. Mas precisamos q vc seja claro e diga o q vc quer fazer primeiro, depois vc diz o q quer em seguida e ai vai, blz? Se não estivermos conseguindo entender vc, posta uma imagem q vai facilitar e mto, blz amigo? Abraços, André - heuew
cara posso n ter entendido mas tenta apertar f3 nas views do max ..acho q e isso q vc quer ver .. se e q entendi sua pergunta ... se n der nd ainda.. tem modelo ta com problemas de importacao..... de uma olhadinha q no cad 2007 pro max .. andei tendo uns problemas de escala .. por sinal achei o cad 2007.. uma merd.... uso desde o r14 e considero este mto ruim .. o 2006 ainda pra mim e bem melhor... mas e opniao pessoal isso
Qual a versão do seu AutoCAD e do Max?
heuew, me perdoe por eu não estar sendo claro, porque quando eu imagino uma coisa e ela não sai nem um pouquinho parecida com oque eu queria eu fico nervoso e consequentemente confuso. Mas como disse Jack o... , vamos por partes: 1) não quero ver o wire do extrude no Cad ( que alias, aprendi com voces), aqui no Max; 2)quero ver a planta prenchida na viewport; 3)como fazer essas coisas independente uma das outras?; 4)como separar as paredes agora no Max? Se for com Multi Sub-object voces já me ensinaram fazer e eu estou estudando bastante, acho que estou no caminho; 5)não sei postar imagens.Como faço para postar a imagem se depois das suas explicações eu não conseguir sanar as duvidas destes cinco topicos. Obrigadão, abraços. osires ------------------- for me too... leandro, tudo bem?. a versão que eu estou usando é o Max 8 e o Cad 2007. Obrigado, abraços.
Oi Osires, tudo bem? Eu acho que o problema está em querer aprender dois programas complexos ao mesmo tempo. O certo é estudar bem o AutoCAD esquecendo do acabamento que pode dar no Max, tem que estar fera no CAD, sabendo trabalhar bem com Layers, que é a primeira coisa que deve se aprender, sabendo modelar o que quiser lá, que depende muito mais dos conhecimentos de 2D do que de 3D, já que de 3D são poucos comandos e tudo é feito com base em 2D, pois o AutoCAD é um programa 2.5D. O correto é modelar tudo no AutoCAD em Layers separados de acordo com os materiais que vai aplicar no Max depois, pelo simples fato que é milhares de vezes mais prático e mais rápido do que separar tudo em Multi/Sub-Object no Max depois. É só isso que precisa, mas mesmo que não fizer, poderá aplicar texturas sem o menor problema, porque qualquer objeto feito no AutoCAD chega perfeito no Max e pode aplicar qualquer recurso do programa sobre ele. Sobre a questão da visão em Wire, realmente não tem como dar este problema, se está muito no início é a tecla F3, como todo mundo comentou, ela que muda de Wire para Shade em qualquer Viewport, mas se ficar em Shader com Wire junto, então, tecle F4 que ficará apenas o Shade. Mas se não for isso, então, a única opção que me passa pela cabeça é você estar falando das Edges diagonais que aparecem em todas as faces, em todas as paredes e em tudo mais, em vez de vir polígonos quadrados. Se for isso, então, esquece e se preocupe com o resto, porque isso não muda nada e qualquer modelo importado de outro programa virá com as Edges diagonais, apenas as primitivas criadas no Max tem essa edge diagonal escondida por padrão, mas ela está lá, porque não existe polígono quadrado em 3D, só existem polígonos triangulares. Sobre a separação das coisas, inclusive das paredes, é como eu e os outros leitores disseram, o certo é separar em Layers no AutoCAD, é muito mais fácil e muito mais rápido do que ficar selecionando faces no Max para separar por ID em Sub-Objects. Sobre postar imagens, quando clica no botão Responder, aparece um campo para inserir a imagem logo abaixo da caixa onde digita o texto, basta clicar no botão Procurar ou Browse, conforme seu sistema operacional, e escolher a imagem na HD. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 346, sendo 3 membro(s) e 343 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Thiago Couto, Moura.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.