Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Rolnei   São Paulo - AC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

Andre   brazil
ttnunes   Brazil, São Paulo - SP
cassioferreira   londrina - AC
IgorPamplona   Curitiba - PR

Fakeosity seria resposta para falta de tempo?

Por: marcelo prado  

Em: 19/06/2007 23:12

Oi Marcelo, tudo bem? Você está certo na sua linha de pensamento, se um render estiver configurado com 3 luzes o tempo será menor do que o mesmo render configurado com 10 luzes. Mas o que eu disse é diferente, não será o mesmo setup de render que usaria normalmente para solucionar a iluminação apenas com os recursos do Mental Ray. Pois neste caso certamente aumentaria o tempo de render. O que eu disse é para usar apenas o GI do Mental Ray e simular os efeitos secundários criados pelo FG com luzes usando as técnicas de Fakeosity. O Final Gather é a parte mais demorada do cálculo, então, se solucionar a iluminação apenas com Photons (GI), o cálculo será muito mais rápido. Só que usando apenas Photons não fica tão bom, porque não terá os efeitos secundários criados pelo Final Gather, mas usando técnicas de Fakeosity, você consegue simular muito bem estes efeitos calculando apenas os Photons. Assim, o render será muito mais rápido, mesmo usando diversas luzes, porque não terá o Final Gather, entende? No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico detalhadamente como fazer isso. É ideal para animação de arquitetura, onde apenas a câmera se move. Fazendo dessa forma, você poderá renderizar a animação no tempo do Scanline. Agora, eu posso te garantir que com a prática, com a experiência e com o domínio profundo do renderizador, você conseguirá cenas super realistas com tempos de render muito baixos mesmo usando GI e FG juntos. Tudo é uma questão de manjar bem do render, no começo todo mundo desperdiça muito tempo de render para conseguir bons resultados. É normal levar mais de 5 horas para renderizar uma imagem no início, mas depois de um ou dois anos, você vai renderizar essa mesma imagem em meia hora e com a mesma qualidade. Os ajustes são muito sensíveis, só a prática e a experiência permite fazer o melhor ajuste possível e obter boa qualidade com o menor tempo de render. No começo é normal gastar muito tempo para renderizar. Sobre o Maxwell, ele é um render diferente de todos os outros e não vale a pena usar, porque se o problema é tempo, tudo no Maxwell é muito mais demorado do que em qualquer outro render. O Maxwell está numa outra categoria conhecida como renderizadores Unbiased, ele foi desenvolvido para quem não entende nada de 3D e não quer entender, mas deseja obter uma imagem realista, mesmo que demore muito para renderizar. Então, tem duas opções, ou estuda com afinco um render profissional e consegue bons resultados com baixo tempo de render, além de permitir todos os efeitos possíveis e imagináveis. Ou então, não estuda nada e pega um render Unbiased como o Maxwell, você vai conseguir boas imagens sem a menor dificuldade, mas levando muito mais tempo de render do que levaria em qualquer outro renderizador. Além de ter todas as limitações de um sistema automático como este, você não tem controle sobre nada, tudo será feito pelo programa. Não terá recursos de composição, de otimização, de animação, nada disso. É colocar a cena lá e deixar renderizando até ficar boa. Eu acho que não vale a pena, vale muito mais a pena passar um ano estudando o Mental Ray, porque além da velocidade, terá o poder de fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também. Abraços
