Oi gente, tudo bem?
os RPCs só têm uma vantagem, trocarem a foto de acordo com a posição da câmera para parecer que são de verdade.
Essa é realmente a única vantagem, porque todo o resto pode ser feito no Max mesmo sem plug-in nenhum, só fica difícil trocar a imagem de acordo com a posição da câmera, precisaria escrever um Script.
Então, se não é uma animação, se é uma imagem Still, não tem nenhuma vantagem de usar RPC, vai deixar a qualidade final prejudicada, porque eles não se integram na cena.
Mas tem uma dica legal que permite continuar usando os RPCs de outra forma, porque as imagens deles são muito boas, o problema é o plug-in, que não aceita GI, não aceita iluminação moderna.
Então você pode colocar um RPC numa cena vazia, fazer um render dele de frente, usando o Scanline mesmo, e salvar em TGA para ficar com o recorte certo e poder retirar o fundo.
Ai é só aplicar essa imagem como textura num Plane, copiando a mesma imagem para o canal Opacity e habilitando as opções de Alpha, o recorte será criado perfeitamente.
Dessa forma você poderá usar a imagem do RPC num Plane, como sempre foi feito em maquete eletrônica, e ter todos os efeitos modernos de iluminação interagindo com ela.
O resultado final será muito melhor.
Abraços