Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
bobnewsjr   Curitiba - PR
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Diogo Santianne   Goiânia-Go - AC
VJ   salvador - BA
neopen   Mogi Guaçu
nicollaw   caxias do sul

Pergunta basica: RPC

Por: Osires Mathoso  

Em: 20/06/2007 21:29

Oi pessoal, olha eu de novo com pergunta basica, para voces faceis, para mim nem tanto: Eu tenho umas RPC's no meu HD, e não sei como carregá-las para o 3D Max. Como devo agir. Eu queria, seguindo as explicações do André, testá-las, usando-as sem plugin. Obrigado e abraços
Olá Osires Mathoso, tudo bem? Para usar RPCs é necessário a instalação do plugin de reconhecimento de RPC. Se você não quiser usar esse plugin, terá que usar Mapas de Opacidade em planes para controlar a transparência. Nesse caso as pessoas, árvores, e afins, são criados a partir de um plane com uma imagem e não através de RPC.
Sergio Feitosa
Olá Osires! Você pode usar as imagens do RPC da maneira como o Feitosa sugeriu, usando o plugin no photoshop, e não no max para ler os RPC. Desta forma, você não precisaria renderizar os RPC para transformar em imagem e depois aplicar em planes com opacity pois eles poderiam ser salvos em tga, junto com o mapa de opacidade. Depois renderiza no max e vc poderá ter as imagens de RPC (que são boas) com os efeitos avançados de iluminação do mentalray. abraço!
Olá Feitosa, sempre presente, heim! Então, como eu faço para instalar o plugin. E como eu faço para usar Mapa de Opacidade, porque as RPCs que eu tenho estão com a extenção rpc, e eu não sei como abrí-las no Max ou levá-las para dentro do Max, para lá salvar com a extenção TGA, para que ela conserve o canal Alpha, e eu poder fazer aquele procedimento que o André explicou. Obrigado, abs. Perdão eduardo, eu não havia visto o seu post, por isso respondi só o Feitosa, mas na realidade eu não queria usar o plugin, porque ele veio doente, então eu queria ver se é possivel abrir o formato rpg diretamente no Max, para depois salvar este RPG de formato rpg no formato TGA. obrigado
Oi Osires, tudo bem? O esquema é o seguinte: RPC só abre com o plug-in para ler RPC da Archvision, você baixa ele aqui: http://www.archvision.com/ É gratuito. Vai instalar o plug-in para poder abrir os RPCs no Max, ai você vai mudar para o render padrão do Max e vai renderizar o RPC de frente, para poder salvar a imagem dele em TGA 32 bits, assim, o recorte será criado pelo Max, porque no RPC já vem recortado, então, como o fundo preto do Max é Alpha, quando salvar em TGA 32 bits, já fica recortado. Assim poderá fazer o procedimento comum de aplicar a imagem no Plane, fazer uma cópia no canal Opacity e habilitar o Alpha, gerando o recorte e renderizando a imagem do RPC na cena 3D interagindo com recursos modernos de iluminação. Abraços
Oi André e todo o pessoal do forum e do site. Acho que consegui instalar o plugin gratuito da Archvision para o Max 9. Ele aparece lá nas primitivas? Se estiver certo, como eu faço para ele achar as RPCs, e se eu tiver que instalar as RPCs, como faço? Obrigado, abraços.
Oi pessoal. Depois que eu instalei o plugin gratuito da Archvisison no Max 9, desapareceram as RPCs que eu tinha dentro de uma pasta, a pasta ficou vazia. Voces que entendem e sabem, poderiam me explicar o que está acontecendo. Onde poderiam ter ido parar estas RPCs? Este negócio de plugin já está me deixando maluco! É dureza ser beginner, iniciante, principiante, novato. Obrigado e me desculpem o desabafo!
Oi Osires, tudo bem? Faz muitos anos que eu não uso RPCs, mas se não me engano, você precisa definir a pasta dos RPCs nos parâmetros do plug-in, para ele encontrar os RPCs e mostrar na lista para você usar. Se não me engano, tem um soft do RPC, um Manager para gerenciar estas pastas com RPCs, ou vem junto com o plug-in ou tem para baixar lá na Archvision também. Agora, esse lance de sumir com RPCs que estavam numa pasta, é muito estranho. Plug-in é um problema mesmo, é só dor de cabeça, quanto menos plug-in, melhor. Abraços
Oi pessoal, está dificil!!! Não é facil querer fazer as coisas e não saber fazer, eu já fiz de tudo para abrir as RPCs e não consigo,já baixei o plugin para o max 9, já baixei o Manager, e nada de RPC na cena. Eu acho que não estou sabendo colocar estes plugins, nos lugares certos. Obrigado e desculpas. PS. E se eu não conseguir fazer funcionar com faço para desinstalar tudo referente aos RPCs
Olá Osires! Estou certo de que vc já conhece as vantagens e desvantagens em usar os RPCs e também como fazer para tirar o melhor proveito deles. Mas percebo que vc está esquantando a cabeça com plugins ao invés de usar o max "puro". Acho bem mais válido aprender a recortar imagens para inserir em planes pelo Photoshop do que quebrar a cabeça com plugins, ainda mais os de rpc que não acompanharam a evolução dos renderizadores profissionais. Quando eu quero inserir uma imagem de pessoas, eu vou à campo e tiro minhas fotos para recortar no escritório. Além de ter uma biblioteca exclusiva eu ainda me divirto na rua tirando fotos do povo, de jardins, cachorro... hehehe! Assim não dependo das imagens de RPC que são muito boas, mas nada exclusivas e com pouco tempo é possível ter uma boa biblioteca para reutilizar futuramente. Te desejo muita paciência nos estudos com o max e espero que vc não a perca. Aprender o max tem dessas coisas. Vc fica perdido por um tempo, mas basta praticar diariamente que com o tempo tudo fica mais fácil. abração!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 480, sendo 12 membro(s) e 468 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, marcelo de moraes, valdez, JMDesign, Rodrigo, Victor Mendonça, Fabio Catelleno, Vladis, Antonio, Geraldo Nunes, vanderabelo, Celso Borttoloto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.