"Andre Vieira" disse: Oi Marcelo, tudo bem? Você está certo na sua linha de pensamento, se um render estiver configurado com 3 luzes o tempo será menor do que o mesmo render configurado com 10 luzes. Mas o que eu disse é diferente, não será o mesmo setup de render que usaria normalmente para solucionar a iluminação apenas com os recursos do Mental Ray. Pois neste caso certamente aumentaria o tempo de render. O que eu disse é para usar apenas o GI do Mental Ray e simular os efeitos secundários criados pelo FG com luzes usando as técnicas de Fakeosity. O Final Gather é a parte mais demorada do cálculo, então, se solucionar a iluminação apenas com Photons (GI), o cálculo será muito mais rápido. Só que usando apenas Photons não fica tão bom, porque não terá os efeitos secundários criados pelo Final Gather, mas usando técnicas de Fakeosity, você consegue simular muito bem estes efeitos calculando apenas os Photons. Assim, o render será muito mais rápido, mesmo usando diversas luzes, porque não terá o Final Gather, entende? No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 eu explico detalhadamente como fazer isso. É ideal para animação de arquitetura, onde apenas a câmera se move. Fazendo dessa forma, você poderá renderizar a animação no tempo do Scanline. Agora, eu posso te garantir que com a prática, com a experiência e com o domínio profundo do renderizador, você conseguirá cenas super realistas com tempos de render muito baixos mesmo usando GI e FG juntos. Tudo é uma questão de manjar bem do render, no começo todo mundo desperdiça muito tempo de render para conseguir bons resultados. É normal levar mais de 5 horas para renderizar uma imagem no início, mas depois de um ou dois anos, você vai renderizar essa mesma imagem em meia hora e com a mesma qualidade. Os ajustes são muito sensíveis, só a prática e a experiência permite fazer o melhor ajuste possível e obter boa qualidade com o menor tempo de render. No começo é normal gastar muito tempo para renderizar. Sobre o Maxwell, ele é um render diferente de todos os outros e não vale a pena usar, porque se o problema é tempo, tudo no Maxwell é muito mais demorado do que em qualquer outro render. O Maxwell está numa outra categoria conhecida como renderizadores Unbiased, ele foi desenvolvido para quem não entende nada de 3D e não quer entender, mas deseja obter uma imagem realista, mesmo que demore muito para renderizar. Então, tem duas opções, ou estuda com afinco um render profissional e consegue bons resultados com baixo tempo de render, além de permitir todos os efeitos possíveis e imagináveis. Ou então, não estuda nada e pega um render Unbiased como o Maxwell, você vai conseguir boas imagens sem a menor dificuldade, mas levando muito mais tempo de render do que levaria em qualquer outro renderizador. Além de ter todas as limitações de um sistema automático como este, você não tem controle sobre nada, tudo será feito pelo programa. Não terá recursos de composição, de otimização, de animação, nada disso. É colocar a cena lá e deixar renderizando até ficar boa. Eu acho que não vale a pena, vale muito mais a pena passar um ano estudando o Mental Ray, porque além da velocidade, terá o poder de fazer tudo que imaginar e o que não imaginar também. Abraços
Olá André tudo bem? Sou novato em Max e aqui no forum também, so arquiteto e estou entrnado no ramo de maquetes eletronicas. Apesar de atuar no ramo há pouco tempo, sempre fui um bom observador das imagens geradas no Max. Se tem uma coisa que muitas vezes me decepcionou foram as cenas externas, até mesmo as feitas por profissionais qualificados com bons trabalhos. Dede então dei uma rápida pesquisada a respeito dos renderizadores e ouvi falar que o Maxwell seria o que tem os melhores resultados de render, que se diferenciam no Vray oe do mental principalmente por causa da qualidade das externas, onde a iluminação é de maior complexidade e precisa ser setada de forma muito boa p/ proporcionar um trabalho de boa qualidade em termos realísticos. Também fiquei sabendo que o Maxwell, apesar de ser tão bom, é um dos mais lentos renderizadores que existem. porém mesmo assim eu estava disposto a me focar sobre ele afimd e alcançar esta qualdiade máxima nas externas (onde muitos fracassam). Agora, depois de tudo isso que você disse, eu já não sei mais o que fazer, pois é novidade p/ mim. Gostaria de saber sua opinião a respeito disso e também saber se existe um renderizador (ou plugin) que seja acima da média e que proporcione tal excelencia em cenas externas (memso que seja mais pesado). Desde já agradeço
