Fakeosity seria resposta para falta de tempo?

Por: marcelo prado  

Em: 19/06/2007 23:12

Oi Marcelo, tudo bem? Realmente, num capítulo do vídeo curso eu mostro como mesclar Fakeosity com recursos de GI. Porque o que demora no Mental Ray é o cálculo de Final Gather, que gera o efeito conhecido por iluminação global, que é um nome errado, mas tudo bem. O blend de cores é criado pelo GI, pelos Photons, isso que proporciona o maior realismo e isso é o mais fácil para o Mental Ray fazer, ele pode calcular o mapa de Photons de uma vez só para a cena toda e nunca mais vai precisar calcular de novo, poderá usar o mesmo calculo para renderizar um quarto que está lá no fim da casa e nem aparecia na câmera quando o mapa de Photons foi calculado. Mas só os Photons não fica perfeito, porque precisa dos efeitos secundários gerados pelo Final Gather. Só que usando técnicas de Fakeosity junto com Photons, você consegue isso com apenas um cálculo de render, e um cálculo rápido, porque os Photons são rápidos de calcular. Saber Fakeosity é muito importante, mesmo para quem usar renderizadores com GI, porque mesmo que não use Fakeosity para nada e calcule tudo com GI e FG, o conhecimento e facilidade que terá com iluminação será muito superior ao de uma pessoa que não conhece Fakeosity. Abraços
Olá André, Obrigado a vc cuja opinião considero preciosa. É sempre uma aula grátis e agradeço por isso amigo. Mas me permita a presunção de especular um pouco mais sobre esse assunto que apesar de ainda não dominar, já me desperta grande interesse. Não parece contraditório que combinando as 2 técnicas possa obter resultado em menos tempo do que renderizado só em Mental Ray visto que, para simular a iluminação ambiente em Fakeosity, usa-se varios pontos de luz - o que deveria tornar ainda mais complexa (e lenta) a renderização?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
"marcelo prado" disse: Outra discussão de fundo é a que nivel de realismo é preciso chegar para "vender" o projeto ao cliente (que é leigo mas já tá careca de ver "maquetinha eletrônica") e a partir de que ponto é perfeccionismo da nossa parte.
cara...isso é uma discussão q nunca terá fim.....hj em dia todos os cliente mesmo não entendendo do assunto sabem diferenciar uma maquete realista de uma de menor qualidade.... o q vai ai tb é o seu tipo de trabalho...a sua identidade.....tem profissionais q fazem só trabalhos de qualidade e colocam seu preço e ponto....tb tem profissionais mais flexíveis q se precisar fazem trabalhos de menor qualidade de acordo com o perfil do cliente, mas estes tb tendem a pegar mtos clientes pilantras....
Abração Té+
Oh leandro, em nenhum momento quero fazer parecer que vale a pena baixar a qualidade para viabilizar comercialmente um trabalho. Muito pelo contrário. Acho que na advercidade é que surgem as soluções geniais. O que eu tô levantando é se não há algo entre os superpoderes dos renders de ultima geração e a rigorosa falta de apuro técnico de um trabalho amador que possa nos oferecer um resultado bacana em curto espaço de tempo. Sabe, algo mais para a sensibilidade do criador do que para as habilidades técnicas de um bom operador de sistemas.
"marcelo prado" disse: Oh leandro, em nenhum momento quero fazer parecer que vale a pena baixar a qualidade para viabilizar comercialmente um trabalho. Muito pelo contrário. Acho que na advercidade é que surgem as soluções geniais. O que eu tô levantando é se não há algo entre os superpoderes dos renders de ultima geração e a rigorosa falta de apuro técnico de um trabalho amador que possa nos oferecer um resultado bacana em curto espaço de tempo. Sabe, algo mais para a sensibilidade do criador do que para as habilidades técnicas de um bom operador de sistemas.
