Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rlmangili   dois corregos - SP
Evandro   Joinville - SC
bsnmartins   São Paulo - AC
CA188SD   rio de janeiro - AC
Ozzykratos   Brasília - AC

Portfólios Ver Mais

Jrsoares   Brasília - DF
wallace   Rio de janeiro
fcalves   São Paulo - SP
JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC

Arquivos IES, como usalos?

Por: leandro Farah  

Em: 31/05/2007 22:20

Eu nao consegui chegar em uma iluminação legal com o IES, e tenho certeza que isto é devido a falta de experencia.... entao vamos as perguntas. pelo que tenho visto a melhor escala seria em Units setup Metric/Meters e em System unit Setup Métric tambem Ok? Os arquivos Ies são compativeis para qualquer tipo de luz Photometric ? E para se obter um preview inicial tem que habilitar necessariamente o GI? Esta é a minha primeira participação no fórum, e peço desculpas se nao soube formular as perguntas ou se nao fui muito breve em minhas dúvidas..... Boa noite a todos e desde já agradeço as possiveis respostas " Duas pessoas, Duas Idéias " e meu mesmo hehehehehe :(:(
dá uma lida neste tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 depois dá uma lida neste tópico sobre as unidades http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22675&start=15
Oi Leandro, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante. Quanto a melhor unidade para trabalhar no Max, é nenhuma, porque o Max não é um programa de CAD e não foi feito para trabalhar com medidas, ele foi feito para modelar livremente como um escultor faz com argila e não como um técnico faz na prancheta. Mas se deseja modelar em escala real nele, então, não mude o sistema padrão de unidades, mantenha com Generic Units no Units Setup e Inches no System Units Setup. Assim, poderá dizer que 1 unidade no Max é igual a 1 metro e boa, modela seguindo essa regra, vai ter alguns problemas por modelar assim, mas é a forma que dá menos problema entre todas. Quanto a compatibilidade dos arquivos IES, são compatíveis com as luzes comuns, não com luzes Sky e Sun. Mas precisa ter bom senso na hora de usar, se é uma luz pontual, vai usar a Free Point, se é uma luz área, vai usar a Free Area e assim por diante, apesar de poder colocar o IES de uma luz pontual numa Photometric Area, por exemplo. Sobre habilitar o GI para usar IES, não há a menor necessidade, mas a luz só vai se comportar como na realidade usando Photons (GI) e Final Gather do Mental Ray. Leia o tutorial que o Supermax te indicou, nele eu explico detalhadamente sobre as Photometrics e sobre arquivos IES. Leia o tópico sobre as unidades também, vai te esclarecer muitas coisas neste sentido. Abraços
Muito Obrigado pelas respostas Supermax e André....... Ah eu comprei o video curso do Mental Ray da tresd1 , e aproveitando o gancho da presença do André respondendo minha pergunta eu quero parabenizalo pela maravilhosa iniciativa de nos presentear com um marerial tão bonito como este, e aproveito também o gancho para rechaçar a pirataria do mesmo o que é extremamente ruim para a continuidade do projeto dos video cursos.... ( só para mencionar ) Agora voltando a questao sobre uso de arquivos IES... Eu dei uma olhada nos tópicos supermax, bem na verdade eu ja tinha visto e o fato é que nao consegui nem um resultado a cena fica escura, ou seja , a iluminação é insuficiente creiu eu. Eu ainda nao consegui chegar em uma iluminação adequada ..... o que eu faço? Me desculpem por ser repetitivo, mais é que eu nao descobri o pulo do gato ainda.... Abraços Leandro Farah
Oi Leandro, tudo bem? Eu agradeço muito pelo apoio e fico muito feliz de saber que gostou do vídeo curso de Mental Ray. No que eu puder ajudar aqui, farei com prazer. Sobre o problema com IES, é por causa do tamanho da cena, da escala da cena, as luzes Photometrics são as únidas coisas no Max que vêm configuradas em escala real, então, precisa aumentar bastante a intensidade da luz no Intensity do menu Intensity/Color/Distribuition. Vai estar com 1500 numa luz padrão, sem arquivo IES aplicado, aumente bastante que vai iluminar. E se não der certo, posta aqui de novo que a gente tenta pensar em outra coisa. Abração

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711208.

Total de membros registrados: 138730

Últimos membros registrados: Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz, abslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 509, sendo 14 membro(s) e 495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Negreiroscg, Rodrigo, vanderabelo, CNC, Elyaquim, Thiago Couto, AlexTerra, quelpo, ForeverHemp0125, Saviel, Elis, Gibran Farfud, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.