Oi gente, tudo bem?
Eu não vejo dificuldade nessa mudança, inclusive faço sempre aqui, quando me mandam modelos com materiais do V-Ray para colocar no site.
Fica ruim colocar um objeto com materiais de um render que não vem com o 3ds max, então, eu tenho que converter para materiais do 3ds max, assim, é possível abrir em qualquer render, até no V-Ray.
Os materiais usandos em arquitetura são simples e são sempre os mesmos, então, não vejo dificuldade.
Se pegar umas horas para fazer os principais materiais usados em arquitetura, que dá para contar nos dedos das mãos, depois é só abrir o modelo e aplicar.
Eu acho até mais jogo ter os modelos sem materiais e uma biblioteca bem legal de materiais do Mental Ray.
Assim, você abre o modelo na cena e aplica os materiais de acordo com a decoração do seu ambiente.
Veja essas cenas feitas com o V-Ray usando os objetos da Evermotion, todas as imagens parece que foram feitas pela mesma pessoa, porque na verdade foi, já que os usuários não têm nem a capacidade de trocar os materiais aplicados nos objetos, então, todas as imagens ficam iguais, pois os objetos e materiais são os mesmos.
Se você tem o objeto sem materiais mas já mapeado e dividido em IDs, você aplica rapidamente os materiais que quiser, nas partes que quiser e fazer um troço mais personalizado.
Os objetos da Evermotion com materiais do V-Ray aplicados, já estão mapeados e divididos em IDs, então, é só abrir no Max e aplicar o Remove Material, que fica no menu Utilities, clicando no botão More e escolhendo UVW Remove.
Salvando o modelo assim, sem materiais aplicados, mas com mapeamento e IDs, é só importar na cena quando precisar e aplicar os materiais que quiser da sua biblioteca de materiais do Mental Ray.
Pode pegar um dia, fazer um material de couro e criar várias cópias de várias cores, ai grava a biblioteca de couro.
Depois, pega e faz uma de metais, com ouro, cromado, prata, cobre, vários tipos de superfície, polidos, martelado e tal.
Depois faz uma de vidros, de tudo que é tipo de cor e intensidade, jateados, espelhados e tudo mais.
Faz outra de madeira, a partir de um material de madeira dá para fazer dezenas de outros, depois faz um de ladrilhos, outra de tecidos, a partir de um tecido faz dezenas de outros também.
Em um dia de trabalho você terá todos os materiais que precisa para os móveis e para a alvenaria também.
No máximo vai ter que trocar uma textura ou ajustar algum detalhe em algum material, o que teria também usando tudo pronto da Evermotion, mas normalmente quem usa tudo pronto não faz nem isso.
Assim que sobrar um tempo eu vou fazer umas livrarias do Mental Ray com as texturas dos CDs da 3D1 e vou colocar lá na seção livrarias dentro da seção Texturas.
Abraços