Oi gente, tudo bem?
Eu concordo plenamente com o Jualiano e com a Juliana sobre modelar num programa de CAD, sempre briguei muito aqui por causa disso, por discordar das pessoas que modelavam no Max, pois ele não é um programa adequado para trabalhar com medidas precisas.
Modelando num programa de CAD você terá muitas vantagens se é o arquiteto ou engenheiro que idealizou o projeto, porque terá toda a lista de materiais, quantitativos, valores, cotações, poderá extrair a planta baixa e os cortes automaticamente a partir do modelo 3D e muito mais.
Um programa de CAD não serve apenas para modelar em 3D, serve para projetar em 3D, o que é bem diferente, porque estes programas permitem fazer modificações facilmente no modelo e vão alterar todo o resto automaticamente, como lista de materiais, por exemplo.
Claro que estou falando de programas de CAD mais apropriados e robustos para modelagem arquitetônica, o que não é o caso do AutoCAD, que sempre foi muito fraco para modelagem 3D, ele é muito bom para desehar o projeto 2D.
Num programa de CAD como o Architectural Desktop (ADT), ou melhor ainda, num programa super moderno como o Revit, tudo será uma maravilha, é tudo que qualquer arquiteto ou engenheiro sonhou em termos de projetar em 3D.
Nunca mais terá que desenhar nada em 2D.
Agora, se o objetivo é apenas a visualização do projeto em 3D, se não vai projetar em 3D, já tem o projeto em 2D e só deseja criar a visualização realista do projeto, como era feito antigamente com maquetes usando madeira balsa, então, não é necessário modelar com medidas milimetricamente precisas num programa de CAD.
Pode simplesmente importar o projeto 2D para usar de referência na modelagem da maquete num programa artístico como o 3ds max.
O modelo não será usado para listar materiais e calcular o preço da obra, será usado apenas como mera ilustração, então, pequenas diferenças de medidas não vão mudar nada.
Se a pessoa não é o engenheiro ou o arquiteto do projeto, apenas presta serviço de maquete eletrônica para estes profissionais, como antigamente os artistas faziam com madeira balsa, então, é mais um motivo para fazer direto no Max sem passar por um progama de CAD.
Mas sempre vai depender da planta baixa desenhada no AutoCAD, porque só um monge budista desenharia uma planta baixa 2D com medidas precisas no 3ds max.
Para o pessoal que perguntou sobre essa parte e sobre a abertura automática dos buracos nas paredes criadas no Max, eu fiz algumas imagens para ilustrar o processo.
Primeiro vai criar a parede com o Wall se baseando nas linhas da planta baixa importada do AutoCAD.
Depois você pode criar as portas e janelas automáticas que o Max oferece usando os comandos Doors e Windows, colocando na posição que deseja na parede.
Depois você apenas linca a porta ou janela na parede, assim, o buraco é criado automaticamente.
Se você mover a porta ou janela de lugar, o buraco vai acompanhar em tempo real, igual no ADT, por exemplo.
Por fim, se quiser transformar a parede em Poly, depois que os buracos estiverem definidos corretamente e não for mudar mais, não tem problema, pode transformar em Poly e modificar a parede como desejar, criando um oitão, por exemplo.
Abraços