Oi Lando, tudo bem?
Você vai poder usar os RPCs sim, mesmo no Max 8 com o Mental Ray, mas de outra forma.
As imagens dos RPCs são maravilhosas, o que estraga é o plug-in que exibe essas imagens na cena, porque é muito antigo, é da época do Max 2 e até hoje eles não atualizaram, apenas recompilaram para as versões mais novas.
Deveriam escrever o plug-in de novo para aceitar os recursos modernos de iluminação que estão disponíveis hoje em dia, mas não fizeram isso.
Então, tem uma forma de continuar usando as imagens maravilhosas dos RPCs e fazer interagir com os recursos modernos de iluminação.
Basta que você renderize um RPC pela vista Front e grave a imagem renderizada no formato TGA de 32 bits.
Essa imagem terá a imagem colorida do RPC e terá o canal alhpa guardado para gerar o recorte.
Aplique essa imagem no canal Diffuse do material e faça uma cópia para o canal Opacity.
Na cópia do canal Opacity você habilita as opções de Alpha nos parâmetros do mapa Bitmap, assim, o recorte é feito automaticamente.
Aplicando essa imagem em Planes, como é comum em 3D, você terá vegetação de qualidade interagindo com os recursos modernos de iluminação.
Não adianta gerar GI no render padrão para poder usar os RPCs, porque como eu disse, o plug-in é muito ruim e antigo, não entende GI de render nenhum, nem do Mental Ray e nem do Scanline.
O Shader para o Max 9 permite renderizar o RPC, mas não faz ele interagir com os recursos modernos de iluminação da cena.
No render padrão você pode usar o Light Tracer para gerar GI, mas os RPCs não vão participar deste cálculo.
Abraços