td bom marcelo??? então cara....eu entendi o q vc quis dizer, mas o fato é no momento só existem projetos 8/80 mesmo..... ou o render é bom ou não é.... os de qualidade mediana não representam acho q nem 10% do todo.... sobre o q vc quis dizer tb, eu tenho meio q uma resposta para ti.... já ouviu falar do renderizador maxwell??? então....nele vc meio q seta o tempo de render por frame e ele tenta gerar a melhor qualidade para o tempo de render desejado, ou seja, ele meio q seria a solução para esses casos, mas é ainda uma incógnita, pois poucos o usam e comentam dele e eu não vi nenhum profissional de maquetes o utilizando para o caso, mas pelo q eu vi acho q é algo q compensa se for realmente qualidade /tempo...
Abração Té+
Não conheço (ainda) o Maxwell, LenadroM. Tem semelhança com o nosso Max aqui da autodesk; interage com o 3DSMax? Acho facil tutoriais na rede? Experimentei o Skecthup na plataforma Mac mas voltei correndo p/o 3DSMax. Acho que domino melhor esse aqui e tenho todas as ferramentas que preciso. O meu palpite é que a resposta está mais em obter uma linguagem própria, pessoal, não necessariamente hiperrealista. Mas que também não seja o resultado da limitação técnica, de acomodação de quem faz.
o maxwell é um renderizador e não um programa... ele se instala como um plugin, assim como o v-ray por exemplo.... outra coisa....eu não me referi a uma linguagem própria de arte, até mesmo pq isso não se adpta a maquetes eletronicas..... maquetes ou são realistas ou não (salvo raríssimas excessões)....o cliente não quer um trabalho de arte e sim um trabalho q retrate um projeto....q mostre ao cliente do cliente como será obra.... eu tb curto mto mais trabalhos de foco artístico, mas infelizmente maquetes e mtos trabalhos de design de produto não se encaixam nessa categoria.....
Abração Té+
"LeandroM" disse: o maxwell é um renderizador e não um programa... ele se instala como um plugin, assim como o v-ray por exemplo.... outra coisa....eu não me referi a uma linguagem própria de arte, até mesmo pq isso não se adpta a maquetes eletronicas..... maquetes ou são realistas ou não (salvo raríssimas excessões)....o cliente não quer um trabalho de arte e sim um trabalho q retrate um projeto....q mostre ao cliente do cliente como será obra.... eu tb curto mto mais trabalhos de foco artístico, mas infelizmente maquetes e mtos trabalhos de design de produto não se encaixam nessa categoria.....
sobre o maxwell vc esta errado ele é um programa a parte sim!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
"LeandroM"]o maxwell é um renderizador e não um programa... ele se instala como um plugin, assim como o v-ray por exemplo.... outra coisa....eu não me referi a uma linguagem própria de arte, até mesmo pq isso não se adpta a maquetes eletronicas..... maquetes ou são realistas ou não (salvo raríssimas excessões)....o cliente não quer um trabalho de arte e sim um trabalho q retrate um projeto....q mostre ao cliente do cliente como será obra.... eu tb curto mto mais trabalhos de foco artístico, mas infelizmente maquetes e mtos trabalhos de design de produto não se encaixam nessa categoria.....[/quote:6e8137ad92 disse: sobre o maxwell vc esta errado ele é um programa a parte sim!!
sério????....ops...falha minha.....mas ele seria como o MR standalone???? vlw Rogério
Abração Té+
eu ja consegui a resposta para a minha pergunta "O Maxwell não é um plug-in para o 3ds max como o V-Ray, por exemplo, ele é um programa a parte que tem plug-in de exportação para os softs 3D, igual acontece com o RealFlow. O Maxwell não renderiza de dentro do 3ds max, isso acontecia apenas nas versões Beta, na primeira versão comercial ele foi oferecido como um programa separado que importa a cena do 3ds max." http://www.tresd1.com.br/popup.php?p=111108 PS: desculpe a falta de atenção qdo respondi a vc marcelo....
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 718, sendo 14 membro(s) e 704 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., CNC, vanderabelo, Ronaldo Junior, AlexTerra, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Pedro Juliato, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.