Oi Samuel, tudo bem? Existem duas categorias de render, uma chamada de Biased, que são praticamente todos os renders, inclusive o Mental Ray e o Rendermas, os dois melhores renders do mundo e os únicos usados em cinema. Também estão inclusos o V-Ray, o Brazil Render, o Final Render, e quase todos os outros. E existe a categoria de render chamada Unbiased, que é um troço mais recente, então, só de ser recente já tem certos inconvenientes para quem trabalha com 3D, porque é um soft em desenvolvimento cheio de bugs e o usuário tem que aturar tudo isso por anos, porque leva anos para desenvolver um soft assim, o V-Ray existe desde o Max 4 e é cheio de bugs ainda, só renders como o Mental Ray e o Renderman, que têm mais de 15 anos, são estáveis e não tem bugs. Agora o maior problema de renderizadores Unbiased, como o Maxwell e o Fryrender, é justamente você não ter controle sobre nada. A maior vantagem para quem trabalha com 3D é justamente poder burlar a realidade conforme a necessidade, mas no Maxwell não dá para fazer nada disso, então, para minha área, que é animação, não serve para nada, porque eu tenho que poder compor efeitos na pós sem o menor problema, eu não quero que tenha DOF em todas as cenas de forma alguma, é muito mais rápido fazer na pós e fica bom, para que gastar fazendo em 3D e demorando horas a mais para cada Frame. Eu entendo que maquete é uma área menos especializada do 3D e normalmente as pessoas querem o melhor resultado com o menor esforço possível, pode até ser que num futuro distante todos os renderizadores sejam Unbiased, mas hoje em dia é um desperdício e só serve para maquete mesmo. O Maxwell não tem que aprender nada, você pega os materiais prontos que a NexLimit fez, coloca nos objetos, ajusta o tempo de render e deixa lá até terminar, vai ficar realista, mas não foi você que fez a imagem, então, mesmo quem não conhece nada de 3D consegue uma imagem realista. É o caminho mais fácil para quem não quer aprender nada de 3D e ter uma imagem realista, independente de ficar limitado em muitos pontos e independente de gastar muito mais tempo do que quaquer outro render. Só que o caminho mais fácil nunca é o melhor em 3D, porque a pessoa que trabalha dessa forma, usando tudo pronto da Evermotion com materiais do V-Ray já aplicados, ou usando só os materiais do site V-Ray Materials, ou usando o Maxwell e os materiais prontos dele, essas pessoas não entendem nada de 3D e só conseguem fazer com coisas que os outros deixaram prontas para ela, se tiver que fazer alguma coisa um pouquinho diferente, já fica uma porcaria, porque não tem pronto e ela teve que fazer. Por outro lado, quem gasta um ano aprendendo um render, dominando a criação de materiais e as técnicas de iluminação, faz o que quiser, com qualidade de cinema, porque o Mental Ray é usado em todos os filmes que você vê no cinema, e com um tempo de render de animação, porque o Mental Ray foi feito para animação, não pode demorar para renderizar, pois tem que renderizar milhares de frames. O que vale mais a pena, estudar um render bem para fazer imagens externas perfeitas como quiser ou conseguir no mesmo dia graças a um render que faz tudo para você porque vem tudo pronto e não pode sair daquilo? Quem manja faz cenas realistas externas e internas em qualquer render, agora no Maxwell, até um garoto de 10 anos faz uma cena realista usando tudo pronto. Se esse negócio de Maxwell pegar, o pessoal que vive de maquete eletrônica vai morrer de fome, vai ficar igual a área de Webdesign. Qualquer moleque vai fazer cenas realistas e vender por 10 reais. Em animação felizmente vai demorar, porque ele nem dá para compor, não dá para fazer nada. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 685, sendo 12 membro(s) e 673 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.