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Mental Ray

Por: AEDZ3D  

Em: 25/05/2007 14:28

FineFace: ja vi uns links de uns tutor do q vc esta procurando. No entanto não era daqui do 3d1 e particularmente não gostei da explicação. para vc iluminar externas com mental ray existem varias formas, assim como em outros softwares... cada caso he um caso... se tem uma coisa q não existe no mental ray he receita de bolo. vc pode começar a ilminar externa colocando uma skylight (luz proveniente do CEU) na cena e uma mrspot (luz proveniente do SOL) e abilitando o Final Gather - e setando o mesmo. O restante he estudar o render lendo tudo q tem aqui no 3d1 e assim por diante. Existem varias formas de se iluminar externa com mental ray - esta q falei he apenas UMA... Abraço.
DEUS é maior!
Oi Alessandro, tudo bem? Se você conhece bem as luzes e os recursos padrões dos materiais do Max, então, já é mais de meio caminho andado. Porque no Mental Ray você vai usar tudo da mesma forma que era feito no render padrão do Max, não é igual o V-Ray que você precisa aprender tudo de novo na parte de materiais e luzes. Você não vai precisar dos Shaders exclusivos do Mental Ray para quase nada, só em alguns casos, nas luzes é a mesma coisa, poderá usar todas as luzes padrões do Max sem problema, só deve ter o cuidado de sempre escolher a sombra Raytrace, mesmo quando quiser sombras suaves, porque o Mental Ray só trabalha com RayTrace. Para ter luzes suaves, basta usar luzes que emitem a iluminação em forma de área, como as luzes MR Area e as luzes Photometrics Area e Linear, por exemplo. Mesmo com sombra Raytrace, ficará com sombra difusa e traçada por Raytrace, que é muito mais perfeito do que as sombras tipo Area do Max, além de ser mais rápido também. Na parte de materiais, todos os mapas e materiais padrões do Max são convertidos na hora do render, preste atenção na janela de render assim que mandar renderizar, aparece a mensagem "Translating Scene", é nessa hora que todos os recusos padrões de materiais do Max são convertidos para Shaders do Mental Ray. Então, a conversão é automática, você configura na interface dos recursos padrões do Max, para facilitar, mas na hora de renderizar vai estar usando Shaders do Mental Ray e vai obter resultados muito melhores. A Autodesk fez assim para facilitar ao máximo, dessa forma, a pessoa só precisa aprender a configurar os recursos de render, que é o que eu explico detalhadamente no vídeo curso, mas também explico sobre materiais, luzes, iluminação com HDRI, entre muitos outros detalhes, alguns que nem são usados em maquete eletrônica, como Volume Caustics, por exemplo, efeito que o V-Ray nem permite criar. Sobre a questão da preferência em ficar com o Mental Ray, a vantagem de estar integrado ao Max e não ter que ficar trocando em toda versão é muito atrativa mesmo, mas com o tempo você vai perceber que as vantagens são muito superiores a isso. Porque o Mental Ray é estável e confiável, não dá os problemas que o V-Ray dá, o Mental Ray não está em desenvolvimento, é um render robusto e um dos dois melhores do mundo, então, é outro nível e você vai sentir em pouco tempo. Abraços

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