Modelagem Maquete no MAX???

Por: rodrigoavicente  

Em: 25/04/2007 11:08

Oi, tenho uma pequena duvida... Porque os escritórios de computação gráfica pra arquitetura estão trabalhando com a modelagem no próprio Max ao invés de utilizarem um soft de cad especifico para isso e depois exportar pro Max? Quais as vantagens? Pois no programas Cad, temos varias ferramentas pra costumização de modelos arquitetonicos, como esquadrias e telhados por exemplo. E onde posso encontrar tutoriais de modelagem de maquetes? Obrigado
site: http://www.rvicente.com
Eae Rodrigo, blza? Como eu não trabalho na área de arquitetura não posso te responder qnto a preferência do soft. Não sei se tem essa interação pra exportar os modelos do Cad pro Max tb. Deve haver, mas eu desconheço. O que eu sei que eh facíl pegar a planta do Cad com as linhas fechadas, colocar um pé direito no Max e levantar as paredes. Modelos prontos tem aos montes. Dae o negocio é texturizar e iluminar. E dar um toque pessoal ao trabalho. Se tiver que modelar alguma coisa o Max oferece uma facilidade enorme para o desenvolvimento da modelagem de produtos. O que eu posso fzr eh responder a tua ultima pergunta. Tu pode encontrar tutoriais de modelagem aqui mesmo na 3D1 no link http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13222. Tem todos os níveis, do básico ao avançado. É só vc pular os que falam sobre modelagem orgânica que já tá ótimo pra estudar a parte de modelagem para maquetes. Abraço e sucesso, Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Oi Rodrigo, tudo bem? Até há poucos anos atrás eu defendia que a modelagem deveria ser feita num programa de CAD. Mas a partir do Max 6 a Autodesk resolveu colocar todas as utilidades para arquitetura que tinham desenvolvido apenas para o Viz, porque o Viz ninguém usa. Assim, ficou muito mais fácil e mais rápido modelar no Max do que no AutoCAD. Não é mais fácil e mais rápido do que modelar num Revit, que é o melhor programa de CAD para este fim atualmente. Mas se for para modelar no AutoCAD com os recursos padrões do programa, fica muito pouco produtivo, daria para fazer 10 vezes mais rápido no Max. Claro que você sempre vai precisar importar a planta baixa 2D do AutoCAD, porque o Max não serve para desenhar o projeto em 2D com precisão como no AutoCAD. Mas com base nas linhas da planta baixa, você pode cria as paredes rapidamente com o Wall do Max, depois, pode criar as portas e janelas automaticamente com os recursos de Doors e Windows do Max. O buraco na parede será aberto automaticamente, depois você ainda pode mover a porta ou janela pela parede que o buraco acompanha em tempo real. A edição das paredes transformadas em Poly é bem mais rápida e bem mais fácil do que editar no AutoCAD. Fazer o telhado distribuindo telhas com o Array e depois para posicionar é muito mais fácil do que no AutoCAD e fica muito mais leve no render do que se fizer no AutoCAD. Então, realmente é muito mais prático e mais rápido fazer a modelagem no Max se o objetivo é apenas a visualização. Agora, tutoriais específicos para isso praticamente não existem, o Wall, o Windows e o Doors são super fáceis de usar, nem tem o que explicar. E o resto, a edição das paredes, modelagem de telhas, beirais e tudo mais, são feitos com recursos normais de modelagem do Max, é só estudar o programa que saberá modelar qualquer coisa. Olha umas imagens que mostram o uso do Wall, Doors e Windows. Primeiro vai criar a parede com o Wall se baseando nas linhas da planta baixa importada do AutoCAD. Depois você pode criar as portas e janelas automáticas que o Max oferece usando os comandos Doors e Windows, colocando na posição que deseja na parede. Depois você apenas linca a porta ou janela na parede, assim, o buraco é criado automaticamente. Se você mover a porta ou janela de lugar, o buraco vai acompanhar em tempo real, igual no ADT, por exemplo. Por fim, se quiser transformar a parede em Poly, depois que os buracos estiverem definidos corretamente e não for mudar mais, não tem problema, pode transformar em Poly e modificar a parede como desejar, criando um oitão, por exemplo. Abraços
