Oi Pray, tudo bem?
Seja bem vindo ao nosso site, espero que goste e que participe bastante.
Realmente vai ser difícil encontrar material de estudo sobre o Mental Ray, mesmo em inglês.
Você vai encontrar bastante coisa para o Mental Ray no XSI, porque ele está integrado a este programa há muito tempo e é o único render dele.
O XSI é o programa mais usado em cinema, mas é muito complexos e quase ninguém usa no Brasil.
Vai encontrar alguma coisa de Mental Ray para o Maya, porque ele está integrado neste programa há mais tempo.
Mas para o 3ds max vai ser difícil, porque faz apenas 3 anos que o Mental Ray está integrado nele e pouca gente domina este render, era um render usado apenas em cinema até pouco tempo e só agora está chegando na mão dos usuários comuns, porque foi integrado no 3ds max, que é o programa 3D mais popular do mundo.
Só existem 3 materiais para o Mental Ray no 3ds max que eu conheço.
Um é o vídeo curso de Mental Ray da Evermotion, foi feito no Max 6, logo que o Mental Ray foi integrado no programa.
Tem um livro em inglês que saiu há pouco tempo sobre o Mental Ray no Max e tem o curso de Mental Ray da 3D1, que foi feito no Max 8 e serve para o Max 7, 8 e 9.
Eu tenho certeza que você vai poder melhorar muito as suas cenas com o Mental Ray, mas leva um certo tempo para aprender, tendo essa paciência e dedicação, certamente vai valer muito a pena, o Marco é um exemplo, ele também comprou o curso e agora já está conseguindo bons resultados com o Mental Ray.
No curso está explicada toda a parte de iluminação, tanto de externas como de internas, assim como a criação dos materiais mais complexos, como vidro jateado e metal escovado, por exemplo.
Apesar que no Max 9 você vai sentir menos dificuldade, vai poder usar o Material Arch&Design que já vem com tudo pronto para o Mental Ray, este material também está explicado no curso da 3D1.
Você pode ver exemplos do curso clicando no botão "Exemplos" no curso de Mental Ray na seção CDs aqui do site.
Abraços