luzes fotométricas ?

Por: Abilio  

Em: 25/07/2007 15:40

fala ja que o 3ds max não trabalha em escala real . como eu redimenciono as luzes fotometricas (para a escala de trabalho do 3ds max 9)para renderar no Mentalray sem perder as suas propriedades(ja que elas funcionam em escala real) ? obrigado BILO
Oi Abílio, tudo bem? Eu vou fazer um tutorial sobre isso para explicar melhor para o pessoal. Não é que o Max não trabalha em escala real, ele trabalha sim, mas só existe uma escala real para ele, é em polegadas. Você pode passar para a escala em metros, apesar que da forma que quase todo mundo faz está errada e a pessoa está sendo enganada pelo programa sem nem perceber, o que é o pior de tudo. Você também pode passar para centímetros e qualquer outra unidade sem o menor problema, se souber fazer. O problema não é este de trabalhar em outra escala, porque isso é possível, o problema é que será muito mais difícil trabalhar em escala métrica, tudo será mais complicado, terá que configurar muito mais coisas em todos os recursos do que teria que configurar normalmente. Nenhum valor padrão do programa vai servir para o seu projeto, vai ter que ajustar tudo de todos os recursos que usar. Então, o que eu explico é que é muito mais difícil trabalhar em escala real usando metros ou centímetros, muito mais difícil usando metros do que centímetros, mas ambos são mais difíceis de trabalhar do que se não usasse medida nenhuma, como o Max foi feito para trabalhar, ou então se usasse medidas em polegadas. Um programa de CAD se adapta a escala que você escolhe, no AutoCAD tem até o Template em metros para quem trabalha nessa escala, que é a maioria. Mas o Max é um soft artístico e não tem essa habilidade. Claro que ele foi feito baseado em uma escala real, uma unidade real, porque não teria como ser diferente, e a unidade escolhida foi polegadas. Como o Max não tem a habilidade de se adaptar a uma outra unidade, quando você troca de unidade, todos os valores padrões são mantidos e eles só servem para polegadas. Então, vai ter que configurar muito mais coisas em cada recurso que usar do que teria se estivesse trabalhando em polegadas. Portanto, pode trabalhar em metros ou em qualquer outra unidade, mas tem que manjar muito de Max já para fazer isso, caso contrário, vai apanhar com tudo, vai ter todos os tipos de problemas. É só essa a questão, iniciante não deve trabalhar em escala real usando metros, porque será muito mais difícil. Um profissional experiente pode, porque sabe o que tem que modificar, sabe o que é quando der algum problema por causa da unidade escolhida. Mas mesmo assim, este profissional vai ter uma produtividade menor trabalhando em metros do que teria se trabalhasse sem unidade ou em polegadas. Entende? Sobre a questão das luzes Photometrics, elas vêm configuradas com valores reais, então, são ótimas para trabalhar em escala real, seja ela qual for, mas isso não significa que não pode trabalhar fora de escala, basta ajustar a intensidade da luz para ficar adequada no seu projeto fora de escala, da mesma forma que faz com uma luz comum, se o Multiper com 1 está forte demais, basta diminuir para ficar adequado, ou basta aumentar se estiver escuro demais, o mesmo vale para as Photometrics. Veja só, você concorda que a escala real é uma só, independente da unidade usada? Se tem uma parede de verdade e for medir, se usar metros, centímetros ou polegadas a parede vai ter o mesmo tamanho! Então o que muda é o valor da unidade usada, ou seja, se medir 1 metro e usar a escala em metro, essa parede vai ter 1 de comprimento. Se medir em centímetros essa parede vai ter 100 de comprimento e se medir em polegadas vai ter 39,37 de comprimento, certo? Então, se a unidade estiver configurada corretamente, você pode trabalhar em escala real usando qualquer unidade, o que vai mudar são os valores usados, só que tudo vem com valores adequados para polegadas. Então, quando não estiver em polegadas, nenhum valor do programa vai ficar adequado, terá que mudar, tudo será mais difícil, não vai precisar configurar a Photometric, porque os valores serão adequados, mas terá que configurar todos os outros recursos que usar, porque eles estão configurados para polegadas. É diferente um objeto ou um recurso e uma luz, porque a intensidade da luz em escala real vai ser sempre igual independente da unidade usada, porque a luz não é medida em metros ou polegadas, é em candelas. Agora, os demais recursos não são baseados em candelas, são em medidas comuns de distância e todos estão configurados para polegadas. Quem abre o Units Setup e coloca metros ali, está sendo enganado pelo programa, acha que está trabalhando em escala real mas não está, então, fica ainda pior. Agora, configurando corretamente, pode trabalhar na unidade que quiser, mas quando fizer isso, pode esquecer de seguir tutoriais, livros, vídeo cursos e tudo mais, porque os valores usados nestes livros e tutoriais não serão adequados no seu Max, porque modificou a unidade interna do programa. Portanto, para trabalhar em escala real usando metros ou centímetros no Max, tem que já estar bom no programa e não depender mais de tutoriais, livros e tudo mais. Abraços