Fala andre, blz? Cara , você deu uma verdadeira aula. :) Pra mim, os escritórios de computação grafica, modelava ate as paredes atraves de poly by poly, mas com wall realmente é muito mais rápido. Eu preciso praticar modelagem de maquetes no MAX, pois sou viciado em CAD porque sempre trabalhei em escritorio de arquitetura, entao eu aproveito o 3d que eu fiz pra gerar todo o projeto pra fazer também a maquete. Ah, também utilizo o Active3D da Grapho www.grapho.com.br , que na minha opinião é bem melhor que o Revit além de também rodar dentro do autocad e de pertencer a uma empresa brasileira, o suporte é muito melhor :) Só uma pergunta, não gera nenhum tipo de problema transformar uma wall em editable poly? muito obrigado abracos
site: http://www.rvicente.com
meu caro André Vieira. vc falou em "importar a planta baixa 2D do AutoCAD" mas ele reconhece as linhas da parde para transformar el wall?
"Nem toda nota é o tom."
adpierre, acredito que quando se importa o arquivo do Cad, voce só usa como base. Para fazer a parede usa-se a ferramenta wall do Max, que v. encontra dentro do menu desdobrável AEC Extended da ferramenta Geometry.
Olá pessoal! Realmente em se tratando de modelagem de arquitetura, os programas que usam a tecnologia BIM (building information modeling) sem na frente disparado. Podemos citar o revit building, o ADT (architectural desktop), o arqui3d, o autocad quando equipado com o plugin active 3d entre outros. O max, como o andré disse, não deixa à desejar, quando o assunto é modelagem, pois ele é paramétrico também como os programas citados acima. A diferença é que os programas que usam BIM, geram toda a parte técnica em 2d também. Rodrigoavicente, Quando transformamos o objeto wall em editable poly, estamos desfazendo a pilha de modificadores e tornando o arquivo mais leve. Por isso devemos fazer essa operação apenas quando tudo estiver no lugar certo. Adpierre, Desenhar uma planta baixa no max é bem mais complicado que fazê-la num programa de cad. Aqui no forum tem usuários que não se importam com isso e conseguem fazer tudo no max mesmo, e fazem bonito! Mas o mais indicado para quem quer fazer toda modelagem no max (não a regra), seria importar a planta baixa em 2d do cad para depois usá-la como referência para o comando wall. No help do max tem um tutorial muito bom sobre o uso desses comando de modelagem de paredes. abraços!
Oi gente, tudo bem? Rodrigo> Se você conhece bem o AutoCAD e usa o Active3D, então, não é jogo ir modelar no Max. Só vale a pena ir para o Max quem modela no AutoCAD puro, porque será muito mais rápido e muito mais fácil modelar no Max. Mas quem usa estes programas de CAD destinados à modelagem de maquete, não precisa modelar no Max e não seria a melhor opção, é muito melhor modelar num programa de CAD moderno se já tem domínio sobre ele. Acontece que muita gente presta serviço de maquete eletrônica com o Max e não conhece nada de CAD, para essas pessoas é melhor modelar no Max. Ou então quem é usuário de AutoCAD sem Archi3D, Active 3D e tudo mais, também não vale a pena se a pessoa modela no ADT ou no Revit. Sempre é melhor modelar num programa de CAD moderno, só fica difícil se for modelar no AutoCAD puro. Sobre a edição do Wall como polígonos, não tem o menor problema, será uma malha editável como qualquer outra e poderá fazer o que quiser com ela. Adpierre> O ideal é você fazer num outro Layer apenas o contorno da parede com uma Polyline, assim, com apenas um clique