Oi Pray, tudo bem?
Que isso cara, nem tem do que pedir desculpas, que transtorno? Que confusão?
Sobre o lance da pirataria, é sempre bom comentar porque o pessoal baixa tudo da internet, sem remunerar o pessoal da Evermotion que são muito bons e merecem, além de serem super gente fina, até me pediram para alertar se ver alguém vendendo os CDs deles piratas por aqui, mas eu fico até com vergonha de morar num país como este nessas horas, porque tenho que falar que aqui a população não está nem ai com nada, nem o governo e nem ninguém, tenho que falar que isso aqui é uma terra sem lei tomada por bandidos em todos os poderes do estado, empresas e tudo mais.
Porque quando a pessoa baixa os modelos pirateados da internet, vem só os modelos com materiais do V-Ray aplicado, quando compra o CD completo, vem os mesmos modelos com materiais padrões do Max e podem ser usados normalmente no Mental Ray.
Mas mesmo assim, o certo é a pessoa criar a sua biblioteca de materiais.
Se você pegar as imagens destas pessoas que usam tudo pronto da Evermotion e não tem nem a capacidade de trocar os materiais dos objetos, quando coloca uma imagem do lado da outra, você acha que foi a mesma pessoa que fez todas as imagens.
Porque na verdade foi, foi o pessoal da Evermotion que fez e não a pessoa, já que ela apenas criou as paredes e colocou as luzes na cena.
Então, mesmo que tenha tudo pronto, é muito importante saber criar os seus materiais, até para poder adequar a decoração dos móveis ao ambiente que está montando.
Os materiais usados em arquitetura são poucos e simples, com um piso bem configurado você faz dezenas de outros, o resto são metais, vidros, madeiras, pedras, que também de um único material você pode criar dezenas diferentes.
Então, se a pessoa pegar um dia apenas para criar materiais, vai criar todos os materiais que precisa pela vida toda e depois é só abrir a biblioteca e aplicar onde quiser.
No caso de modelos prontos como os da Evermotion e os da 3D1, o mapeamento já está aplicado, então, fica super fácil trocar os materiais e as texturas dos objetos, não precisa editar nada neles, apenas o material mesmo.
Estudar bem a criação de materiais é de suma importância para conseguir imagens realistas, pois são dois fatores fundamentais para o realismo, materiais e iluminação.
Abraços