Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

HEITOR   Pernambuco - PE
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

3DER   São Paulo - SP - SP
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
Mauricio-5p3ctr0   Recife PE - AC
malborges   Brasil - SP

cena interna com V-ray

Por: adpierre  

Em: 29/05/2007 13:02

galera! não estou conseguindo Setar o V-Ray para iluminar lagal este ambiente. tem um mês que eu tento regular esta cena. já li boa parte dos tutoriais postados aqui mas não consigo fazer ficar legal. gostaria de ter sombras nas arestas das paredes mas estou tendo o contrário, as arestas estão ficando mais claras que o resto do ambiente. estou usando: Irradiance Map e Light Cache. o GI environment está ativado tem 2 luzes na cena ( uma direct e uma V-ray light planar) gostaria de sugestões para melhorar esta imagem. valeu galera!
"Nem toda nota é o tom."
adpierre Uma observação sobre seu post. Se pretende colocar imagens para receber C&C (críticas e comentários) deve posta-lá na seção correta do Fórum que seria em Imagens e Animações, pois lá sim encontrará usuários dispostos a fazer estes tipos de comentários. Quem entra na seção Computação Gráfica Geral e Arquitetura e Design, normalmente é para ler e responder dúvidas de outros usuários. Quanto ao VRay, me parece que você é iniciante no render. O que lhe aconselho é ler muitos tutos para entender a função de cada parâmetro do render. E fazer muitos... mas muitos testes mesmo. Só dessa forma poderá se sentir confortável com o render, e resolver a maioria dos problemas que eventualmente apareçam. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
dae adpierre eu nao uso o light cache entao nao sei como vc pode fazer oq quer mas uma sujestao eh melhorar a sua modelagem da porta janela e o seu mapeamento pq tah estranho e a aultura dela tb ela tah quase no teto pegue uma trena messa sua janela de casa e compare as alturas, mesmo com o rebaixamento em gesso a janela esta muito alta valeuu
http://www.flickr.com/photos/30692236@N08/
valeu denisfg, vou corrigir.
"Nem toda nota é o tom."
Olá Adpierre! A primeira coisa que vc deve observar é se vc não modificou as unidades do max no units setup. Desta forma, tudo vai funcionar corretamente. Depois você deve definir se a sua cena será diurna ou noturna, ou os dois... rsss! Pelo que eu pude ver, o granulado em excesso é por que tem pouca luz no ambiente. Nem a luz da direct, nem a vraylight (usada na janela, provavelmente) foram suficientes para iluminar o ambiente. O ideal seria acrescentar mais uma vraylight no teto (abaixo da luminária) e testar e testar. Como vc está iniciando, tenta trabalhar apenas com iluminação interna usando vraylights e photométricas com modo de distribuição em web (leia os tutoriais de iluminação - uso de web). Os results começarão a aparecer mais facilmente. Depois vc tenta usar luz externa como uma direct ou uma vraysun + algumas luzes internas. Com alguns meses de prática intensiva, vc conseguirá setar o render de "olhos fechados" rss! Espero ter ajudado! abrs!
valeu eduardoqf! cara e você sabe como eu poderia realçar melhor os cantos (as arestas) com sombra? eu mudei de light cache para light map no secundario baunce e foicou um pouco melhor. será que é por aí? qual a sua opinião?
"Nem toda nota é o tom."
Tem como tu mandar um wire da cena com as luzes habilitadas na viewport? Se puder, manda também as configs do render que ficará bem mais fácil te ajudar. Você está indo bem! Acertar na iluminação leva um bom tempo de prática mesmo no vray. Além disso, dá uma boa checada no tamanho dos objetos na cena. Eles me parecem fora de escala. abrs!
galera, estas foram as configurações que utilizei para setar o v-RAY
"Nem toda nota é o tom."
sobre as proporções, EDUARDOQF voc~e estava certo estava um pouco fora eu já corrigi, valeu cara!
"Nem toda nota é o tom."
Cara, tem muita coisa pra mudar nessa cena! Antes de mais nada, o units setup deve sepre estar em generic e o system em inches. Tu importa a cena do cad e depois aumenta 10vezes para poder iniciar os trabalhos de iluminação e textura. Você usou 3 lizes na cena: uma direct, outra vraylight (no teto, da sala) e outra na janela. Verifica se a direct está numa distância razoável da cena e se ela está com vrayshadow. A vraylight deve ficar do lado de fora do ambiente e o tamanho dela um pouco maior que o da janela. A luz do teto está enorme! Redimensiona ela um pouco maior que a luz do teto e abaixo dela. Agora vem as configs de render: Usa no antialiasing -1 no min e 2 no máx de subdivs do adaptive. No irrmap, usa very low para teste e se necessário high. Muitas vezes low ou medium são suficientes, dependendo do detalhamento dos objetos na cena. No GI ,usa irrmap no primary e lightcache no secoundary bounces. No basic parameter do irrmap, usa 50 e 20 e não 70 e 30 como está. No color maping, muda para exponencial, o modo linear estoura muito a iluminação. Lembre-se que isso só é uma dica. Não existe receita de bolo, mas essas configs que eu te passei servem para começar a ter um bom result com um tempo razoável de render. O conhecimento sobre materiais e luzes também é essencial. Espero ter ajudado! abração!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138730

Últimos membros registrados: Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz, abslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 657, sendo 14 membro(s) e 643 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Negreiroscg, Rodrigo, vanderabelo, klogg, CNC, Elyaquim, Thiago Couto, AlexTerra, quelpo, Saviel, Elis, Gibran Farfud, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.