Oi murtagh3d, tudo bem?
Eu gostei muito da sua cena, ficou bem legal, tanto a iluminação quando a decoração.
Você tem o curso de Mental Ray aqui da 3D1? Se tem está indo muito bem nos estudos, se não tem, parabéns, porque não é todo mundo que consegue sair andando sozinho com o Mental Ray.
A questão das manchas é por erro na configuração dos Radius, pode ser no Radius dos Photons e na intensidade deles, mas pelo sombreamento é quase certeza que o erro é no Radius do Final Gather como o Nhuks, disse.
A quantidade insuficiente de Photons também cria manchas, como o Eduardo disse, porque os Photons não preenchem todo o ambiente e onde não tiver, aparecem as manchas.
Mas neste caso as manchas acontecem em toda a cena e não apenas nos cantos.
Os cantos mais claros costuma ser problema de Decay muito baixo ou Energy muito alto, mas não parece ser o problema da sua cena, porque quando acontece isso, os cantos ficam claros como se estivessem iluminados.
No seu caso os cantos estão claros por estar sem sombreamento, mas não estão emitindo luz.
Ajuste melhor o Radius do Final Gather que deve resolver.
Agora, se está usando o Max 9 e o método de interpolação novo do Final Gather, então, é certeza absoluta que é isso, porque esse método é muito ruim de ajustar, ou dá certo de cara ou não tem o que você faça para ficar bom.
Por isso que eu acho melhor usar o método do Radius, que é mais complicado, mas sempre dá certo e tem controle sobre tudo.
Abraços