Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

HEITOR   Pernambuco - PE
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
lord3ddesigner   Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

Parooliveira   Sinop, MT - MT
Julio   ribeirão preto - sp - SP
DanielMaia   João Pessoa - PB
Du3D   Goiânia

Auto-smooth na importação do autocad?

Por: Jeancarlo Ribas  

Em: 24/07/2007 07:03

Olá pessoal! Estava acompanhando as explicações do André e do Eduardo sobre importação do autocad, e gostaria de fazer uma outra pergunta com relaçao ao smooth, pois seguidamente tenho vários objetos curvos e alguns cilíndricos como corrimão de escada e guarda corpo. É interessante utilizar o auto-smooth na importação? e como devo proceder? Até o momento estava importando primeiramente os layers com objetos retos sem smooth, e posteriormente os layers com objetos curvos, aplicando smooth de 10, e em ambos o curve steps 100, surface derivation 0,001. Outra questao é: se habilitar o "generate coordinates for all objetcts" no texture mapping é efetuado o mapeamento de forma correta? dispensando UVW map? SUGESTÃO: Se alguem que conheça os parâmetros de importação do autocad se disponibilizar em construir um pequeno tutorial, acredito que ajudaria inúmeros participantes do fórum, pois é uma dúvida constante que venho observando nos tópicos de Arquitetura e Design. Me disponibilizo em ajudar no que for necessário! Desde já agraço a todos! Abraços!
Oi jean, tudo bem? Eu pretendo fazer um tutorial sobre isso, sobre importação de projetos do AutoCAD e sobre a questão de unidades no Max, porque são dúvidas muito comuns. Mas a parte de importação é bem tranquilo, a questão das unidades que é mais complicado do pessoal entender, apesar de eu achar a coisa mais clara do mundo. Para você entender o funcionamento do Smooth, cria um cilindro na viewport e desabilita a opção Smooht dele. Veja como fica sextavado, porque o Max faz um sombreamento nas faces para o objeto parecer que é mais redondo do que é de verdade, é isso que o Smooth faz. O valor na frente dele na janela de importação define o ângulo que as faces vão receber este sombreamento, por exemplo, num ângulo de 45 graus elas não recebem este sombreamento, para aparecer a quina dos 45 graus, se colocar mais de 45 graus, um Box vai parecer que tem os cantos arredondados, mas fica feio, teste para você ver. Cria um Box e aplica o modificador Smooth, é o mesmo que o Smooth da importação. Aparentemente não vai acontecer nada, mas habilita o AutoSmooth no modificador e coloca 46 no ângulo. Os cantos do Box recebem um sombreamento para dar a sensação que é arredondado. Você pode importar todos os Layers juntos e ligar o Smooth com um ângulo de 30 graus que não vai ter problema. E se tiver, pode corrigir depois, aplicando o modificador Smooth com outro ângulo no objeto que quiser. Agora, o Curve Steps você não deve aumentar não, colocar 100 vai deixar o seu arquivo pesado sem necessidade e as linhas vão ficar com alta resolução sem necessidade. Use 6 no Curve Steps, 10 no máximo. Para testar o funcionamento do Curve Steps, cria um círculo na Viewport, clica com o botão direito nele e escolhe Convert to>Editable Spline. Entra no menu Modify e muda o valor do Steps no menu Interpolation. Coloque 1 no Steps e veja, o círculo fica sextavado, agora coloca 6 no Steps, o círculo fica bom. Se colocar 10 vai ficar ainda mais redondo, só que mais do que isso não muda muito e deixa a linha bem mais pesada. Isso vai se refletir em modificadores que aplicar sobre a linha, como o Extrude por exemplo, uma linha com muitos Steps vai deixar o objeto muito mais pesado depois da extrusão, porque vai criar muito mais faces. O Derivation você precisa testar, importe o objeto com 0,1, depois com 0,01 e depois com 0,001. Quanto menor este valor, mais resolução terá o objeto, mas normalmente com 0,01 já fica bom, se diminuir muito vai deixar o objeto pesado sem necessidade. É muito importante economizar faces em 3D, para não ter problema para renderizar no final. Sobre as coordenadas de mapeamento, você até pode habilitar, mas certamente vai ter que aplicar o UVW Map para mapear a textura como deseja. Porque é o mesmo que um Box, ele já vem com as coordenadas aplicadas, mas raramente usamos, é normal aplicar o UVW Map para ajustar da forma que quiser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711214.

Total de membros registrados: 138742

Últimos membros registrados: Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026.

Usuário(s) on-line na última hora: 339, sendo 8 membro(s) e 331 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Cledson, vanderabelo, AlexTerra, Manhoodplusdk, Dreamzy7208, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.