Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

fernando parreira   Minas Gerais - MG
PKopp   Salvador, Bahia
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Rodrigo   Salvador, BA - BA
jeff   ARAPONGAS - PR

Portfólios Ver Mais

cleitonedy   Portugal - AC
estudionilo   Assaí - AC
carlosfelipe   Florianópolis - AC

Planos no Mental Ray?

Por: Hervert Pimentel  

Em: 27/07/2007 19:11

Eae pessoal bom como eu to começando esses tempos no MR então da isso... bom fiz umas paredes com wall depois fiz o chao e o teto com line e extrude em 0(zero), ou seja, um plano. Dae fiz as configurações edequadas e quando finalizei com FG deu essa "caca"(1ª imagem) justamente no teto e no chão, dae depois de um tempo pensei em aumentar o extrude desses planos dando profundidade (2ª imagem) dae NÃO ocorreu os "artefatos". PS: depois criei 2 primitiva plane(pra substituir o teto e chão) e p/ minha supresa deu certo, tendo em vista q é um plano sem elevação nenhuma como eu ja havia testado, e analisando todas, essa opção foi q + correta. Então posso chega a conclusão de q planos criados com line com extrude em ZERO da bug!? + qual o problemas de utilizar planos feito com lines?
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
o extrude com zero não é a mesma coisa que um plano, nunca deve usar extrude com zero, em nenhum render com GI dá certo, sempre dá problema, porque fica duas faces sobrepostas. O Plane tem apenas uma face, o extrude com zero é igual um box com zero de altura, fica com duas faces no mesmo lugar e sempre vai dar problema.
é exatamente isso mesmo supermax :)... faces sobrepostas. Isso vale para todas as situações em q aconteça isso! Valeu amigão pelo esclarecimento ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Os renderizadores tem um ajuste padrão para a distancia das faces a serem calculadas, são ajustaveis mas não se deve dar extrude zero em nada como o supermax disse.
Eae thunndro meu velho :) onde fica isso? Hehehheh é verdade até pq quando eu faço isso sempre eu deleto os faces q n vão aparece(até p/ atachar melhor), + dessa vez eu nem me toquei pq fiquei + vidrado no GI da cena. Outra coisa... vcs(supermax e vc) n tem msn? p/ gente trocar idéias. Se tiverem me adicionam ae pessoal. 8:) valeu irmão um abraço ;)
Olá pessoal! Muito bom esse tópico! Vai servir de referência pra tirar dúvidas do pessoal. abrs!
Olá pessoal!, vou ficar de ollho! Abs.
É verdade eduardoqf :)... achei ótimo também. :D Osires Mathoso fique mesmo!!! :D Abraços... ;)
ghegehr
Oi gente, tudo bem? Realmente é uma situação bem simples e pouco comum, porque se modelar certinho, nunca terá este problema. Os renderizadores com GI emitem luz a partir das superfícies dos objetos, porque calculam o espectro de luz que reflete, de acordo com o material aplicado, e emitem iluminação nesse espectro para produzir o efeito de GI. Se tem duas faces no mesmo local, vai ter problema nessa emissão, porque ele vai reconhecer as duas faces no cálculo. Num render sem GI também dá o problema, se renderizar no Scanline também fica feio, fica aparecendo falhas na malha ou as vezes mostra só uma das faces num render e no render seguinte mostra as outras. Só que se tiver a mesma cor e não emitir GI, você nem percebe o problema, se colocar uma cor diferente em cada face já percebe que dá problema no Scanline mesmo. Então, nunca em hipótese alguma deve-se usar duas faces no mesmo lugar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711211.

Total de membros registrados: 138739

Últimos membros registrados: MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86.

Usuário(s) on-line na última hora: 524, sendo 2 membro(s) e 522 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WFortunato3D, MitolynAustraliaReview.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.