de Mouse você terá toda a parede modelada no Max. Porque bastará selecionar o Wall, clicar em Pick Spline e clicar nesta linha de contorno, assim, toda a parede será gerada automaticamente de acordo com a espessura e pé direito que tiver definido. Qualquer linha importada do AutoCAD chega no Max como se fosse uma linha nativa dele, com todos os recursos que uma Line padrão do programa tem. Você vai importar o arquivo DWG direto, não vai usar 3DS, porque 3DS não aceita linhas, apenas geometrias 3D. 3DS é a versão de arquivo antiga do programa que antecedeu o 3ds max, naquela época o arquivo que guardava linhas era o SHP. Hoje você pode abrir o arquivo DWG no Max sem o menor problema pelo File>Import>AutoCAD Drawing. Daniel> Você pode pegar o Wall, ligar o Snap Vertex e ir contornando a sua planta baixa importada do AutoCAD, ou pode fazer num Layer separado no AutoCAD o contorno das paredes, assim, com apenas um clique de Mouse no Max todas as paredes serão criadas automaticamente. O Wall tem o recurso Pick Spline dentro do menu Keyboard, clicando nele e numa linha, o Wall cria uma parede com base nessa linha, usando a espessura e o pé direito de acordo com o que você definiu nos parâmetros dele. Eduardo> Eu queria entender como estes usuários conseguem fazer isso, porque eu realmente não vejo uma forma prática. Tudo bem que pode fazer, é igual ir a pé para Aparecida, é difícil, leva muito mais tempo do que ir de carro, toma a maior canseira, mas dá para ir. Eu vejo dessa forma, porque não consigo imaginar uma forma prática de desenhar a planta baixa em 2D no Max para poder modelar o projeto em 3D. Também não vejo uma forma prática que respeite a precisão exigida para um projeto arquitetônico se for modelar direto sem a referência da planta baixa 2D. A única forma que me passa pela cabeça é a pessoa não fazer com linhas, fazer com retângulos, assim, conseguiria respeitar as medidas mais facilmente no desenho 2D. Mas no mínimo levaria 10 vezes mais tempo do que fazer o mesmo desenho no AutoCAD. Se a opção for usar Grids, então, é muito pior e muito mais lento. Por fim, concordo plenamente com o Eduardo sobre a área de atuação dos programas e na mensagem para o Rodrigo eu também falo isso. Não vale a pena modelar no Max se você domina um programa de CAD moderno (BIM). Só vale a pena para quem não é usuário do AutoCAD 3D, apenas desenha o projeto em 2D nele ou nem isso. E para quem modela no AutoCAD puro, sem Arqui3D ou Active3D, porque modelar no AutoCAD puro é um martírio. Abraços
ahahahaha... cara eu so muito burro meo... sabe como eu fiz pra criar a planta baixa da casa dos meus pais?! Eu a criei ralando muito com a line (mas antes passei dias estudando os vertices e como fazer curvas nos segmentos ou como deixá-los em linha reta), fiz um shape (se é assim q se diz), aí dei um Extrude... e pra criar as entradas de portas e janelas eu criei um box no tamanha convencional das portas e janelas lá da casa dos meus pais... e com a opção Bollean eu fui fazendo a abertura pra colocar as portas e janelas... QUE TRABALHEIRA ... não acredito q era so colocar as portas e automaticamente ja eram feitas as aberturas, tão facil assim... hehe ainda bem q eu não vou precisar criar as portas... pq as janelas vouter de criar... pq as janelas lá são venesianas, eu já criei uma agora é só copiar... Cara por isso que em casa ou no trabalho eu vivo lendo tudo no 3D1. Brigadão por tudo aí pessoal. Everton Fonseca (cada vez aprendendo mais)
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." - (Mateus, V, 1-12.)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143189

Últimos membros registrados: BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO.

Usuário(s) on-line na última hora: 1027

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.