Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Matheus   RS - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
GeorgeFleming   Niteroi - RJ - AC
jmb   Santa Catarina - SC

Portfólios Ver Mais

fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Tataum   Rio Preto SP
kanauan   Santa Catarina
dinizlima   Londrina - AC

material Cromo

Por: Juliana  

Em: 30/06/2007 12:48

Olá Juliana. Se é mais ou menos isso que voce quer, então é assim: Selecione seu objeto, abra o Editor de Materiais e ponha nele um material standard na cor que voce quiser. Agora, clique no botão "standard", vai abrir a janela de materiais, dois cliques em ray trace, agora, na ficha do material ray trace, no "ambient" deixe preto, no "difuse" ponha a cor do seu objeto, no "reflect" ponha uma tonalidade bem clara da cor do seu objeto, no "index of refr" ponha 1,55. No specular color deixe branco; no specular level ponha 100 ou 120 para voce ir vendo a mudança; no glossiness ponha 70 ou 60. Agora, clique no botão Enviroment, vai abrir a janela de materiais, escolha bit map, vai abrir janela para voce escolher o bit map, escolha uma imagem HDRI, se possivel P&B (voce pode determinar valores de intensidade), Ok. No coordenate do enviroment, habilite environ e spherical enviroment. Renderize para ver o que acontece. Ah! Não esqueça de colocar uma luz spot com sombra ray trace e uma camera, mais ou menos alinhadas
Olá Juliana, na verdade passei só pra dar uma apoio moral..rs...já que dizem tanto que nós mulheres estamos fazendo falta... tb acho bom quando vejo uma ou outra, mostra que não estamos tão sós...rsrs Infelismente não entendo nada de mental ray pra te ajudar, pois uso o vray..mas desejo sorte no cromado! abraços!
Oi Juliana!! como o André disse o cromado não vai ficar bom com objetos com faces quadradas coloca um MeshSmooth e redenize vejá se melhora e use um material RayTrace e coloca uma imagem HDRI no Environment e coloque 100 em reflection e pronto!!!
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
o lance do material cromado é o ambiente ao redor!! qto mais objetos de cores e tamanhos diferentes estiver refletindo melhor vai ficar!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi Juliana, tudo bem? Você vai conseguir com certeza, os problemas são os objetos e o ambiente ao redor, estas duas coisas são muito importantes para cromados. O objeto não pode ser totalmente plano, fica feio, fica com um reflexo chapado, mas isso acontece na realidade também, pega uma badeja de metal, tira uma foto e veja, o reflexo fica de uma cor só também, ou então fica estourado quando a luz incide diretamente. Só em objetos arredondados que acontecem aqueles reflexos repuxados em cores constrastantes, mesmo um objeto que parece reto, na verdade é levemente arredondado. Com a foto que você postou fica bem mais fácil de ajudar, porque você mesmo pode perceber a diferença daqueles objetos para os que você mostrou na sua Viewport. Os seus objetos estão sextavados, todos com faces totalmente planas, enquanto que os objetos reais são bem suaves, arredondados, inclusive nas bordas. Então, o primeiro passo é modelar os objetos corretamente. Eu fiz um teste rápido aqui para você ver. Com os objetos modelados corretamente, ai é só uma questão de materiais e iluminação. O material cromo é super simples como o pessoal comentou, pode ser feito basicamente com um material Raytrace colocando branco no Reflect. Mas este material e qualquer outro material reflexivo depende do ambiente ao redor, se tiver apenas o fundo preto do Max ou uma parede amarela como aparece na sua cena, este material vai refletir o fundo preto, ficando todo preto, e terá um reflexo amarelo por causa da parede amarela. Para ficar bom precisa aplicar uma imagem HDR no ambiente e as vezes também criar Planes brancos com material auto-iluminado, para gerar os reflexos brancos característicos de foto em estúdio. Nesta seção do site você encontra