Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Gaona   Brasil - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
LuizBulldog   Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Quelcio's   Aracaju-SE - SE
RafaelCordeiro   Rio de Janeiro - RJ

Sofrendo com modelagem no cad 2007 - parte 3 - agradecimento

Por: Osires Mathoso  

Em: 08/04/2007 17:41

Oi gente, tudo bem? Eu concordo plenamente com o Jualiano e com a Juliana sobre modelar num programa de CAD, sempre briguei muito aqui por causa disso, por discordar das pessoas que modelavam no Max, pois ele não é um programa adequado para trabalhar com medidas precisas. Modelando num programa de CAD você terá muitas vantagens se é o arquiteto ou engenheiro que idealizou o projeto, porque terá toda a lista de materiais, quantitativos, valores, cotações, poderá extrair a planta baixa e os cortes automaticamente a partir do modelo 3D e muito mais. Um programa de CAD não serve apenas para modelar em 3D, serve para projetar em 3D, o que é bem diferente, porque estes programas permitem fazer modificações facilmente no modelo e vão alterar todo o resto automaticamente, como lista de materiais, por exemplo. Claro que estou falando de programas de CAD mais apropriados e robustos para modelagem arquitetônica, o que não é o caso do AutoCAD, que sempre foi muito fraco para modelagem 3D, ele é muito bom para desehar o projeto 2D. Num programa de CAD como o Architectural Desktop (ADT), ou melhor ainda, num programa super moderno como o Revit, tudo será uma maravilha, é tudo que qualquer arquiteto ou engenheiro sonhou em termos de projetar em 3D. Nunca mais terá que desenhar nada em 2D. Agora, se o objetivo é apenas a visualização do projeto em 3D, se não vai projetar em 3D, já tem o projeto em 2D e só deseja criar a visualização realista do projeto, como era feito antigamente com maquetes usando madeira balsa, então, não é necessário modelar com medidas milimetricamente precisas num programa de CAD. Pode simplesmente importar o projeto 2D para usar de referência na modelagem da maquete num programa artístico como o 3ds max. O modelo não será usado para listar materiais e calcular o preço da obra, será usado apenas como mera ilustração, então, pequenas diferenças de medidas não vão mudar nada. Se a pessoa não é o engenheiro ou o arquiteto do projeto, apenas presta serviço de maquete eletrônica para estes profissionais, como antigamente os artistas faziam com madeira balsa, então, é mais um motivo para fazer direto no Max sem passar por um progama de CAD. Mas sempre vai depender da planta baixa desenhada no AutoCAD, porque só um monge budista desenharia uma planta baixa 2D com medidas precisas no 3ds max. Para o pessoal que perguntou sobre essa parte e sobre a abertura automática dos buracos nas paredes criadas no Max, eu fiz algumas imagens para ilustrar o processo. Primeiro vai criar a parede com o Wall se baseando nas linhas da planta baixa importada do AutoCAD. Depois você pode criar as portas e janelas automáticas que o Max oferece usando os comandos Doors e Windows, colocando na posição que deseja na parede. Depois você apenas linca a porta ou janela na parede, assim, o buraco é criado automaticamente. Se você mover a porta ou janela de lugar, o buraco vai acompanhar em tempo real, igual no ADT, por exemplo. Por fim, se quiser transformar a parede em Poly, depois que os buracos estiverem definidos corretamente e não for mudar mais, não tem problema, pode transformar em Poly e modificar a parede como desejar, criando um oitão, por exemplo. Abraços
André, tudo bem? olha só o que eu fiz no Max, está tudo errado, né? As linhas ficaram finas e eu as coloquei duplas para elas cobrirem a espessura das linhas do projeto cad. obrigado, abraços
Osiris.... fico muito feliz que vc ja esta conseguindo fazer os modelos... é assim mesmo no inicio... trabalhar com estes programas n é facil....mas eu gosto de trabalhar no cad mesmo... como sou arquitetae sou depentende deste programa. Agora no max eu estou devagar começando a desvendar seus misterios..hehehe qdo o Juliano fala de ADT - Archtectural Desktop eu não congeço muito este programa. por falta de tempo mesmo... Agora vc vai ter que experimentar estes programas para decidir qual se adequa mas para seus estudos Este forum é bem legal mesmo... as dicas são bem validas e o pessoal é de primeira linha qualquer duvida já sabe é só postar aqui ! hehehe Abraços
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Juliana, muito obrigado mesmo! Eu cheguei neste estágio é graças a voces, porque sem voces eu não sou ninguem! Mas pode ter certeza, vou exercitar as suas dicas de portas e janelas. abraços.
Oi gente, tudo bem? Osires, eu não tenho a menor idéia do que você fez, porque não tem como ficar assim, só se criar dois Wall um do lado do outro. Para criar o Wall, você vai pela vista Top contornando as linhas das paredes que está na planta baixa importada do AutoCAD, pois é a planta baixa que serve como referência. A melhor opção de todas é desenhar a linha com o perímetro das paredes no AutoCAD, depois, usa o Pick Shape do Wall para criar as paredes automaticamente com base nestas linhas. Juliana, para você é melhor mesmo continuar modelando num programa de CAD, porque já manja de fazer assim e é acostumada a trabalhar com medidas milimetricamente precisas. Quem vem do AutoCAD para modelar no Max, sente muito mais dificuldade do que uma pessoa que nunca modelou nada em 3D, justamente pela falta das medidas milimetricamente precisas. Mas vale muito a pena você dar uma olhada no ADT, porque é exatamente o AutoCAD, só que com recursos mais robustos para modelagem arquitetônica 3D. Todos os comandos que você usa no AutoCAD vão estar disponíveis no ADT, se não tiver ícone, pode usar digitando porque eles estão lá, o ADT foi feito em cima do AutoCAD, você não vai sentir dificuldade nenhuma nele. Agora, hoje em dia o programa mais fabuloso para modelagem arquitetônica é o Revit, também da Autodesk. Ele permite uma produtividade imensa, com alto detalhamento da maquete e gerando toda a parte 2D e de documentação a partir do modelo 3D. É o programa ideal para projetar em 3D. Abraços
oi Osiris.. e ai? como esta seus estudos? mande alguma imagem para saber como esta sua evoluçãp
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711183.

Total de membros registrados: 138697

Últimos membros registrados: gojicream, wawecap, wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520.

Usuário(s) on-line na última hora: 399, sendo 14 membro(s) e 385 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, gojicream, Hot, tsmodelagem3d, wlacc, NunoGarcia, wawecap, Le_Andro, Ricardo Paranhos, Moura, Luan, Rodrigo, jessicatorres, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.