Nossa, pergunta complexa...rs. Vou dar minha humilde resposta, mesmo não sendo tão inteligente como você gostaria.
Primeiro vou falar sobre uma teoria que tenho, que serve pra qualquer área, o melhor software para determinada coisa é aquele que você sabe usar. Nem Corel Photo e nem Photoshop, nem Max e nem Maya, o melhor é aquele que você tem maior domínio.
Para a área de maquete eletrônica, como geralmente você prestara serviços para escritórios de arquitetura e em 99% dos casos recebera desenhos em Autocad, seria bom se você tivesse conhecimento sobre esse software. Eu particularmente uso ele pra fazer 100% do 3D. Porem também não podemos esquecer que qualquer programa de modelagem em 3D, vai ler arquivos do Autocad, outra coisa, o Autocad é muito bom para modelar 3d baseado em sólidos básicos, o que na maioria dos casos é suficiente para maquete, mas por exemplo se quiser modelar algo orgânico, o Autocad sozinho é um lixo, a não ser que você use ele com algum outro complemento.
Para renderizar, o software que você mais vai ouvir falar será mesmo o Max, mas com certeza existem outros, tenho contato com um escritório profissional de maquete eletrônica e eles usam Mac com um software que acho que se chama Strada (não tenho certeza como se escreve).
Uma vantagem que tem usando esses dois software, o Max e o Autocad, e que eles trabalham muito bem juntos, o arquivo do Max pode ter um link com o arquivo do Autocad, sendo que qualquer alteração no arquivo do Autocad, pode ser facilmente passada para o Max.
Bem isso é um resumo do resumo, como sua pergunta foi muito complexa, ainda cabe varias respostas.
Outra coisa: ... “respostas inteligentes”, achei um pouco indelicado isso no contexto de sua pergunta.
3dsMax 2017 / VRay / Corel