Andre, nao sei se estou sendo maluco em falar isso, mas pelo que sei o max trabalha por unidade, como o autocad, e essa unidade por ser qualquer medida, tanto polegadas, como metros ou centrimetros, basta configurar nao so o units setup, e tambem o sistem units, isso fara com que todo o sistema mude para a unidade definida....se vc desenhar um retangulo de 3 metros/faces no autocad, e importa lo no max que esteja na mesma unidade q foi desenhada no cad, veras q os 3 metros continuam o mesmo.....qto aos outros valores q vc se refere isso vai de acordo com o render, por exemplo quem usa o vray tem a opcao de usar a camera primitiva do max e a phisicalcam do vray, sendo q as duas as configuracoes de render mudam completamente, entao nao vejo motivo de manter as configuracoes padroes do max....CASO ESTEJA ERRA POR FAVOR ME CORRIJA.
Vamos que vamos....
Oi Yanes, tudo bem? Você leu a minha mensagem anterior? Nela eu estou explicando justamente isso. Essa é a última mensagem de uma discussão longa em outro tópico, é que o Abílio abriu um novo tópico para perguntar sobre isso. Seria bom você ler o tópico completo da discussão, assim, vai entender melhor o que estou falando aqui. O link é: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 Eu nunca disse que o Max não trabalhava em outra unidade, eu disse que ele não foi feito para trabalhar em outra unidade e quando mudar para metros ou centímetros vai passar a ter um monte de problemas que não teria normalmente. Porque todos os valores de todos os parâmetros de todos os recursos do Max vêm configurados para trabalhar em polegadas e nunca vai dar certo com metros ou centímetros, portanto, a pessoa vai ter que configurar muito mais parâmetros em cada recurso que usar do que teria que configurar normalmente. Pois quando está trabalhando fora de escala e proprocionalmente ao mundo padrão do programa, todos os valores de todos os recursos já estão adequados, precisa configurar apenas o necessário, então, é muito mais trabalhoso e menos produtivo trabalhar em metros ou centímetros. Qualquer programa de CAD muda os valores padrões de acordo com a unidade, mas o Max não é um programa de CAD, é um programa artístico e não muda os valores padrões quando muda de unidade, porque não pensaram que um dia iriam querer usar o Max como um programa de CAD. Não é uma questão de diferença de Render e o V-Ray nem deve ser levado em conta num caso como este, porque ele não faz parte do Max e estamos falando do sistema de unidades do Max. Quando me refiro aos valores dos parâmetros, não estou falando de alguns recursos ou de recursos de render, estou falando de todos os recursos do programa, de valores de modificadores, de valores de mapas procedurais, todos os valores padrões de todos os recursos estão configurados em polegadas e não mudam quando troca de unidade. Quem troca as unidades do sistema para trabalhar em metros ou centímetros, tem que conhecer muito de Max e não precisar mais acompanhar tutoriais, receber dicas dos outros, assistir vídeo cursos ou acompanhar livros, porque todos os valores usados serão diferentes e em nenhum tutorial, livro ou curso a pessoa trocou as unidades do sistema, pois vai ficar diferente de todo mundo, vai ser raro isso e quando acontecer, deve ser a primeira coisa que a pessoa explica no tutorial, porque se não estiver na mesma unidade, nunca vai dar certo. Dependendo a combinação de medidas que usar no Display e no System, alguns recursos podem não funcionar direito mais. Se trocar apenas no Display, então, vai estar sendo enganado pelo programa e não vai estar trabalhando em escala real, porque se coloca metros no Display e deixa o System com Inches, você vai estar falando que cada metro mede apenas 2.54 centímetros. E mesmo assim, fazendo dessa forma errada em que o programa está te enganando e você está achando que está em escala real, se criar um Box no AutoCAD com 3 x 3 x 3 metros e importar no Max, vai ter 3 x 3 x 3 unidades sem ter mudado nada nas unidades do sistema, mas isso não significa que está certo e que está em escala real em metros, porque na verdade você está falando que cada metro no AutoCAD vale 2.54 centímetros no Max, que está com a unidades em Inches então em vez de aparecer 2.54 aparece 1 e você acha que é 1 metro. Essa questão de unidades gera muitos problemas, polêmicas e tudo mais, mas eu realmente não consigo entender o porque, já que é um troço tão claro como água e está na cara de todo mundo, com poucos testes dá para perceber que está sendo enganado pelo programa. Mas mesmo com a gente falando, explicando e mostrando, a maioria não percebe, mesmo gente experiente no Max, eu realmente fico impressionado com isso. Se tem uma coisa que eu queria, era descobrir um jeito de mostrar para os outros de forma que percebessem na mesma hora igual eu percebo, porque é super simples, super simples, só precisa abrir a mente para a questão de escala, entendendo o que é escala, entende perfeitamente tudo isso. Mas eu entendo que quase ninguém percebe, é raro alguém que entende logo que explica isso, as vezes a pessoa tem que pensar muito para entender. Só teve um cara até hoje que quando eu falei ele se tocou na mesma hora, então, realmente é um assunto delicado, mas eu continuo não entendendo o porque. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 245

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.