várias imagens HDR para este fim: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=15232 Com os materiais e o ambiente adequado, já vai ficar parecido com cromo, mas a iluminação da cena é muito importante. Então, criar pelo menos uma luz direta e uma luz secundária para atenuação, é necessário, você pode fazer isso com uma MR Area Spot e uma SkyLight. Deve habilitar o Final Gather do Mental Ray neste caso, pois a SkyLight só funcina com ele habilitado, mas poderá usar valores baixos nos Samples para previews. Com estes detalhes ajustados, você consegue um bom resultado de cromo sem muita dificuldade. Veja como ficou o render do meu testezinho. Abraços
Senti me humilhada!!!! ficou melhor que o original... agora vou estudar creio q ainda estou com dificuldade neste material....
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Oi Ju, tudo bem? Que isso, nem fale uma coisa dessa que eu fico constrangido, tenho certeza que você faz uma válvula igual. Primeiro modifique a modelagem do seu objeto, da forma que ele está na primeira mensagem que você postou, não vai ficar bom mesmo que o material esteja correto. Eu usei só primitivas do Max para fazer o modelo, usei um Tube na base, usei dois cilindro depois para fazer os pinos do centro e usei um Box para fazer a parte que aperta. Em todas essas primitivas eu chanfrei os cantos e apliquei um Turbo Smooth para ficar arredondado. Veja uma imagem dos objetos sem o Turbo Smooth, que é como eles ficam depois da modelagem. Depois que aplicar o Turbo Smooth os objetos ficam assim: O material foi o mais fácil, é um cromado comum, preto no Diffuse, branco no Specular, alto valor de Specular level e médio valor de Glossiness, mas usei o Shader Metal para poder borrar um pouquinho o reflexo, porque o reflexo nunca é perfeito só em espelhos. Normalmente usariam um Raytrace para fazer esse reflexo, mas com o Shader Metal fica melhor, justamente por poder borrar o reflexo um pouco. A iluminação é muito importante também, eu usei uma Skylight e uma MR Area Spot, a Skylight mais fraca, para não iluminar muito. E o entorno da cena também é muito importante para objetos que refletem tudo, então, eu coloquei alguns rebatedores brancos para criar o reflexo branco na lateral da válvula. Olha a imagem do meu teste em Wireframe, eu coloquei os rebatedores em vermelhor para você ver quais são. Eles são apenas Planes com material branco auto-iluminado (Self-Illumination = 100). O rebatedor maior, em amarelo, ele é só um material branco sem Self-Illumination. De fundo tem um Plane para a parede e no piso tem um Plane com material preto. Imagem da cena: No render eu nem fiz nada, não usei Photons nem nada, só liguei o Final Gather para poder iluminar com a SkyLight e com os materiais brancos auto-iluminados. Ai a imagem saiu dessa forma que está abaixo, sem nenhum tratamento posterior. Testa ai e vai postando aqui que eu tenho certeza que você vai conseguir. Abraços
Oi gente, tudo bem! Andre Vieira: Gostei do seu teste, mas o que me chamou mesmo a atenção foi a parede. Como você a fez?
Oi Bernardo, tudo bem? Putz, fiquei triste agora. :) :) :) :) Você gostou da única coisa que não foi eu que fiz!!!! :) :) :) :) :) Esse fundo é o material Glossy do Arch&Design, eu só fiz pequenas modificações nele, como cor e nível de reflexo. Abração
Oi Andre, tudo bem! Ah nem fala isso,rsrsrs... , gostei também do cromado e até fiz um martelo usando as técnicas: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24659&highlight=martelo Agora quanto ao material da parede: Os templates de {Appearance & Attributes} do A&D não funcionam aqui não sei porquê. Eu os seleciono e nada enquanto que os outros funcionam perfeitamente. Você tem alguma idéia de como resolver? E outra coisa, como você fez as listrinhas - Photoshop ou mapa procedural?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 744, sendo 2 membro(s) e 742 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.