Cara, tem muita coisa pra mudar nessa cena!
Antes de mais nada, o units setup deve sepre estar em generic e o system em inches. Tu importa a cena do cad e depois aumenta 10vezes para poder iniciar os trabalhos de iluminação e textura. Você usou 3 lizes na cena: uma direct, outra vraylight (no teto, da sala) e outra na janela. Verifica se a direct está numa distância razoável da cena e se ela está com vrayshadow. A vraylight deve ficar do lado de fora do ambiente e o tamanho dela um pouco maior que o da janela. A luz do teto está enorme! Redimensiona ela um pouco maior que a luz do teto e abaixo dela.
Agora vem as configs de render:
Usa no antialiasing -1 no min e 2 no máx de subdivs do adaptive. No irrmap, usa very low para teste e se necessário high. Muitas vezes low ou medium são suficientes, dependendo do detalhamento dos objetos na cena. No GI ,usa irrmap no primary e lightcache no secoundary bounces. No basic parameter do irrmap, usa 50 e 20 e não 70 e 30 como está.
No color maping, muda para exponencial, o modo linear estoura muito a iluminação.
Lembre-se que isso só é uma dica. Não existe receita de bolo, mas essas configs que eu te passei servem para começar a ter um bom result com um tempo razoável de render. O conhecimento sobre materiais e luzes também é essencial. Espero ter ajudado! abração!