Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
Walter   Cascavel - PR - AC
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
arq.andreis   caxias - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Amaurus   São Paulo - AC
d3daniel   são paulo - AC
sidi   SergioCosta sidi
ozielcarvalho   Santa Barbara d\'Oeste - SP - SP

Telhado Arqui_3D. Como texturizar?

Por: Marco A.Artacho  

Em: 19/06/2007 07:53

Estou apanhando nos telhados das maquetes. Uso o Arqui_3D para a modelagem e embora com ele não se consegue uma boa telha, conforme a vista pode ficar rasoável se conseguir texturizar corretamente. Vejam um exemplo do que fazia usando o AccuRender. Duas questões: Como posso mapear e texturizar no max? Como fazer telhas 3D ? Não consegui usar o script coppo oferecido neste site. Qual a melhor solução? Marco.
Oi Marco, tudo bem? A telha que você mostrou na primeira imagem até que está legal. Se aplicar um material comum de cerâmica não fica legal? Nem vai precisar mapear nada, já tem os detalhes no próprio Mesh. Mas se for para mapear imagens de telha sobre este objeto, você poderia usar o UVW Map com a opção Planar em cada água do telhado, será fácil e ficaria bom. Porque abrir essa malha das telhas no Unwrap UVW vai ser um martírio. Sobre criar telhas em 3D e usar o Script Teto Automatico aqui do site, certamente criar telhas de verdade é melhor, aquele Script é super simples, apenas cria um Array de telhas, seja com ele ou sem ele, sempre terá que distribuir corretamente, cortar e tudo mais. Na seção Modelos tem várias telhas prontas para usar, você pode baixar e fazer com elas, distribuindo com o Array. Estão nessa página: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=12920&&start=15 Abraços
Oi André, Obrigado pela pronta resposta. O detalhe que postei foi renderizado no AccuRender e é apenas uma textura tile aplicada. A geometria tem somente as capas e canais, mas não tem divisões ao longo do comprimento. Pensei em fazer o mesmo com o max, mas não sei nem como começar, hehehe. A iluminação está ficando show, não é? Apenas mrsun e mrsky com Final Gather. Comprar teu curso foi o melhor investimento que fiz este ano! Marco.
Marco.
Oi Marco, Da pra deixar os telhados do arqui bem legais no MAX, eu normalmente seleciono as aguas e aplico um modificador shell, pra dar espessura da telha na malha... Depois aplico um tile como textura praticamente igual no accurender, e copia o mapa pro displace pra dar a diferença na sobreposição das telhas... Fica bem bacana...
Olá Marcelo, Me explica melhor como vc faz isso do shell. Estou apanhando pra burro aqui. Marco.
Marco.
Vc tem que selecionar as faces que compoe o telhado, e selecionar na lista de modifiers, o Shell Isso vai dar expessura nas faces do telhado, vai tirar aquele aspecto de q a telha é feita com uma folha de papel... Vc pode controlar a expessura atraves do parametro Outer Amount... A partir dai suas telhas jah tem espessura, depois é só texturizar. A parte de texturizaçao eu faço normalmente com tile, pra dar a cor da telha e da sobreposiçao, depois copio esse mesmo mapa pra o displace, para dar o volume da sobreposiçao...
Olá! Marco, não sei se minha idéia é a melhor solução mas p/ mim funcionou legal, é só criar um modelo de telha no proprio Arqui3D, ele tem essa opção (telhado/desenhar telhas/criar nova telha). dai vc faz a espessura e modelo que desejar, dai é só mapear com um tile como já foi comentado e olha fica "Bunito". blz.
§ync§enior
Marcelo, Obrigado cara. Quando for ao RS vamos tomar uma gelada juntos. Syncsenior, Não sabia que podia usar espessura no perfil de nova telha. Vivendo e aprendendo, hehehe. Abraço. Marco.
Marco.
Oi Marco, tudo bem? Acho que os amigos já te ajudaram melhor do que eu poderia, não conheço o Arqui3D muito bem. Mas se quiser mapear as telhas com o Tile como o Marbecker disse, não é difícil, pode usar o Tile e mapear com o UVW Map mesmo, aplicando um Planar em cada água do telhado, assim poderá ajustar o Tile para formar as divisões nas telhas. Aplicando no Displacement como ele disse, vai criar as divisões de verdade na malha. Mas se tem como criar a telha mesmo em 3D no Archi, ai é bem melhor e mais realista. Abraços
Gostaria de saber como que vc fez essas telhas no arqui ? nao sabia que dava pra fazer e colocar uma por uma, e a cumeeira também como foi feito ? um abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711209.

Total de membros registrados: 138737

Últimos membros registrados: yecow, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim.

Usuário(s) on-line na última hora: 438, sendo 4 membro(s) e 434 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Shang026, valdez, yecow, glucovixfortemx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.