Oi gente, tudo bem?
Rodrigo>
Se você conhece bem o AutoCAD e usa o Active3D, então, não é jogo ir modelar no Max.
Só vale a pena ir para o Max quem modela no AutoCAD puro, porque será muito mais rápido e muito mais fácil modelar no Max.
Mas quem usa estes programas de CAD destinados à modelagem de maquete, não precisa modelar no Max e não seria a melhor opção, é muito melhor modelar num programa de CAD moderno se já tem domínio sobre ele.
Acontece que muita gente presta serviço de maquete eletrônica com o Max e não conhece nada de CAD, para essas pessoas é melhor modelar no Max.
Ou então quem é usuário de AutoCAD sem Archi3D, Active 3D e tudo mais, também não vale a pena se a pessoa modela no ADT ou no Revit.
Sempre é melhor modelar num programa de CAD moderno, só fica difícil se for modelar no AutoCAD puro.
Sobre a edição do Wall como polígonos, não tem o menor problema, será uma malha editável como qualquer outra e poderá fazer o que quiser com ela.
Adpierre>
O ideal é você fazer num outro Layer apenas o contorno da parede com uma Polyline, assim, com apenas um clique de Mouse você terá toda a parede modelada no Max.
Porque bastará selecionar o Wall, clicar em Pick Spline e clicar nesta linha de contorno, assim, toda a parede será gerada automaticamente de acordo com a espessura e pé direito que tiver definido.
Qualquer linha importada do AutoCAD chega no Max como se fosse uma linha nativa dele, com todos os recursos que uma Line padrão do programa tem.
Você vai importar o arquivo DWG direto, não vai usar 3DS, porque 3DS não aceita linhas, apenas geometrias 3D.
3DS é a versão de arquivo antiga do programa que antecedeu o 3ds max, naquela época o arquivo que guardava linhas era o SHP.
Hoje você pode abrir o arquivo DWG no Max sem o menor problema pelo File>Import>AutoCAD Drawing.
Daniel>
Você pode pegar o Wall, ligar o Snap Vertex e ir contornando a sua planta baixa importada do AutoCAD, ou pode fazer num Layer separado no AutoCAD o contorno das paredes, assim, com apenas um clique de Mouse no Max todas as paredes serão criadas automaticamente.
O Wall tem o recurso Pick Spline dentro do menu Keyboard, clicando nele e numa linha, o Wall cria uma parede com base nessa linha, usando a espessura e o pé direito de acordo com o que você definiu nos parâmetros dele.
Eduardo>
Eu queria entender como estes usuários conseguem fazer isso, porque eu realmente não vejo uma forma prática.
Tudo bem que pode fazer, é igual ir a pé para Aparecida, é difícil, leva muito mais tempo do que ir de carro, toma a maior canseira, mas dá para ir.
Eu vejo dessa forma, porque não consigo imaginar uma forma prática de desenhar a planta baixa em 2D no Max para poder modelar o projeto em 3D.
Também não vejo uma forma prática que respeite a precisão exigida para um projeto arquitetônico se for modelar direto sem a referência da planta baixa 2D.
A única forma que me passa pela cabeça é a pessoa não fazer com linhas, fazer com retângulos, assim, conseguiria respeitar as medidas mais facilmente no desenho 2D.
Mas no mínimo levaria 10 vezes mais tempo do que fazer o mesmo desenho no AutoCAD.
Se a opção for usar Grids, então, é muito pior e muito mais lento.
Por fim, concordo plenamente com o Eduardo sobre a área de atuação dos programas e na mensagem para o Rodrigo eu também falo isso.
Não vale a pena modelar no Max se você domina um programa de CAD moderno (BIM).
Só vale a pena para quem não é usuário do AutoCAD 3D, apenas desenha o projeto em 2D nele ou nem isso.
E para quem modela no AutoCAD puro, sem Arqui3D ou Active3D, porque modelar no AutoCAD puro é um martírio.
Abraços